terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XXVIII ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabus, 95 A Candeias - Jaboatão do Guararapes PE
CEP 54.440-350; Fone: 3469 37 04
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com

Série de Estudos em Apocalipse
XXVIII Estudo: O Rei e o seu Reino (2ª parte) – Ap 20:

Leitura e análise do texto: Ap 20:

Prisão de satanás por mil anosAp 20.1-3:
Satanás será confinado no abismo por mil anos. Primeiro ele foi expulso do céu (Ap 12.9) e agora, ele é expulso da terra. Jesus conquistou sua vitória decisiva sobre Satanás na cruz do calvário, embora a pena contra o diabo ainda não tenha sido aplicada. Assim, ele é um inimigo derrotado, mas ainda com liberdade de atacar o povo de Deus e se opor à sua obra. – I Pe 5.8; Ao fim dos mil anos o adversário será solto por pouco tempo, para  a peleja final com o Senhor, quando este o derrotará definitivamente.

Os santos reinarão – Ap 20.4-6:
A expressão mil anos é usada seis vezes em Ap 20.1-7; Esse período da história é conhecido como o MILÊNIO (Reino milenar de Cristo sobre a Terra). Finalmente Cristo e sua Igreja reinarão sobre as nações da Terra e Israel desfrutará as bênçãos prometidas por Deus através dos profetas: Is 2.1-5; 4.1-6; 11.1-9; 12.1-6; 30.18-26; 35.1-10.
Obs. Alguns estudiosos acham que esse Milênio não é literal, mas é uma expressão que simboliza a vitória de Cristo. No entanto, essa interpretação não resiste ao confronto com a Palavra de Deus. Por isso se conclui que esse Milênio será literal sim.

Qual o propósito para esse reino milenar?
O cumprimento das profecias feitas a Israel e a Cristo – Sl 2; Lc 1.30-33; promessas que Jesus reafirmou aos seus apóstolos – Lc 22.29,30. Esse Reino será uma demonstração mundial da glória de Cristo e a ocasião em que toda a natureza será liberta da escravidão do pecado – Rm 8.19-22. Será a resposta à oração dos santos: “Venha o teu reino”. Os mártires da Tribulação serão ressuscitados. Haverá duas ressurreições: a ressurreição dos santos, que conduz à bênção; a segunda ressurreição é a de todos os perdidos, para julgamento e condenação eterna – Jo 5.28,29; Dn 12.2. Durante o Milênio, a Terra será habitada não apenas pelos santos glorificados, mas pelos cidadãos das nações que se curvam em submissão a Cristo – Mt 25.31-40. Por causa das condições perfeitas da Terra, as pessoas terão uma vida longa e saudável; casarão, terão filhos, e exteriormente se mostrarão conformes o governo reto de Cristo. À medida que o Milênio se desenrolar, nem todos se converterão de fato; isso explica como Satanás conseguirá reunir um grande exército de rebeldes no final do Milênio.

Satanás se revoltará – Ap 20.7-10:
No final do Milênio Satanás será solto do poço do Abismo e terá permissão para liderar a última revolta contra o Senhor. Qual o propósito disso?  Esse episódio servirá de prova incontestável que o coração humano é terrivelmente perverso e só pode ser transformado pela graça de Deus. Deus tratará dessa revolta com rapidez e eficiência, Satanás será lançado definitivamente no Lago de Fogo (inferno).
Obs. O Milênio será um resumo de tudo que o Senhor afirmou ao longo da história humana. Será um reino de lei e, no entanto, a lei não mudará o coração perverso do homem. Mesmo nesse ambiente de paz, os seres humanos se revoltarão contra Deus. Aprendemos aqui que nem um ambiente perfeito é capaz de gerar um coração perfeito. A história humana está prestes a ser encerrada.

Os pecadores receberão justo castigo – Ap 20.11-15:
Haverá uma segunda ressurreição, depois da qual os não salvos comparecerão ao Julgamento de Deus. Não se deve confundir o Julgamento do Grande Trono Branco com o Tribunal de Cristo (Bhema), no qual as obras dos santos são avaliadas e recompensadas. A cena descrita por João aqui é assustadora. O céu e a terra “fugirão” e os pecadores não terão onde se esconder. Todos terão de se apresentar diante do JUIZ. O JUIZ é Cristo, o Pai colocou todo o julgamento em suas mãos – Mt 19.28; Jo 5.22-30. Os pecadores descritos aqui serão irremediavelmente julgados por Cristo e enfrentarão a Morte eterna (eterna separação de Deus) – Jo 12.48. As obras dos pecadores também serão julgadas, não para recompensa, mas para grau de castigo – Mt 11.20-24. Os ímpios mortos de todos os tempos ressuscitarão para a condenação eterna. GOGUE e MAGOGUE= representam a totalidade das nações, não nações específicas. O Livro da Vida também estará presente neste julgamento, trazendo os nomes do povo remido de DeusFp. 4.3; Ap 21.27 – somente os verdadeiros cristãos estarão arrolados em suas páginas. Aqueles cujos nomes não estiverem registrados nas páginas do Livro da Vida serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre. Essa é a segunda morte. Quem nascer duas vezes não passará por ela (nascimento físico e espiritual). O julgamento do Grande Trono Branco será diferente dos tribunais que conhecemos. Lá haverá Juiz, mas não um júri; haverá uma sentença, mas não haverá apelação; será uma cena assustadora. Antes de Deus fazer Novos Céus e nova Terra, terá que tratar em definitivo com o problema do pecado e é isso que fará no Grande Trono Branco. Pode-se escapar desse julgamento terrível crendo em Jesus Cristo e o recebendo como Senhor e Salvador pessoal. Jo 5.24


Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Fp 4; Ter. Mt 11; Qua. Mt 25; Qui. Sl 2; Sex. Is 2; Sáb. Is 30

Versículo para ser memorizado: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” Mt 25.34

Estudos em Apocalipse/Pra. Nadia Malta/ Compilação– nadiamalta@hotmail.com
Bibliografia: Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Pentecostal; Genebra e Comentário Expositivo da Bíblia de Warren W. Wiersbe; Apocalipse – O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes; Estudos em Apocalipse Dennis Allan

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...