quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/CHAMADOS PARA CONFIAR EM DEUS!

CHAMADOS PARA CONFIAR EM DEUS!
Salmo 125


Objetivo: Estimular a igreja a exercitar uma confiança em Deus irrestrita, mesmo que o caminho dessa confiança passe por aparentes prejuízos próprios.

Idéia Central do Texto:
Este salmo tem uma autoria desconhecida, mas certamente foi escrito por alguém que confiava em Deus de forma irrestrita.

É provável que tenha sido escrito no tempo de Esdras e Neemias, logo após o cativeiro babilônico.

A sua idéia central é proclamar os benefícios da fé associada à esperança, que chamaremos de confiança. Aqui descobrimos que fé eficaz é aquela que nos leva a confiar incondicionalmente. Do que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

 Introdução:
Se alguém me perguntasse hoje: _ “O que você gostaria de pedir ao Senhor para si mesma e para a igreja?” Sem a menor sombra de dúvida diria: “Senhor, aumenta-nos a fé e a esperança, ajuda-nos a confiar verdadeiramente em ti em toda e qualquer situação!”.

Temos ouvido falar a respeito da fé e sua eficácia em nossas vidas, porque sem fé é impossível agradar a Deus”. Descobrimos na Palavra de Deus que se a nossa fé for do minúsculo tamanho de um grão de mostarda, seremos capazes de mover os montes que têm obstaculado as nossas vitórias. Que fé é essa? Somos chamados a confiar no Senhor. E essa confiança faz derreter os medos que nos paralisam. Descobrimos que confiança é fé em ação turbinada pela Esperança Viva, que é o Próprio Jesus, o Cristo de Deus.

E não podemos perder de vista as astúcias do nosso adversário, pois um de seus principais objetivos é minar a nossa confiança em Deus e em suas mui grandes e preciosas promessas. Para tal ele levanta fortalezas de dúvidas, preocupações e inquietações em nossos corações, essas fortalezas geram enfermidades e há muitos doentes no meio do povo de Deus.

QUAIS OS EFEITOS DESSA CONFIANÇA EM DEUS NO CORAÇÃO DAQUELES QUE VERDADEIRAMENTE A PRATICAM?

1.     A Confiança mantém o Cristão firmado em Deus – VS. 1,2:
  • O salmista não diz que como povo de Deus “devemos ser como o monte Sião”, mas sim “que somos como o monte Sião”. Se somos como o monte Sião, então vivamos como tal, firmes no Senhor e na força do seu poder.
  • Somos edificados sobre a Rocha: Jesus Cristo. I Pe 2.4-8. Ocupamos uma posição privilegiada, pois estamos “firmes na graça de Deus” Rm 5.2 e permanecemos inabaláveis pela fé. Rm 11.20
  • O grande segredo da firmeza dos que confiam no Senhor é o colocar-se sobre a sua Palavra. Em Mt 7.24, 25 diz: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu  a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”.
2.     A Confiança mantém o Cristão em obediente – v.3:
  • A terra de Israel pertence ao Senhor, e ele permitiu que seu povo habitasse nela enquanto obedecesse a sua aliança. Lv 25.2,23, 38
  • A fé verdadeira no Deus vivo, gera profunda reverencia no coração do crente, que por sua vez o leva a fazer a vontade do Senhor, andando em obediência.
  • O Senhor assegura que "O Cetro do ímpio não prevalecerá sobre a sorte dos justos”. O que isso quer dizer? Quer dizer que quando andamos em fidelidade que é fé+obediência ao Senhor, ele pelejará por nós e ai dos que se levantam contra nós.
3.     A Confiança mantém o Cristão em oração – v.4:
  • O Senhor nos ensinou a orar sem cessar e jamais esmorecer (I Ts 5.15; Lc 18.1-8). Viver pela fé é manter os olhos fixos em Deus (Sl 123.1; Hb 12.1,2) e descansar em suas promessas.
  • Uma vida contínua de oração nos mantém numa santa e eficaz “conspiração” com o Senhor. E essa santa “subversão” nos leva a desbaratar exércitos e a saltar muralhas, por mais intransponíveis que elas possam parecer.
  • O autor de hebreus diz em Hb. 4.16: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente junto ao Trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Quem confia, não pára de orar!
4.     A verdadeira Confiança mantém viva a Esperança do Cristão– v.5:
  • As pessoas que professam uma fé verdadeira são “viciadas” na esperança. O futuro é sempre nosso aliado, quando Jesus é o nosso Senhor.
  • Não é fácil trilhar o caminho estreito. No entanto, ele conduz à vida, enquanto o largo conduz à morte e destruição. Mt.7.13,14 diz: Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho, que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.
  • Não podemos perder de vista o fato de que nem sempre compreendemos os meios de intervenção do Senhor nas situações que nos cercam. Às vezes a própria demora em intervir faz parte da resposta que Ele tem para nós. Só não podemos perder a confiança.
  • O Senhor é chamado em Jr 17.13ª de Esperança de Israel”. Olhemos, pois, pela fé para ele!
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. A Confiança em Cristo não é apenas salvífica, ela deve ser manifesta também para vitória.
  2. A confiança em Cristo nos mantém firmados nele.
  3. A confiança nos mantém em obediência.
  4. A confiança nos mantém em oração.
  5.  A confiança mantém viva a nossa esperança.
  6. Finalmente, fomos chamados para confiar em Deus de forma incondicional e para isto precisamos conhecê-Lo e nos relacionar com Ele através da pessoa de Jesus Cristo. Por isso não se assuste com a forma dEle intervir!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 16.08.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai. com

Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...