quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/COMO TEMOS RESPONDIDO A FIDELIDADE DE DEUS?

COMO TEMOS RESPONDIDO À FIDELIDADE DE DEUS?
Salmo 92


Objetivo: Apresentar as características daqueles que são fiéis a Deus e por causa dessa fidelidade desfrutam de suas bênçãos.

Ideia Central do texto:
O tema central deste salmo na verdade, é a exaltação do governo soberano de Deus. Há aqui uma grande proclamação: que Deus é o Altíssimo, que está nos céus e é exaltado para sempre!

Este salmo é associado ao culto do sábado no santuário. Durante a semana um cordeiro era sacrificado pela manhã e outro ao entardecer. No sábado, esses sacrifícios eram dobrados.

Aqui, o salmista nos estimula a anunciar pela manhã a misericórdia Deus renovada sobre nós a cada dia, bem como a sua fidelidade ao final do dia. Deus é Fiel porque não pode negar-se a si mesmo. Fidelidade é um dos atributos eternos do Senhor. E quanto a nós, como temos respondido a fidelidade de Deus?

Introdução:
Quando abrimos as Escrituras e contemplamos as provisões diárias de Deus para nós, só nos resta erguer as mãos para o céu e bradar um alto e sonoro Aleluia!

Este salmo nos conclama a adoração e a gratidão a Deus, mesmo que estejamos enfrentando momentos difíceis. A motivação maior para essa adoração e gratidão é o fato de que, acima de todos os governos humanos, por mais poderosos que sejam, está a autoridade suprema e soberana do nosso Deus.

Esse Deus soberano tem preciosas promessas para aqueles que permanecem fiéis a ele. A nossa fidelidade ao Senhor é a grande prerrogativa para recebermos as suas bênçãos. Ouvimos muito a expressão Deus é fiel! Mas será que somos fiéis a ele? A maior prova de fidelidade ao Senhor é a compulsão pela santidade de vida. O Senhor ordena: “Sede santos, porque eu sou santo!” I Pedro 1.16.
A salvação é de graça e pela graça, mas para recebermos as bênçãos de Deus, precisamos ser fiéis a ele, obedecendo a sua Santa Palavra.

O SALMO LIDO DESCREVE AS CARACTERÍSTICAS DOS FIÉIS, QUE CONFIAM NO SENHOR COMO DEUS SOBERANO, QUE TEM O CONTROLE DE TUDO EM SUAS MÃOS:
  1. Os fiéis são adoradores – VS.1-5:
  • O adorador é um apaixonado por Deus, que o honra, reverencia e agrada aonde quer que esteja, não com palavras apenas, mas com atitudes. Sl 37.4. O adorador valoriza o Senhor pelo que ele é, bem como pelo que ele faz pelo seu povo. O fiel adora porque conhece o seu Deus e tem intimidade com ele. O salmista no Sl 95.6 convida: Vinde, adoremos e prostremo-nos diante do Senhor que nos criou”. E no Sl 47.1,2 diz: “Batei palmas todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. Pois o Altíssimo é o grande rei de toda a terra”. A adoração genuína do fiel toca o coração de Deus e o move em seu favor. Invariavelmente o que é chamado hoje de adoração, passa longe daquilo que Deus deseja receber. Adorar é antes de tudo rendição sincera, voluntária e alegre diante do Altíssimo, que nos ama e sabe o que é melhor para nós.
  1. Os fiéis são conquistadores – VS. 6-11:
  • Aqui o salmista mostra o contraste entre os fiéis e os infiéis. O estulto, insensato não se deixa guiar pela vontade divina – Sl.14; 49.10-12; 94.8-11. Ao passo que os fiéis são conquistadores e não somente de bens materiais, mas, sobretudo daquela prosperidade espiritual que nos leva a confiar em Deus à despeito de qualquer situação. O fiel se torna conquistador sobre seus inimigos porque anda em integridade. O Senhor “exalta seu poder como o do boi selvagem” – v.10, Sl 23.5; Jr 15.11; O salmista regozija-se aqui por isso. O Senhor o ungiu para testemunhar a todo o Israel e louvar a Deus por uma vitória especial que o Senhor lhe havia concedido. Deus quer ter um povo constituído de conquistadores. Mesmo aquilo que significa derrota para o mundo incrédulo, o Senhor reverte em ganho para o seu fiel. I Jo 2.13; 4.4; 5.4; Ap 2.7,11,26,27;3.5,12,21; 21.7
  • As nossas conquistas advirão de nossa adoração genuína. Os adoradores conquistarão intimidade com Deus, saúde, sobretudo, emocional e espiritual, libertação e os tesouros escondidos, que Deus tira da mão do ímpio e coloca na mão do justo (fiel) – Is 45.2,3; Dt 6.1-12; Pv 13.22; 28.8,20; Jó 27.16,17; em Ec 2.26 diz: “Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus”. O salmista no Sl 84.11 diz: “Porque o Senhor Deus é sol e escudo; O Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”. Em outras palavras Deus libera as bênçãos reservadas a nós à medida que nos colocamos em nossa posição de fidelidade a ele. Por isso encontramos um lamento de Deus no Sl 81.13-16: Ah, se o meu povo me ouvisse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu de pronto lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem o Senhor se lhe submeteriam e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha. E ainda em Is 1.19,20 o senhor diz: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor da terra. Mas se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse”.
  1. Os fiéis florescem mesmo na velhice – VS. 12-15:
  • Os estúpidos e insensatos do v.6 são como a relva; mas os justos são como árvores vigorosas – Sl 1.3; 52.8; Pv 11.30; Is. 61.3; Jr 17.8. Os perversos podem até “parecer” árvores robustas, mas não duram muito tempo – Sl 37.35,36; 52.5. O verbo florescer aqui significa ser notável, resplandecer.  Assim é o fiel, ele é notado, ele resplandece como luzeiro – Fp 2.15. O fiel aqui é comparado à palmeira e ao cedro do Líbano. Essas duas árvores são vigorosas, fortes, frutíferas, úteis e capazes de permanecer firmes em meio às piores tempestades. O fiel é assim. Ele é capaz de ser frutífero nos átrios do Senhor ainda na velhice. Essa longevidade frutífera tem um propósito: anunciar que o Senhor é reto”. V.15; Moisés e Abraão são exemplos desse florescimento na velhice; Moisés começou um ministério profícuo aos 80 anos e foi até os 120 anos. A Bíblia diz que não se lhe escureceram os olhos nem se lhe abateu o vigor” – Dt 34.7; Permanecer “verdejante e viçoso” na velhice sem passar os dias se queixando é também sinal de bênção de Deus.
CONCLUSÃO: Se quisermos receber as bênçãos de Deus ordenadas para nós, precisamos exercitar a fidelidade. Essa fidelidade não é algo mecânico, ela é fruto de um coração que ama ao Senhor e tem características próprias: O fiel é um adorador apaixonado por Deus. Ele ama o Senhor acima de tudo e de todos.  Seu coração exala gratidão por tudo que Deus é e tem feito pelo seu povo. O fiel é um conquistador porque anda em integridade diante de Deus e dos homens. Mesmo quando as coisas parecem dar errado, elas dão certo, porque o Senhor transforma as suas perdas em ganhos. Ele é próspero no sentido bíblico da palavra. O fiel floresce, é cheio de seiva e verdor. Tem uma longevidade frutífera para declarar que o Senhor é reto.

Aleluia, Amém! Sermão/Pra. Nadia Malta em 15.08.2012–nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...