domingo, 26 de agosto de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/NO DIA DO SENHOR, TODO OLHO O VERÁ!

NO DIA DO SENHOR, TODO OLHO O VERÁ!
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”
Apocalipse 1:7


Objetivo: Convocar a Igreja a Despertar para a volta de Jesus Cristo!

Idéia Central do Texto (ICT):
O tema predominante em Apocalipse é a Segunda Vinda de Cristo, para derrotar todo o Mal e estabelecer o seu Reino. Aliás, neste livro o Senhor é apresentado como o Rei triunfante. O texto lido faz parte da dedicatória feita pelo Senhor, através do apóstolo João às sete igrejas da Ásia Menor. Nessa dedicatória às igrejas, Jesus é mostrado, nas três faces de seu ministério – v.5: como Profeta (Fiel Testemunha); como Sacerdote (Primogênito entre os mortos) e como Rei (Soberano dos Reis da Terra).

No versículo lido no início, João afirma que Jesus voltará de uma maneira tal, que “todo olho o verá. Aleluia! A declaração em Apocalipse 1.7: Eis que venho com as nuvens” é uma descrição da Segunda Vinda do Senhor Jesus à terra, apresentada com mais detalhe em Ap 19. 11ss (versículos seguintes). Aqui não se trata da mesma ocasião em que ele virá nos ares para arrebatar a sua Igreja, mas de um acontecimento posterior. Cremos que a Segunda Vinda se dará em duas etapas: O Arrebatamento, no qual só os arrebatados verão o Senhor e a Segunda Vinda propriamente dita, no final da Tribulação, que será vista por todos os que habitam sobre a terra. 

Quando vier para arrebatar o seu povo escolhido, ele virá repentina e subitamente como descrito em Ap.3.3: Porquanto se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum, em que hora virei contra ti”. O acontecimento descrito em Ap 1.7 será testemunhado por todo o mundo, especialmente pela nação arrependida de Israel (quantos o traspassaram).

A Segunda Vinda será luz e glória para os remidos de todos os tempos, mas trevas e assolação para quantos o têm rejeitado. Esse glorioso Dia tem sido previsto desde os dias passados pelos santos profetas e os discípulos de Cristo. Isaías diz (13.6): “Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação”. Amós diz (5.18): “Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz”. Fala-se ainda daquele Dia em Joel 1.15; 2.11; Ez.30.3; Sf.1.14;  Ml.3.1,2. Por isso se hoje você ouvir a voz do Senhor, não endureça o seu coração antes, entregue a sua vida ao controle soberano de Jesus Cristo, recebendo-o como Senhor e Salvador.

Introdução:
No mundo de hoje, as pessoas estão muito preocupadas com o aqui e o agora. Todos querem amealhar cada vez mais. Ninguém se preocupa em ajuntar tesouros no céu, antes se desgastam, adoecem, deixam de viver, de partilhar da comunhão tanto familiar, quanto da igreja para correr atrás do vento. Num abrir e fechar de olhos podemos partir desta terra. Sobre isso, Jesus nos conta uma parábola em Lc 12.19,20 a respeito de um homem muito rico, que certa ocasião disse à sua alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?”. O que temos ajuntado para quem será? Esquecemos que podemos ser chamados da terra a qualquer momento. Esquecemos também que caixão de defunto não tem gaveta ou armário e sepultura não tem cofre ou despensa!

É com pesar que encontramos esse tipo de atitude adentrando às igrejas cristãs. É difícil ouvirmos pessoas em nossas reuniões de oração pedindo por mais santificação, mais intimidade com Deus, por desapego às coisas do mundo. Muito pelo contrário, a maioria absoluta dos pedidos de oração gira em torno de ter ou adquirir cada vez mais coisas. Na verdade, tudo o que precisamos é receber mais e mais do Espírito Santo. Que o Senhor desvende os nossos olhos, enquanto ainda há tempo!

QUANDO OUVIMOS FALAR NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO (O GRANDE DIA DO SENHOR) ALGUMAS PERGUNTAS INEVITÁVEIS SURGEM EM NOSSAS MENTES:

1.     Será que realmente Jesus voltará?

  • O próprio texto lido na parte final responde a essa pergunta: certamente, amém!”. Assim como todas as profecias relativas à primeira Vinda se cumpriram, tudo se cumprirá relativo à Segunda Vinda. Os estudiosos das profecias bíblicas afirmam que só no Novo Testamento há mais de 300 afirmações de que Jesus voltará. A Bíblia é a Palavra Viva e Verdadeira do Deus Vivo que não pode mentir.
  • O próximo acontecimento do calendário profético de Deus é o ARREBATAMENTO da Igreja. Após esse acontecimento, iniciam-se os sete anos de Tribulação, ao fim dos quais, o Senhor virá e “todo o olho o verá”.
  • Após o ARREBATAMENTO, sucederão os acontecimentos descritos entre os capítulos 6 e 19 de Apocalipse: a Tribulação; a ascensão do Anticristo (o homem da iniqüidade); a Grande Tribulação (angústia de Jacó) e por fim a Volta gloriosa de Cristo à Terra.

2.     Por que Cristo voltará?
  • Muitos zombam dizendo; “se Cristo voltasse, fariam com ele pior do que fizeram da primeira vez”. Que terrível engano!
  • A primeira vez Cristo veio como servo humilde e sofredor. Como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Como ovelha muda perante seus tosquiadores. Na Segunda Vinda ele não virá mais como Cordeiro, mas como o Leão da Tribo de Judá. Como o Alfa e o ômega. O princípio e o fim de todas as coisas. Aleluia!
  • Ele virá como Juiz e julgará com cetro de ferro. Naquele Dia não será manifesta misericórdia, mas justiça. Virá para estabelecer o seu Reino, para recompensar os santos e fieis, para fazer novas todas as coisas.
  • Ele julgará as nações e ímpios de todos os tempos. Ele aprisionará Satanás por mil anos.
  • Ele julgará os falsos crentes – ver Mt 7.21-23: Nem todo o que me diz Senhor, Senhor”! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu pai, que está nos céus. Muitos naquele dia hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. “Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade; ele separará as ovelhas dos bodes.

3.     Quando Jesus voltará?
  • Em At 1.7 diz: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o pai reservou pela sua exclusiva autoridade”
  • Não sabemos o dia nem a hora, mas a palavra de Deus nos exorta a permanecer vigilantes para que aquele Dia não nos apanhe como um laço – ver Lc 21.34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço”.

4.     Como Jesus voltará?
  • Ele virá fisicamente (não como um espírito, mas com um corpo glorificado) – At 1.11b Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, virá do modo como o viste subir”.
  • Ele virá visivelmente – Ap 1.7 diz: “E todo olho o verá”.
  • Ele virá repentinamente – I Ts 5.2,3 diz: O Dia do Senhor vem como ladrão à noite. Quando andarem dizendo: PAZ e SEGURANÇA, eis que lhes sobrevirá repentina destruição como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão”.Hb. 10.25; II Pe.3.10
  • Ele virá gloriosamente – Mt 25.31 diz: Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glóriaALELUIA!

PARA FINALIZAR:
1. Precisamos pensar nisto. Orar por isto e nos preparar para isto.
2. Precisamos conhecer melhor a doutrina das ultimas coisas, para não sermos apanhados de surpresa tanto para o ARREBATAMENTO, quanto para o que virá depois.
3. Precisamos anunciar a salvação em Cristo Jesus, bem como esse glorioso acontecimento que abalará o Cosmos.
4. Precisamos clamar ao Senhor dizendo: MARANATA, ó vem Senhor Jesus!

Aleluia, Amém!
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito Santo de Deus

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...