segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estudo Bíblico/Pra.Nadia Malta/XXIII EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária
Avenida Abdo Cabus, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54.440-350 Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta - Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com

Série de Estudos em Apocalipse
XXIII Estudo: A Besta que emerge da Terra – Ap 13.11-18

Introdução:
No estudo anterior falamos sobre a “besta que emerge do mar”, identificada com o anticristo. Neste estudo falaremos sobre a “besta que emerge da terra”, identificada com o falso profeta, nós encontramos essa identificação em Ap 16.13; 19.20 e 20.10

Leitura e Análise do Texto – Ap 13. 11-18:

V.11: Vi ainda uma besta emergir da terra...”:
  • Em vários locais na Bíblia a palavra Terra, é usada para designar Israel – Mt 2.21; Sl44.3; Gn 12.1; Is 33.17; Hb 11.9. Contudo também encontramos referências ao mundo enquanto sistema dominado por satanás (Jeremias 22.29; Daniel 8:5; Colossenses 3:2, 3; I João.2.15-17). Assim, enquanto Mar designa as nações gentílicas; Terra designaria a nação de Israel ou mundo enquanto sistema. Assim, o falso profeta ou a “besta” que emerge da terra tanto poderá vir de Israel, quanto do mundo.
  • A besta da terra é chamada de falso profeta. O Dragão ou Satanás é uma falsificação do Pai (“serei semelhante ao Altíssimo”); a besta que emerge do mar, o anticristo, seria uma falsificação do Cristo; enquanto a besta que emerge da terra, o falso profeta seria uma falsificação do Espírito Santo. Temos aqui a trindade satânica. Um dos ministérios do Espírito Santo é glorificar a Cristo e levar as pessoas a crer nele e adora-lo – Jo 16.7-15; O falso profeta apontará para o anticristo e sua imagem e obrigará as pessoas a adorar a satanás por meio da besta.
Vs. 11-15:
  • Se a primeira besta é o braço de satanás, a segunda é a sua mente. A primeira besta age no campo da política e economia; a segunda no campo religioso. O falso profeta vai preparar o terreno para o anticristo e preparar o mundo para adorá-lo.
  • A primeira besta será conhecida pelo seu poder conquistador, pela sua força (v.4); a segunda besta pelo seu poder sobrenatural, de fazer grandes milagres. A segunda besta terá aparência de cordeiro, mas terá voz de dragão. Será um grande enganador e o mundo lhe dará ouvidos. A segunda besta de Apocalipse 13 vem do sistema maligno ou de uma facção incrédula de Israel, e serve ao dragão. Possui dois chifres, parecendo cordeiro: Esta besta tem a sua aparência completamente diferente da primeira. A besta do mar é assustadora, com sete cabeças, dez chifres e características de leão, urso, leopardo, etc. A besta da terra tem a aparência de inocência e mansidão; parece um cordeiro, mas falará como dragão: Nunca devemos confiar nas aparências. Elas enganam. Esta besta não é um inofensivo cordeiro. As suas palavras vêm do próprio dragão, o sedutor dos homens. Apesar de sua aparência inofensiva, esta besta tem o mesmo alvo do dragão: destruir os homens. Quando Jesus viveu na terra, os líderes judeus lhe pediram um sinal de que ele era o Messias, Jesus se recusou a atendê-los. No entanto, o falso profeta realizará muitos sinais e prodígios da mentira sob a eficácia de satanás, que levarão o mundo todo a adorar o diabo – II Ts 2.9; Seu maior sinal será o “abominável da desolaçãoDn 9.27; 11.36; Mt 24.15; II Ts 2.4; Abominável da desolação= a imagem da besta colocada no Templo em Jerusalém, para profaná-lo.
Vs.13-16:
  • O falso profeta até imitará os sinais feitos pelas Duas Testemunhas. Até este momento, as Duas Testemunhas ministrarão no Templo em Jerusalém, mas serão mortas pela “besta”, e esta assumirá o controle do templo. Quando Deus ressuscitar as Duas Testemunhas e as levar para o céu, o falso profeta responderá a esse ato, dando vida a imagem da besta. A imagem não só falará, mas se moverá, fazendo grandes sinais.
  • A segunda besta usará também do controle para garantir a adoração da primeira besta. Esse será um tempo de cerco, de perseguição, de controle extremo, de vigilância e monitoramento das pessoas, no aspecto político, religioso e econômico. A recusa da adoração da primeira besta implicará em morte.

Vs. 17,18:
  • A segunda besta usará um selo para identificar os adoradores da primeira besta. A ninguém será permitido comprar ou vender se não exibir a marca da besta na testa ou na mão.  Alguns em nosso meio hoje já se atrevem a fazer ousadas asseverações acerca de certo ship da Motorola implantado na mão das pessoas como sendo já um prenuncio do monitoramento humano futuro, mas ainda não se tem certeza de nada. Sabemos apenas, que os homens serão identificados como escravos marcados. O numero da besta é a referencia da trindade satânica: 666. Muito tem sido conjeturado acerca desse numero, mas deve-se reconhecer que ninguém sabe seu significado exato. Talvez seja chamado de numero de homem, como uma referencia ao dia da criação do homem – o 6º dia e pelo fato do numero 7 significar o numero da perfeição de Deus.
  • Uma coisa é certa: nos últimos anos temos visto em todo o mundo uma tendência do uso cada vez maior de números como forma de identificação. Na verdade, para os computadores, que serão instrumentos imprescindíveis nesse tempo do fim, os números, os códigos são mais importantes que os nomes. É possível que tudo isso seja um preâmbulo do que ocorrerá na terra quando a “besta” estiver no poder. É necessário o exercício da vigilância e da oração para que possamos discernir os tempos. Os sinais estão por toda parte, mas só aqueles que têm sentidos espirituais perceberão estas coisas. Percebe-se um torpor no meio da igreja em relação às últimas coisas. Que o Senhor abra os olhos e desperte os que dormem! Maranata, vem Senhor Jesus!

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Mc 13; Ter. Lc. 17; Qua. Mt 25; Qui. Lc 21; Sex. Ap 16; Sáb. Ap 20

Versículo para memorizar: Certamente, ó Deus, Todo Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”. Ap 16.7

Estudo em Apocalipse/ Compilação de vários autores/Pra.Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com
Bibliografia: Bíblias de Estudo: Shedd; Genebra; Pentecostal; Anotada; Comentário Expositivo da Bíblia – Warren W. Wiersbe; Apocalipse – O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes; Estudo em Apocalipse Dennis Allan

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...