domingo, 2 de setembro de 2012

Sermão/Nadia Malta/O DESAFIO DE CONFIAR EM DEUS EM TODO O TEMPO

O DESAFIO DIÁRIO DE CONFIAR NO SENHOR EM TODO O TEMPO!
“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira. São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que possa se igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.”
Salmo 40:1-5


Objetivo: Desafiar a igreja a exercitar uma confiança viva no Senhor em todo o tempo e experimentar o descanso que advém dessa confiança.

Ideia Central do Texto (ICT):
O salmo 40 é uma oração por livramento. Aqui parece que o inimigo não era exterior, mas interior. Não se conhece ao certo a situação histórica específica que originou este salmo, mas essas palavras brotaram no coração confiante do salmista Davi quando o Senhor o livrou-o de “um poço de perdição de um tremedal de lama”. Tremedal significa literalmente: Pântano, terreno alagadiço, brejo, lameiro. Fig. Torpeza, degradação moral. Quantas vezes o servo de Deus se vê cercado de situações que o levam a cair de sua posição espiritual! Possivelmente foi o que aconteceu com o salmista. O que fazer nessas situações? Cair em si e recorrer ao Senhor. O sangue de Jesus perdoa pecados e apaga transgressões e ainda purifica de toda injustiça.

Este salmo é um grande apelo à confiança no Deus Todo Poderoso que tem o controle soberano de nossas vidas. Quando entregamos algo a ele, devemos confiar e descansar nele. São dezessete versículos, mas vamos meditar em apenas cinco.

Introdução:
Fala-se muito nos meios cristãos sobre a confiança irrestrita que devemos ter no Senhor em toda e qualquer situação. No entanto, essa confiança é experimentada por poucos em nosso meio. Para que a fé seja efetiva ela precisa estar associada à confiança.

Como a palavra de Deus não volta vazia, somos continuamente desafiados a exercitar essa confiança nele em nossas lutas diárias. Não importa se nosso inimigo é exterior ou interior, podemos contar com o socorro de Deus. Aprendemos que confiança é segurança intima de procedimento, em outras palavras é fé em ação turbinada pela esperança, que para nós não é um sentimento, mas uma pessoa: JESUS, o Cristo de Deus. O Senhor hoje nos diz: CONFIE EM MIM! Confiança e descanso não podem ser dissociados, andam juntos.
 
O problema é que temos nos tornado céticos por causa de tantos testemunhos exagerados e mentirosos daqueles que querem enquadrar Deus em suas formas. Deus é o criador, é criativo e soberano e age segundo o seu querer e não o nosso. Ele não trabalha segundo o cronograma de seres humanos apressados. Por isso precisamos estar conectados permanentemente a ele para perceber seus agires.

A EXPERIENCIA DE DAVI COM O SENHOR NO MEIO DA DIFICULDADE ENFRENTADA CHAMA A NOSSA ATENÇÃO PARA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAQUELE QUE CONFIA EM DEUS  E OS RESULTADOS DESSA CONFIANÇA:
  1. O Confiante espera com paciência do agir de Deus – v.1:
  • Este é o “crente bem- aventurado” – ele sabe em quem crê, por isso mesmo confia e descansa no Senhor. No versículo 1 deste salmo, o salmista imprime logo a sua marca: Esperei confiantemente pelo  Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” e termina o salmo no versículo 17 reconhecendo a sua condição: Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; Tu és o meu amparo e o meu libertador, não te detenhas ó Deus meu!”.
  • Ele sabe que apesar do que ele é Deus o ama e por sua maravilhosa graça o assistirá naquelas horas dos “suores frios”, de estreitos e desertos abrasadores pelos quais todos nós passamos. Ele não precisa da mentira para impressionar ou mesmo pender para a arrogância, pois reconhece a sua condição de pecador necessitado. Ele tem temor e tremor diante de Deus. Mesmo que tudo pareça sem saída, ele conhece experiencialmente aquele que disse CONFIE EM MIM! E descansa Nele. Em Hb. 4.10 diz: Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas”. E em Is. 26. 12 diz: “Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras Tu as fazes por nós”. O Confiante sabe fazer sossegar a sua alma, pois tem os pés firmados sobre a Rocha Eterna que é o Cristo. Ele não é impecável e quando cai ele sabe a quem recorrer. O confiante não se preocupa em parecer espiritual, porque ele é espiritual. A marca do espiritual é a profunda discrição com as coisas de Deus.
  1. O Confiante não pende para os arrogantes:
  • O Confiante não se deixa impressionar pelas ações dos arrogantes que mais parecem sargentos nas congregações. Eles dão ordens a Deus determinando-lhe que faça a vontade eles, pois eles exigem e cobram do Senhor o tempo todo. Os arrogantes parece que descobriram uma “fórmula mágica”, a tecla ON para fazer Deus funcionar e obrigá-Lo a satisfazer seus desejos egoístas. São ainda cheios e jargões do tipo: “Eu sou filho do Rei”; “Nasci para ser cabeça e não cauda”; “Nada me faltará”; “Tudo posso naquele que me fortalece” a lista é enorme. O confiante não se deixa contaminar por esse tipo de atitude porque sabe em quem crê. Ele sabe que não existem atalhos ou mágica para a santificação, mas um viver diário em obediência. Nos dias de hoje, quando se cria teologia e doutrina o tempo todo, não é fácil permanecer firme na sã Doutrina.
  1. O Confiante não pende para os afeiçoados à mentira:
  • O confiante também consegue discernir aqueles que são afeiçoados à mentira e não pende para eles. Ele não se deixa impressionar ou contaminar por testemunhos mentirosos daqueles que querem ser muito espirituais e alcançar credibilidade nas suas congregações. Para alcançar seu intento carregam nas tintas de seus testemunhos e ainda criam teologias espúrias. Esse crente pirotécnico diz: que foi desenganado pelos médicos. Que foi arrebatado até o céu e que lá recebeu novas revelações. Que morreu e resuscitou. Que perdeu tudo e recuperou tudo da noite para o dia. Que vive recebendo sinais visíveis de Deus. Obs. Não estou dizendo que o Senhor não é Deus de milagres; pelo contrário, estou estimulando a igreja a exercitar a confiança no Deus vivo e aprender a descansar nele em qualquer situação. Contudo, devemos ser equilibrados em nossas posturas espirituais e jamais fazer uso da mentira que Deus abomina.

  1. Os resultados dessa confiança irrestrita estão nos versículos 3, 5: “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. São muitas, SENHOR, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.”
  • O confiante experimentará tantas maravilhas que não se pode contar. Aquelas bênçãos há tanto tempo esperadas começam a descer aos borbotões. Quando o servo crê, confia e descansa o céu começa a se mover em seu favor. Enquanto estamos agoniados, Deus não age. A resposta de Deus ao confiante lhe põe nos lábios um novo cântico de louvor ao Senhor e serve de testemunho a quantos estão ao seu redor. Em Is. 30.15 encontramos uma grande revelação de Deus para todos nós: “Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não quisestes”.
CONCLUSÃO: Quais as lições e revelações de todo esse arrazoado?
1. Cuidado para não se impressionar demasiadamente com os testemunhos mentirosos e arrogantes dos “marketeiros” espirituais e perder de vista a verdadeira confiança em Deus. Muitos por causa desses testemunhos se acham crentes de segunda categoria. Deus não faz acepção de pessoas, tudo que ele deseja é que creiamos nele de todo o nosso coração e aprendamos a descansar nele. Confiança se adquire pela proximidade e intimidade com o outro.
2. Busque o Senhor, achegue-se a ele, creia nele, confie nele e descanse nele e você se surpreenderá com as maravilhas que ele fará. Em Jr.17.7, 8 diz assim: Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor! Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta/Entregue por Manoela Malta em 02.09.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com  
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...