quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/AQUELE QUE ATRAI O OLHAR DE DEUS!

AQUELE QUE ATRAI O OLHAR DE DEUS! Is. 66.2
Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”.


Objetivo: Despertar os ouvintes para a seriedade do relacionamento com o Senhor bem como a reverencia que devemos ter a sua Santa Palavra.

Ideia Central do Texto (ICT):

O livro do profeta Isaias é chamado de pequena Bíblia, contem sessenta e seis capítulos dos quais trinta e nove se referem ao Antigo Testamento e vinte e sete ao Novo testamento.

O sessenta e seis é sem dúvida o capítulo escatológico do livro por que se refere à Segunda Vinda de Cristo. O Senhor aqui estabelece um contraste entre o verdadeiro servo de Deus e aquele que pratica a falsa religião e que será excluído da Nova Jerusalém.

O texto lido é o versículo-chave deste capítulo e é um apelo ao verdadeiro quebrantamento de espírito.

Introdução:

Hoje é comum ouvirmos celebridades se dizendo cristãs, mas são poucas as que têm um testemunho digno de ser seguido.

A cruz de Cristo tem sido relegada a um plano secundário, periférico, ninguém quer carregar a sua cruz, quando muito vemos a tentativa de colocar rolimãs no pé da cruz e almofadá-la para livrar-se de qualquer tipo de sofrimento.

O que temos visto em nossos dias já fora previsto por Isaías setecentos anos antes de Jesus vir em sua primeira vinda: uma religião de resultados, mas que exclui a cruz.

O sacrifício da cruz tem sido banalizado e tem faltado quebrantamento de espírito pela própria falta de consciência de pecado, aliás, a palavra pecado é pouco usada porque não é politicamente correto.

O desejo de Deus é se relacionar intimamente com o homem e o vínculo desse relacionamento é a cruz de Cristo. Em seu plano para relacionar-se com o homem não está apenas seu Filho crucificado, mas Jesus se torna cabeça de homens e mulheres crucificados com ele, andando em novidade de vida. E ele se faz primogênito entre muitos irmãos. Se não tivermos esse nível de percepção, se não abraçarmos a cruz radicalmente jamais impactaremos o mundo com as nossas doutrinas vazias de significado.

No Reino de Deus não há lugar para celebridades mundanas, porque a única preeminência aceitável é atribuída exclusivamente à Trindade Santa (Pai, Filho e Espírito Santo).

Por que será que o Senhor traz este assunto exatamente em um texto escatológico escrito há tantos anos atrás? Ouso responder: Porque a presença da falsa religião descomprometida com a cruz seria uma marca dos dias que antecederiam a Segunda Vinda de Cristo.

Nos dias de João Batista quando ele pregava às margens do Jordão, algumas celebridades religiosas como fariseus e saduceus foram a ele para serem batizadas, sem a menor consciência de pecado e muito menos arrependimento. João Batista ao contrário de muitos líderes de nossos dias disse de forma contundente: “Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Mt. 3.7

Podemos ver claramente essa tendência em nossos dias. Muitos acham que podem fugir da ira vindoura se filiando a uma igreja local ou professando uma religião de aparência, sem quebrantamento de espírito.

QUAL O PERFIL DO HOMEM QUE ATRAI O OLHAR DE DEUS?

  1. Esse homem tem o coração quebrantado:
  • O salmista no Sl. 34.18 diz: Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”.
  • O Senhor enxergará a sinceridade do coração daqueles que o buscam em verdade. O desejo do Senhor é habitar no coração quebrado do homem que vai a ele com inteireza de propósitos.
  • No v.1 deste contexto o Senhor diz: O céu é o meu trono, e a terra é o estrado dos meus pés; que casa edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?”.
  • As duas perguntas feitas pelo Senhor remetem ao que ele pretendia fazer no futuro: transformar o coração do Homem no seu verdadeiro santuário. Aqui ele propõe não um templo feito pelo homem, de pedra e cal, mas uma tenda viva. Esse Tabernáculo Vivo primeiro se cumpriu em Cristo por ocasião de sua encarnação, depois do Pentecostes, em seus discípulos de todas as épocas.
  • Na parte A do v.2 o Senhor ainda afirma que ele é o criador de todas as coisas e nada o pode conter, mas o homem para quem ele olhará é o aflito e abatido de espírito pela consciência da própria pecaminosidade.
  • Esse homem é chamado por Jesus de bem-aventurado em Mt. 5.4 porque ele chora lamentando pelo seu estado de miséria e por isso será consolado. Aquele que se acha muito justo, muito santo, muito tudo não atrairá o olhar gracioso de Deus. O Senhor abomina todo soberbo e a pior de todas as soberbas é a espiritual.

  1. Esse homem treme diante da Palavra do Senhor:

  • Há algo que me chama a atenção de forma particular em nossos dias, é a falta de reverência a Palavra viva de Deus. E essa falta de reverência não se dá apenas pelo escárnio, mas, sobretudo por não se levar a sério essa Palavra de vida eterna.
  • Por que o homem deve tremer diante da Palavra viva de Deus? As razões são muitas, mas vou citar apenas algumas:
  • A Palavra produz fé salvífica no coração do homem: A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus” Rm. 10.17. A Palavra produz santificação: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade Jo.17.17. A palavra produz libertação: Já estás limpos pela palavra que vos tenho pregado” Jo.15.3. A palavra produz luz em nossos caminhos: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” Sl. 119.105. A palavra guardada no coração impede a proliferação do pecado: Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti Sl. 119.11. A palavra produz resultados: Sob a tua palavra lançarei as redes Lc.5.5. A palavra do Senhor é imutável e cumpre seu propósito: Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão e ainda “Eu velo pela minha palavra para a cumprir”  Mt.24.35; Jr. 1.12. A palavra é verdadeiro alimento: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” Mt.4.4. A Palavra é o próprio Cristo: “E o Verbo se fez carne e habitou ente nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai Jo.1.14
  • Por que então as nossas vitórias não têm vindo mais abundantemente? Porque não trememos diante dessas palavras de vida eterna proferidas pelo nosso Senhor. Não levamos a sério a Palavra que procede da boca de Deus.

CONCLUSÃO: Que lições tiramos do texto?

  1. Jesus está às portas. A sua Segunda Vinda é iminente, tudo à nossa volta testifica a esse respeito. Que possamos permanecer firmes na fé e perseverar de forma vigilante até aquele dia glorioso.
  2. O Senhor conhece o nosso coração e deseja que nos quebrantemos em sua santa presença. Tem faltado choro no meio do povo de Deus, não um choro por causa das dores que a vida impõe, mas um choro de quebrantamento pelos nossos pecados. Não temos chorado pelos nossos próprios pecados porque estamos ocupados demais julgando e condenando nossos irmãos.
  3. Precisamos voltar a tremer diante da palavra viva de Deus para que ela faça a diferença em nossas vidas em nome de Jesus Cristo a Palavra Viva de Deus
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 26.07.12 nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail; www.ocolodopai. com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...