quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/ESFORCEMO-NOS PARA ENTRAR NO DESCANSO DE DEUS!

ESFORCEMO-NOS PARA ENTRAR NO DESCANSO DE DEUS!
Hebreus 4:10-16


OBJETIVO
Ministrar a igreja saúde espiritual e emocional através do descanso de Deus que é Jesus Cristo.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O capítulo quatro de Hebreus fala do Descanso de Deus, prefigurado ou representado tanto pelo sábado judeu, quanto pela terra de Canaã. Essas figuras apontavam para a pessoa de Jesus Cristo.

Os versículos lidos nos dão conta que muitos dos que foram libertos do Egito, não puderam entrar no descanso da terra prometida por causa da incredulidade e desobediência. O que nos causa espanto e perplexidade é que a história se repete com o Israel espiritual de Deus dos nossos dias – a igreja. Muitos de nós que fomos libertos do reino das trevas, não temos experimentado o refrigério do Descanso de Deus: JESUS, por causa da nossa incredulidade e desobediência.

A obra da cruz é completasalvação, libertação, provisão, cura e descanso. Para desfrutarmos dessa obra completa, o que temos a fazer é crer e obedecer. A única coisa que pode nos afastar do Deus vivo e de suas preciosas promessas é um perverso coração de incredulidade – Hb 3.13. Para tal é necessário luta, empenho de nossa parte para podermos vencer a tentação de retroceder em nossa postura de fé. Aqui encontramos a idéia central do texto lido.

INTRODUÇÃO
Temos visto em nossos dias, mais que em qualquer outra época, a dificuldade dos cristãos de descansarem em Deus. Esperar até se espera, não tem outro jeito, mas muitos não conseguem descansar nele. A inquietação tem sido um grande aguilhão, causando inclusive muitas patologias.

O texto lido nos dá conta, que as coisas não devem ser assim: pois há um DESCANSO reservado para nós, no qual precisamos nos esforçar para entrar, para podermos desfrutar de saúde emocional, física e espiritual, sobretudo no que tange a essas  inquietações que nos assolam. No entanto, não podemos perder de vista, que também há alguém que de modo nenhum deseja que desfrutemos desse descanso: o inimigo de nossas almas Satanás. Por isso a necessidade de nos esforçarmos (o esforço aqui não se trata de obedecer a regras humanas impostas, mas de exercício de fé) para vencer suas investidas, de modo que desfrutemos desse descanso que já é nosso e se chama Cristo.

O TEXTO LIDO NOS APONTA ALGUNS PRINCÍPIOS PARA DESFRUTARMOS DESSE DESCANSO:

1.    Os que estão em Cristo já entraram no descanso de Deus, precisam crer nisso – v.10:

  • O Descanso de Deus é o lugar sobrenatural que deve ser experimentado na pessoa de Jesus Cristo, por todos aqueles que creem nele de fato. Assim como Deus descansou de suas obras em Cristo, nós também podemos encontrar nele descanso e refrigério para as nossas almas. No Sl 37.7 diz“Descansa no Senhor e espera nele...” e em Is 26.12 diz: “Senhor, dá-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós”. Quando nós chegamos no Evangelho de Mt 11.28,29 encontramos Jesus convidando: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma”.
  • Por que tanto empenho de Deus, através de vários dos seus instrumentos, em ministrar sobre esse descanso? Certamente, porque ele deseja que tenhamos discernimento espiritual sobre esse Descanso para podermos desfrutar da vida abundante que Jesus prometeu em Jo. 10.10. Ninguém em sã consciência pode desfrutar de uma vida plena e abundante com a cabeça cheia de preocupação e inquietação. Se Deus descansou de suas obras em Cristo, nós também podemos descansar, uma vez que as nossas obras são infinitamente menores que as de Deus.

2.    É preciso esforço, luta contra as investidas do adversário para desfrutar desse descanso – v.11:

  • O nosso esforço deve ser empreendido contra a desobediência e incredulidade, esses dois pecados têm roubado a vitória de muitos em nosso meio e aqui não estamos falando de legalismo, mas de fé. É possível ser salvo e miseravelmente infeliz por não haver empenho em desfrutar daquilo que é nosso por direito de herança. Note que não estou falando em teologia da prosperidade e muito menos em positivismo, mas em palavras de vida eterna que têm o poder de mudar radicalmente a nossa história de vida. Descansar em Deus é um exercício diário que passa pelo nosso querer, uma vez que o nosso adversário nos tenta de todas as formas, para que percamos o equilíbrio diante das situações que nos assolam inevitavelmente.
  • A inquietação dos israelitas no deserto custou-lhe a entrada de muitos na terra da promessa; as nossas inquietações têm igualmente obstaculado as nossas vitórias, que são perdidas ou postergadas a perder de vista. A inquietação, a preocupação, o desespero são péssimos conselheiros e nos fazem perder a visão do agir indubitável de Deus a nosso favor. “Deus é aquele que trabalha para os que nele esperam”- Is 64.4. Atentemos para isso e nos disciplinemos a descansar em Deus. O Senhor muitas vezes trabalha no turno da noite para preparar as nossas bênçãos. Êx. 14.21

3.    Somos todos penetrados pelo poder  perscrutador da Palavra de Deus e ele conhece os que verdadeiramente descansam nele. – vs.12,13:

  • A Palavra de Deus que é recebida pela fé, é como uma semente bendita que brota no devido tempo.  Ela cumpre o seu papel penetrador das profundezas do nosso coração gerando saúde e vida naqueles que a recebem. Ela é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. É vivificadora e libertadora, todos os que se expuseram a ela foram plenamente libertos. A Palavra não só revela o que precisa ser mudado, ela mostra a solução. A Palavra é o próprio Cristo e não há nada, nem ninguém que não seja manifesto em sua presença. A palavra é reveladora das nossas sujidades, imperfeições e necessidades. A Palavra também é geradora de saúde – Pv. 4.20-23. Todas as coisas lhes são descobertas, portanto sejamos verdadeiros com o Senhor, pois cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

4.    Nesse descanso desfrutamos da intercessão de Jesus que é o Grande Sumo Sacerdote que se compadece de nós – vs.14,15:

  • Diferentemente dos sumo sacerdotes da Velha aliança, Jesus não está num tabernáculo terreno feito por mãos humanas, mas nos Altos Céus, intercedendo por nós à direita do Pai e isso continuamenteEle sabe o que se passa em nosso coração, porque à nossa semelhança foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado. Conhece nossas fraquezas e necessidades. Tudo que ele espera de nós é que mantenhamos firme, a confissão de nossa féA manifestação de nossa incredulidade através de nossas inquietações é uma afronta a ação intercessora de Cristo por nós à destra de Deus. Muitas vezes nos esquecemos que o sim e o amém de Deus são ditos através de nossa boca – II Co 1.20
  • Se um ímpio baseado no nada faz confissões positivas a respeito da vida e do bem estar, por que então, um servo do Deus Vivo e herdeiro das preciosas promessas, que conhece a Verdade não busca entrar no Descanso de Deus: JESUS? O grande problema é que somos néscios e tardos de coração para crer em tudo que ouvimos nas Escrituras como disse Jesus em Lc 24, aos discípulos abatidos e inquietos a caminho de Emaús. Aprendamos, pois, a confessar a razão da nossa esperança: Jesus Cristo.

5.    O descanso de Deus desfrutado em Cristo nos permite livre acesso ao trono da Graça, pelo sangue de Jesus – v.16:

  • Através de Cristo podemos adentrar confiadamente junto ao Trono da Graça, para receber misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Que ocasião é esta? É a hora da      dificuldade, das aflições, das dores, das perdas, das afrontas, das perseguições, das enfermidades e de todas as intempéries, as quais estamos sujeitos. Tudo isso passaremos sem desespero, se estivermos no Descanso de Deus (JESUS), porque quem fez a promessa é fiel. Ver Sl 57.1

CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui?

1.    Nosso lugar de descanso, na verdade é uma pessoa: JESUS, que se torna esconderijo e refrigério para todos os que se refugiam nele em verdade. Para isso é necessário ratificarmos continuamente a confissão da nossa esperança. Estar em Cristo é viver uma nova vida.
2.    Precisamos nos esforçar para vencer os obstáculos da incredulidade e desobediência para desfrutarmos desse descanso e isso pela fé.
3.    Precisamos levar a Palavra de Deus a sério, se ela promete esse descanso, então creiamos nele e desfrutemos dele pela fé em nome de Jesus Cristo.
4.    Precisamos nos submeter à ação reveladora da Palavra e compreender que Jesus intercede por      nós continuamente, por isso não há razão para desespero ou temor.
5.    Temos liberdade em Cristo para entrar junto ao Trono da Graça e ali encontrar misericórdia e graça, para socorro em ocasião oportuna.

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 18/7/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...