domingo, 22 de julho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/APRENDENDO COM QUEM EXPERIMENTOU O DESCANSO DE DEUS!

APRENDENDO COM QUEM EXPERIMENTOU O DESCANSO DE DEUS! Salmo 131


Objetivo: Compartilhar a experiência de quem descobriu o Descanso de Deus e desafiar a igreja a encontrar esse Descanso.

Ideia Central do Texto (ICT):
Este salmo é de autoria de Davi e trata de uma das inúmeras experiências do rei salmista.
Neste texto, seu autor diz que é possível sim, experimentar uma confiança absoluta no Deus Todo Poderoso, ao ponto de poder descansar em seus braços amorosos, mesmo em meio às dificuldades. Temos falado sobre isto nesses dias e sempre que trazemos uma ideia, doutrina ou princípio bíblico é prudente mostrá-lo na prática. Proponho que aprendamos com quem experimentou o descanso preparado por Deus para todos os que nele confiam verdadeiramente.

Introdução:
A humanidade hoje vive em busca de uma fórmula mágica para se livrar de uma vez por todas da ansiedade, que tem sido a mãe das mais diversas patologias emocionais e físicas. Nos meios cristãos, essa tendência também tem dado lugar a um sem número de ministérios oportunistas, que caçam e aprisionam a alma do povo de Deus, ao invés de ensiná-lo a buscar refúgio no Senhor, confiar e descansar nele. E note que não estou falando aqui da necessidade lícita da busca de um profissional, quando se reconhece uma patologia.

Será que existe essa fórmula? A Bíblia afirma que sim. E ainda nos assegura que na verdade, essa não é uma fórmula, mas uma pessoa: JESUS CRISTO. O grande problema é que não conseguimos nos entregar a ele completamente. O recebemos como Salvador, mas não entregamos a ele o senhorio das diversas áreas de nossas vidas. Em Hb. 4. 10 diz: “Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas”. 

Precisamos entender que quando Jesus é Senhor de nossas vidas, os problemas não vão deixar de existir por causa disso, mas ao entregar a ele nossos problemas e inquietações, conseguiremos superá-los sem desespero ou desequilíbrio. Ele é aquele que tem o controle de tudo em suas mãos. Em Is. 26.12 diz: Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras, tu as fazes por nós”.

O TEXTO LIDO NOS APRESENTA O TESTEMUNHO DE DAVI COM RELAÇÃO A ESSE DESCANSO. ELE NOS DIZ O QUE É NECESSÁRIO PARA ALCANÇÁ-LO:

  1. É preciso esvaziamento de si mesmo e o exercício de uma humildade verdadeira – v.1: Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar, não ando à procura de grandes coisas, nem coisas maravilhosas demais para mim”.
  • A humildade é a virtude pela qual, reconhecemos nossos defeitos, limitações,  fraquezas, incoerências, finitudes e uma profundíssima dependência de Deus, enquanto a soberba é o agir independentemente da vontade Dele, que visa a autoexaltação e o aplauso. Davi havia experimentado no passado o resultado de sua soberba ao levantar o senso de Israel, para sua própria glória, seu pecado afetou a nação inteira, 70.000 morreram. I Cr 21. 1-19
  • Através da humildade conseguimos reconhecer e confessar os pecados e nos preparamos para receber a ajuda e o conforto de Deus. Davi chegou a um momento de sua vida, que olhou para trás e percebeu a inutilidade de tantas lutas para conquistar o que conquistou e resolveu colocar-se diante do Senhor numa atitude de humildade e entrega. O Senhor se agrada do abatido e contrito de espírito que treme da sua Palavra. Is. 66.2
  • Em Is. 57.15 diz: Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de santo: habito no Alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”.
  1. É preciso disciplina para experimentar o Descanso de Deus – v.2: Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”.
  • Note que aqui o salmista diz: fiz sossegar a minha alma”. Lembremo-nos do que disse o autor de Hebreus: Esforcemo-nos para entrar no descanso de DeusHb.4.11. Ele empenhou-se, esforçou-se para domar a sua alma para que ela obedecesse à vontade de Deus. Domar a alma não é uma tarefa fácil. A alma é exigente, ela cobra e sempre quer mais, nunca está satisfeita. A alma clama pelo elogio, pela fama, pelo reconhecimento, ela procura tirar a glória que só a Deus é devida.
  • Somos transformados quando temos nossa alma (mente) renovada pela Palavra de Deus – Rm. 12.1, 2. Só aí experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
  • Segundo certo pensador cristão, o grande mistério da fé que precisamos aprender é que: “fé não é mover Deus em nossa direção, mas é um mover nosso na direção de Deus”. Quando nos movemos assim humildemente na direção de Deus, alcançamos o seu colo em oração de fé e ali, somos aquietados, acalentados e refrigerados, mesmo em meio às lutas mais intensas. Como uma criança que chora e é consolada nos braços de sua mãe. A fé quando exercida nesse nível não tem complexidade, é assim simples como a fé de uma criança. Essa confiança é incondicional.
  • Jesus testifica isso em Mt. 18.3: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”. Em outras palavras, não desfrutaremos daquilo que é direito nosso. O Senhor fala de plenitude, de vida abundante, que não é em absoluto ausência de problemas, mas uma quietude confiante nos braços do Pai mesmo em meio às piores tempestades. Rm. 5.1.
  • Gostaria de hoje desafiar a igreja a orar incessantemente para aprender a experimentar esse descanso de Deus, pela fé. Se Davi conseguiu tanto tempo antes da graça de Deus ser encarnada, nós também conseguiremos em nome da Graça viva de Deus: Jesus Cristo.
  1. É preciso falar disso como Davi – v.3: Espera, ó Israel no Senhor, desde agora e para sempre!
  • O salmo lido é um cântico de romagem, fazia parte do hinário de bolso do povo de Deus durante as tarefas diárias e em suas peregrinações para Jerusalém. Essas verdades eram cantadas para não serem esquecidas. Deveríamos fazer a mesma coisa: proclamar sempre as verdades de Deus. Crer e confessar é um princípio bíblico que precisa ser exercitado.
  • Assim como o pecado de Davi repercutiu negativamente sobre a nação no passado, a lição aprendida na vida espiritual, particular de Davi teve uma aplicação na vida nacional do seu povo. E tem alcançado todos em todas as épocas que crêem e praticam essa Palavra de vida.
CONCLUSÃO: o que o texto ensina?
  1. Pratique a humildade reconhecendo as suas fraquezas, incoerências e limitações. Renda-se a vontade do Senhor. Cuidado com a soberba, que é um agir independente da vontade de Deus!
  2. Discipline a sua alma, procure domá-la para fazer a vontade Deus, confiando nele incondicionalmente. Lembre-se o descanso de Deus é uma pessoa chamada JESUS CRISTO e só nele podemos esperar.
  3. Compartilhe com os que estão à sua volta que o Senhor é Deus. Isso influenciará positivamente os que estão à sua volta.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia malta em 22.07.12 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...