domingo, 1 de julho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/ORAÇÃO POR UM VIVER DE MODO DIGNO DO SENHOR!

ORAÇÃO POR UM VIVER DE MODO DIGNO DO SENHOR!
Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
Colossenses 1:9-12 (ARA)


OBJETIVO
Despertar o povo de Deus a viver de um modo digno de sua santa vocação, para que esteja pronto para a Segunda Vinda de Cristo.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Colossenses é uma das cartas de Paulo escritas da prisão, provavelmente em Roma. A epístola em si, é assim como Efésios, uma carta circular (uma encíclica) que foi dirigida aos cristãos (santos e fieis) que se encontravam não só na própria cidade de Colossos, mas em toda a Ásia Menor. Colossenses mostra Jesus como cabeça da igreja.

As orações paulinas feitas da prisão têm uma característica curiosa, ele nunca pede por questões pessoais sejam materiais ou físicas. O grande alvo dessas orações é pelas necessidades espirituais dele e do povo de Deus de maneira geral.

Aqueles irmãos haviam compreendido a graça de Deus na Verdade (v.6). Por isto manifestavam fé e amor intenso uns pelos outros (V.3). Por esta razão, Paulo exulta e intercede por aqueles queridos para que continuem vivendo de modo digno do seu chamado.

INTRODUÇÃO
É interessante observar que na maioria das nossas reuniões de orações, a grande motivação provém das necessidades de cada um: saúde, finanças, relacionamentos, famílias e causas na justiça. Embora, não haja nada de errado em orar por essas coisas, precisamos aprender com Paulo a priorizar a nossa vida espiritual, o nosso viver com Deus, esta na verdade é a nossa principal e maior necessidade.

Um simples levantar as mãos na igreja numa atitude de “entrega da vida ao Senhor”, não faz de nós cristãos genuínos. Essa atitude é só o primeiro passo. Precisamos nos manter firmes em nossa caminhada, andando e vivendo de modo digno do nosso Senhor e Salvador. Jesus está às portas e nunca foi tão necessário preparação e prontidão por parte de sua Noiva, a Igreja.

Mas o que significa realmente viver de modo digno? Será que Jesus tinha em mente nos enclausurar, nos fechar em um mosteiro para que não víssemos o que acontece no mundo? Acho que a própria vida e ministério de Cristo nos respondem a essas perguntas. Ele próprio recebia pecadores e comia com eles, sem precisar praticar as suas obras. O grande desafio para nós como igreja é viver no mundo sem nos deixar contaminar por suas obras malignas, nem fazer concessões aos seus apelos. Fomos chamados para ser santos, não santarrões estereotipados. O tempo para construir um santo dentro de nós é a vida inteira.

O QUE SERIA PARA PAULO ESSE VIVER DE UM MODO DIGNO DO SENHOR?

  1. Ter uma cabeça sábia – v.9: Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual”;
  • Paulo pede que aqueles irmãos transbordem do pleno conhecimento da vontade de Deus em toda a sabedoria e entendimento espiritual. Precisamos gastar tempo em nossas orações clamando a Deus por esse entendimento e sabedoria que procedem dele. O Senhor se agradou da oração de Salomão, porque ele não pediu nada além de sabedoria. As demais coisas lhes foram acrescentadas por Deus. Essa inteligência espiritual precisa ser desenvolvida para que não nos deixemos levar pelos ventos de doutrinas que sopram à nossa volta, bem como pelas ofertas do mundo, pelos apelos da carne ou os estímulos do diabo.
  • Quando nascemos de novo e passamos a fazer parte da família de Deus pela fé em Cristo, nascemos com tudo que precisamos para crescer e amadurecer. Todo cristão precisa ter conhecimento da vontade de Deus, e à medida que andamos com o Senhor através da sua Palavra, essa vontade dele nos vai sendo revelada. Paulo não está estimulando os colossenses a buscarem visões ou vozes, antes, ele ora para que aqueles irmãos possam se aprofundar na Palavra de Deus e desse modo terem mais sabedoria e entendimento.
  1. Ter pés firmados na Palavra – v.10a: a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado,
  • Os pés firmados na Rocha é uma conseqüência dessa inteligência espiritual, que leva o cristão a uma obediência prática àquilo que é ordenado pela Santa Palavra de Deus. Na vida cristã conhecimento e obediência andam juntos. Aqui fala de testemunho. A verdadeira sabedoria espiritual deve se refletir na vida diária. Na verdade, para o cristão não existe vida espiritual e secular, o que realmente existe é vida transformada pelo Espírito Santo aonde quer que ele esteja. O caráter prático da vida cristã deve ser resumido em duas palavras: andar e testemunhar. E esse andar-testemunho nos leva a trabalhar para Deus em qualquer lugar. Faremos isso para o inteiro agrado do Senhor, não nosso.
  1. Ter as mãos ocupadas – v. 10b: frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”;
  • Precisamos frutificar em toda boa obra. Trabalhar para o Senhor é um ato adorador, para isso não é necessário um púlpito ou pregação formal, mas um compartilhar diário daquilo que Cristo fez por nós. É necessário trabalhar enquanto é dia, a noite vem quando não poderemos mais trabalhar. O Senhor diz em sua Palavra que a árvore que não dá fruto é cortada e lançada ao fogo. Há muita madeira e palha inúteis dentro das igrejas esperando que o Senhor ateie fogo nelas.
  1. Ter as costas fortes para enfrentar as dificuldades – v.11a: sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória”
  • Aqui ele fala de uma excelência moral, que devemos ter como alvo. Conhecimento, obediência e serviço também precisam estar associados ao caráter moral do filho de Deus. O cristão precisa ser fortalecido no Senhor para não esmorecer diante das dificuldades, nem sucumbir às fraquezas e inclinações da carne. “Cristãos fracos não sobreviverão aos dias que virão” John Piper
5.  Ter o rosto alegre, ser perseverante, longânimo e grato a Deus  - v. 11b e 12: em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
  • Alegria é negócio sério no céu. O cristão triste é um difamador do seu Senhor”. “Se não há alegria em nossa vida, há algum vazamento em nosso depósito espiritual”. O cristão verdadeiro não desiste de Deus nunca, pois ele sabe em quem crê. Precisamos orar para ter longanimidade com os pecadores à nossa volta. A Palavra de Deus nos ensina que o Senhor odeia o pecado, mas ama o pecador e ele não espera de nós menos que isso. Também precisamos criar dentro da igreja uma cultura de ações de graças, até mesmo pelas bênçãos que ainda não recebemos, mas estão à caminho.
CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui sobre esse viver de modo digno do Senhor?

  1. Precisamos clamar ao Senhor por sabedoria e entendimento espiritual, principalmente para conhecermos a vontade de Deus para nós.
  2. Precisamos aprender a orar por firmeza na fé, sobretudo para obedecer aquilo que o Senhor ordena.
  3. Precisamos aprender a orar para que nos tornemos frutíferos para Deus em toda boa obra, aonde quer que estejamos.
  4. Precisamos aprender a orar para sermos fortalecidos no Senhor e não esmorecermos diante das dificuldades, nem sucumbirmos às inclinações de nossa carne.
  5. Precisamos orar incessantemente para ter o rosto alegre, para ter perseverança, longanimidade e gratidão, sempre. Ao Senhor toda honra e toda glória!

Aleluia, amém!


Sermão/Pra. Nadia Malta em 1/7/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.


Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...