quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sermão/Manoela Malta/SE AMAMOS A CRISTO, APASCENTAMOS SUAS OVELHAS!

SE AMAMOS A CRISTO, APASCENTAMOS SUAS OVELHAS!
João 21:15-17


OBJETIVO
Levar a igreja à reflexão de que o amor a Cristo nos constrange a cuidar dos nossos irmãos.

INTRODUÇÃO
O texto lido mostra o terceiro encontro de Jesus com alguns discípulos após sua ressurreição. Na ocasião, Jesus está sentado numa praia com os discípulos, em volta de uma pequena fogueira e, voltando-se para Pedro, pergunta por 3 vezes se ele O ama e ordena que ele apascente suas ovelhas.

Ao nos depararmos com esse texto, vemos Jesus pedir a Pedro uma prova de seu amor por Ele. Essa prova não era um sacrifício, não era um jejum prolongado, mas era que Pedro cuidasse e apascentasse suas ovelhas. Diante disso, Jesus parece condicionar o verdadeiro amor de Pedro por Ele ao apascentamento de suas ovelhas. Jesus usa aqui 2 palavras ao falar de Amor: “ágape”, que é o amor incondicional, e “phileo” que é o amor “amigo”.

Se Jesus nos perguntasse hoje: “Tu me amas incondicionalmente?!” ou “Tu me amas como a um verdadeiro amigo?!”, o que responderíamos?

Vamos olhar de perto a ordem que Jesus dá a Pedro:
- O Senhor ordena que Pedro “Apascente” e “Pastoreie” suas ovelhas.

Apascentar: Levar ao pasto
Pastorear: Guiar até o pasto e guardar as ovelhas durante a pastagem.

Da mesma forma que Cristo é o nosso exemplo e ELE é o BOM PASTOR, nós, por amor a ELE e, para imitá-lo, devemos pastorear uns aos outros. Mas, como podemos fazer isso?

OLHEMOS PARA AS ATRIBUIÇÕES DO PASTOR DE OVELHAS:

1. Guiar até o pasto (alimentar): Cristo nos convoca a sermos guias, a levarmos às ovelhas até o bom pasto. Devemos assumir a tarefa de nos alimentarmos uns aos outros, de ensinar a palavra, para que nós e nossos irmãos estejamos alimentados!

Muitas vezes ficamos sentados nos bancos das igrejas esperando apenas receber e, assim, esquecemos do “IDE” deixado por Jesus, ordenando-nos a pregar o evangelho a toda a criatura. O que recebemos, devemos multiplicar, o alimento que recebemos, devemos repartir com nossos irmãos, porque o alimento celeste que se reparte, se multiplica em nós!

E você, tem alimentado seu irmão? Você tem se comprometido a levar comida espiritual àqueles que estão à sua volta? Ou tem sido um crente empachado, que só recebe o alimento e não divide com os outros?

2. O pastor protege as ovelhas e cuida delas: João 10:1-14 fala sobe o bom pastor. O mercenário vê vir o lobo e abandona as ovelhas, mas o nosso BOM pastor luta contra o lobo para nos proteger enquanto nos alimentamos. A ovelha é um animal frágil que pode ser, facilmente, atacada por predadores. Se ela não for protegida, pode ser arrebatada pelo lobo. A palavra de Deus nos exorta a nos Suportarmos uns aos outros. Somos convocados a cuidar dos nossos irmãos, levar a carga uns dos outros e isso testifica do nosso amor por Jesus. Devemos, através desse amor, exortar uns aos outros, para que possamos nos corrigir mutuamente e, assim, envergonharmos o inimigo! Se Jesus nos perguntasse hoje: Você tem cuidado do seu irmão? O que você responderia? Se Jesus lhe perguntasse hoje: qual a necessidade do seu irmão? Você saberia responder?

3. Aquele que pastoreia resgata a ovelha: Resgatar significa, literalmente, “livrar do cativeiro”, ou ainda, “livrar do cativeiro à custa de algum sacrifício”. Pare agora um pouco e pense: quantos à sua volta estão no cativeiro? Quantos têm vivido uma prisão espiritual ou emocional? A palavra de Deus nos dá a chave para a libertação do cativeiro: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). A verdade que nos liberta chama-se JESUS CRISTO. Se você quer pastorear seu irmão, em primeiro lugar, conheça A VERDADE e ela irá libertá-lo e irá permitir que você ajude seu irmão a ser liberto do cativeiro.

Você conhece Jesus? Você conhece a verdade sobre Cristo que está na Palavra? Ir à igreja semanalmente não lhe dá garantia de conhecer a verdade e ser por ela liberto, muito menos, lhe dá todas as armas necessárias para que, obedecendo à ordem de Jesus, você possa pastorear Suas ovelhas, resgatando-as! A Palavra deve ser conhecida em profundidade, no dia a dia! Como você pode dar de comer se não tem alimento pra si mesmo?

CONCLUSÃO
O que podemos tirar como lição desta mensagem?
  1. Se, de fato, amamos a Cristo, esse amor se revela horizontalmente: somos convocados por Jesus a apascentar Suas ovelhas e atendemos fielmente ao seu chamado.
  2. Como pastores uns dos outros devemos alimentar nossos irmãos, devemos obedecer ao IDE de Jesus e anunciar a SUA palavra a toda criatura.
  3. Como pastores dos nossos irmãos, devemos suportar uns aos outros em atos, palavras, exortação e oração. Não podemos nos isentar disso!
  4. Devemos nos empenhar em resgatar nossos irmãos de qualquer cativeiro no qual ele esteja aprisionado, através da verdade libertadora da Cruz de Cristo!


Manoela Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...