quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/ EXPULSANDO OS GIGANTES QUE IMPEDEM NOSSAS VITÓRIAS!

EXPULSANDO OS GIGANTES QUE IMPEDEM NOSSAS VITÓRIAS!  Dt 1.21-30


Objetivo: Encorajar o povo de Deus a ter ousadia e conquistar a sua vitória lutando por suas bênçãos.

Introdução: O texto lido mostra o relatório dos espias, que além de difamar a Deus, contaminou a nação inteira.

Por causa da rebelião e da incredulidade do povo, um percurso que deveria ter sido feito em 13 dias durou 40 anos. Promessa de Deus não significa ausência de luta. A terra foi prometida, mas precisava ser conquistada.

Os acontecimentos do passado apontam para o futuro e nos ensinam lições preciosas. Assim como foi com Israel dos dias passado, acontece hoje. Bênçãos ordenadas têm sido postergadas por causa da nossa postura preguiçosa, rebelde, murmuradora e medrosa. A visão de gafanhotos nos faz ver tudo à nossa volta como gigantes. Esses gigantes precisam ser banidos de nossa vida para que as nossas bênçãos desçam sobre nós. A Bíblia nos afirma em II Pedro 1.3: “Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. Por que não desfrutamos da plenitude dessas coisas que conduzem à vida e a piedade? Porque tem nos faltado conhecimento e é exatamente ai que o adversário alcança vantagem sobre nós. O povo tem sido destruído por falta de conhecimento. Oseias 4.6

HÁ QUATRO GIGANTES QUE PRECISAM SER EXPULSOS DE NOSSA VIDA:

1.      A Preguiça. A Falta de disposição para a luta já nos faz derrotados – v.26ª:
·         O povo não quis subir à terra; não tinha disposição para isso. Tem muito crente preguiçoso, “indisposto” para lutar por sua bênção. A Terra havia sido prometida; o Senhor havia dado a posse de toda aquela região, mas havia ali gigantes que deveriam ser vencidos e expulsos. A Terra precisava ser conquistada. As portas que dão acesso as nossas bênçãos não se abrem automaticamente. Tem sempre uma placa puxe e empurre. Isso demanda sempre uma atitude, um esforço de nossa parte. A preguiça é esperta e quando ela vê que está perdendo terreno, se disfarça em piedade. É comum ouvirmos no meio de irmãos que não trabalham nem estudam, vivem numa eterna estagnação: “O que Deus tem pra mim ele vai colocar em minhas mãos!”. Esta é a oração típica do preguiçoso. Certo pensador cristão disse: “Devemos trabalhar como se tudo dependesse de nós e orar sempre e fervorosamente como se tudo dependesse de Deus”.
·         Ver Mt 11.12 – Aqui Jesus mostra que salvação é de graça e pela graça, mas o reino de Deus é “ganho na raça”. Precisamos empreender esforço para vencer a oposição quando nos convertemos. Lc. 9.62; Cl 1.29; Hb. 10.39. Quando nos posicionamos, Deus nos capacita a VENCER. – Sl 18.29-34.
·         Será que não tem faltado disposição para orar; para jejuar; para gastar tempo na presença de Deus; para usar a autoridade de Jesus e para ler e meditar na Palavra de Deus? Será que a preguiça não o tem como refém impedindo que você trabalhe e estude para crescer e glorificar o Senhor em sua profissão?

2.      A Rebeldia. Todo espírito de rebelião é demoníaco e precisa ser banido da nossa vida – v.26b:
·         Is. 1.19; I Sm 15.22,23. A igreja dos nossos dias precisa resgatar o ensino sobre a obediência. Ensina-se tudo nas igrejas, menos a obedecer a Palavra de Deus. Enquanto isso, a população de rebeldes eclesiásticos tem crescido. Sacrifícios, votos, correntes de oração não substituem a obediência e obediência requer compromisso com Deus. Note que as promessas de Deus nas Escrituras estão sempre precedidas de ordenanças – Dt 5.16; Ml 3.8-10; Pv 3.9,10; Ec 12.13. Obediência não é opção, é mandamento de Deus.
·         Você se reconhece um rebelde e tem andado na contra mão da vontade de Deus em alguma área de sua vida? Descubra a fortaleza da rebelião em sua vida e destrua-a.

3.      A Murmuração. Murmurar é cantar vitória para o adversário. Precisamos aprender a louvar e agradecer– v.27:
·         É sempre oportuno voltarmos a esse assunto. Murmuração tem destruído a vida de muitos em nosso meio.  Veja o que o apóstolo Paulo em I Co 10.10,11 – ali ele se referindo ao povo dos dias de Moisés, fala que os murmuradores foram destruídos pelo Exterminador. Quando murmuramos damos lugar a uma ação efetiva de demônios sobre a nossa vida. Parece-nos que uma casta infernal se alimenta de nossas murmurações, causando completa destruição daquilo que deveria ser nosso. Nm 14.1-3, 26-30. Troque a sua murmuração por ações de graças e louvor – I Ts 5.18. Somo seres espirituais criados para louvor da glória de Deus.
·         Você tem sido daqueles que vivem reclamando e murmurando o tempo todo? O que mais tem sido ouvido dos seus lábios: gratidão ou murmuração?

4.      O Medo. Os que temem permanecem estagnados não chegarão a lugar nenhum – VS. 28-30:
·         O Israel indisposto, rebelde e murmurador também teve medo. Por causa disso toda uma geração de murmuradores medrosos pereceu no deserto. Medo é derrota antecipada – Tg 1.6,7. Os espias enviados confirmaram o que Deus havia dito sobre a terra, mas acrescentaram a sua opinião e contaminaram o povo com a visão de gafanhoto. Quantas vezes encontramos pessoas usadas por satanás para nos causar medo e nos fazer postergar a nossa bênção?
·         Quando Deus nos ordena algo, não temos que achar nada; só temos que obedecer e seguir em frente na força que o senhor supre! I Jo 4.18; II Tm 1.7; Dt. 33.27. Israel deu ouvidos aos medrosos e retardou 40 anos a sua bênção. Será que com você não tem acontecido o mesmo? Quantos anos você tem retardado a sua bênção?
·         Agora preste atenção: Deus nunca nos ordena fazer algo ilegal. Ousadia no Espírito não é irresponsabilidade. Servo de Deus não anda na ilegalidade. Cuidado com os cheques pré-datados (sem fundos), com o uso indiscriminado do cartão de crédito sem uma renda, cuidado com os cheques especiais e com os agiotas. Você pode argumentar: mas todo o mundo faz isso, não o servo de Deus que anda em fidelidade. Portanto, não faça débito para Deus pagar. Muitos têm lançado mão desses recursos dizendo ser direção de Deus. Isso não é verdade! Is. 1.19,20; 2.5. Dos 12 espias, só 2 falaram pelo Espírito: Josué e Calebe. Mas o povo preferiu dar ouvidos aos “achismos” da maioria e nem sempre a voz do povo é a voz de Deus.
·         O medo tem paralisado a sua vida? Quais são esses medos? Vamos listá-los e confessá-los diante de Deus em oração, destruindo essas fortalezas em nome de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO:
Então dê um basta a tudo isso hoje. Derrube em nome de Jesus Cristo as fortalezas de Preguiça, Rebeldia, Murmuração e Medo da sua vida.

Sermão/Pra. Nadia Malta em 12.07.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...