terça-feira, 24 de julho de 2012

Estudo Bíblico/Pra.Nadia Malta/XXI ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel.
Avenida Abdo Cabús, 95 A – Candeias – Jaboatão PE.
CEP: 54.440-350 Fone: 3469 3703 
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com

Série de Estudos em Apocalipse. XXI Estudo: A Derrota do Dragão – Ap 12.1-18

Introdução:
No estudo anterior vimos a ação, martírio, ressurreição e arrebatamento das Duas Testemunhas, bem como o ressoar da Sétima Trombeta e o testemunho dos 24 anciãos. No presente estudo, teremos uma visão mais nítida do que já fora revelado nos capítulos anteriores. O capítulo 12 mostra o poder de Deus sobre o diabo e seus agentes. Ele tenta de várias maneiras derrotar os fiéis, mas não consegue.
Leitura e Análise do Texto – Ap 12.1-18

O Dragão tenta destruir o Filho – vs. 1-6:
V. 1 A visão de João começa com dois grandes sinais no céu: o primeiro é uma mulher vestida de sol dando a luz a um filho. Essa mulher simboliza a nação de Israel, o povo de Deus. Foi por meio de Israel que Jesus veio ao mundo. – Rm 1.3; 9.4,5.
Obs. A Bíblia é um livro de tipos e figuras representativas. Assim como Hagar e Sara eram figuras representativas das duas alianças – Gl 4.21-31; A figura apresentada em Ap 12.1 representa a nação de Israel, também identificada com Maria, mãe de Jesus homem. Fato esse que levou os teólogos idólatras, numa interpretação espúria a associar essa figura com a “senhora da conceição” numa detestável idolatria. A mulher vestida de sol ali é uma representação da nação de Israel, através da qual Jesus foi dado à luz segundo a carne - Mq 4.9,10; 5.2 Do mesmo jeito que não se pode divinizar as figuras do passado que serviram de tipo para ilustrar alguma realidade de Deus, Maria também não pode  ser divinizada.

V.2: A mulher achando-se grávida grita com as dores de parto. No A. T. Israel é comparado inúmeras vezes com uma mulher, e até mesmo uma mãe em trabalho de parto – Is 54.5; 66.7; Jr 3.6-10; Mq 4.10; 5.2,3. O mundo é comparado a uma meretriz Ap 17.1ss (versículos seguintes); e a Igreja é comparada a uma noiva pura – Ap 19.7ss (versículos seguintes).

V. 3 - O segundo sinal aparece no v.3: um grande Dragão (satanás). Esta é a primeira de 12 vezes que aparece a palavra dragão em Apocalipse.

V. 4 - O dragão arrasta com a sua cauda um terço das estrelas para a terra. A visão nesse contexto mistura passado e futuro numa fusão complexa para a nossa mente limitada. As estrelas mencionadas aqui, são uma referencia a queda de Lúcifer, quando se rebelou contra Deus e arrastou com ele um terço dos anjos – Is 14.12-15.

Vs. 5,6 – Assim que a criança nasce satanás tenta destruí-la. Esse conflito entre satanás e a mulher teve início no Éden. Em todo o A. T. vimos satanás tentando impedir o nascimento do redentor. Havia sempre um “dragão” por perto esperando para destruir Israel ou os antepassados do Messias. Houve um momento crítico que a linhagem de Israel limitou-se a um menino – II Rs 11.1-3; Quando Jesus nasceu, satanás usou o rei Herodes para tentar destruí-lo – Mt 2; Ele tem um ódio terrível por todo o povo de Deus, especialmente pelos judeus e tem sido o poder maligno por trás do anti-semitismo desde Faraó e Hamã (livro de Ester), até Hitler e Stalin, que têm seus seguidores em nossos dias. Por fim no meio da Tribulação haverá uma onda de anti-semitismo sem precedentes em toda a história.

Uma Guerra no Céu – vs. 7-12:
Vs. 7, 8: Houve peleja no céu”: É evidente que a morte vicária de Jesus Cristo na cruz representou a derrota de satanás e suas hostes. Ele foi vocacionado para derrota desde o princípio – Jo 12. 31-33; Hb 2.14,15; Cl 2.15; I Jo 3.8. Um dia ele será expulso das regiões celestes e por fim será lançado no lago de fogo e enxofre – Ap 20.10. O que representa então, todo esse conflito celestial descrito nesses versículos acima citados?  O fato de Miguel, esse príncipe dos exércitos do Senhor, conduzir os anjos de Deus nessa batalha contra as hostes do mal, é significativo, pois ele tem uma identificação com Israel, como guardião daquela nação – Dn 10.10-21; 12.1; Jd 9.

Miguel = significa: “Quem é como Deus?”. Certamente é uma resposta ao ataque egocêntrico de satanás a Jeovah quando disse: “serei semelhante ao altíssimo” – Is 14.14. Como satanás não pode lançar nenhum ataque mais diretamente ao Senhor, alguns teólogos vêem aqui nesse episódio uma possível relação ao comparecimento dos crentes arrebatados ao Tribunal de Cristo, onde a suas obras serão avaliadas para o recebimento de galardões - Rm 14.10-12; I Co 3.10-15; II Co 5. 10,11. Para esses teólogos parece bastante provável que satanás se apresentará nessa ocasião para acusar os santos, apresentando suas máculas e rugas – Ef 5.24-27. Ele se enfurecerá quando a igreja se apresentar pura sem defeito.

O v. 9 - diz que ele foi atirado à terra, e com ele os seu anjos caídos. A terra experimentará um período terrível de assolação demoníaca como nunca se viu até hoje. Tudo que se viu nessa área vai parecer brincadeira de criança, diante da dimensão da malignidade manifestada ali naqueles dias. De que maneira essa guerra se aplica à igreja hoje? A mesma serpente que acusa os santos no céu, também engana as nações na terra. Uma de suas estratégias é mentir sobre a igreja. Os ardis do inimigo levam os líderes das nações a se unirem contra Jesus e seu povo. Note que nunca se viu tanto escândalo envolvendo a igreja como em nossos dias – Sl 2; At 4.23-30. Qual o grande antídoto para essa oposição? Fidelidade absoluta a Cristo e unidade (comunhão) entre os membros do Corpo de Cristo. A igreja unida é indestrutível, por isso ele tenta quebrar a comunhão entre irmãos, semeando contendas.

Vs. 10-12: O anuncio da vitória ressoa pelo céu. A alegria do céu não será compartilhada pela terra. Haverá um sofrimento intenso para o mundo.  É possível que parte do 3º “Ai” seja a expulsão de satanás das regiões celestes e a permissão para mostrar a sua fúria na terra.  Note que até aqui todas as investidas do diabo foram mal sucedidas. Ele investiu contra o Filho da mulher e perdeu; pelejou contra Miguel e perdeu; quis alcançar a mulher, não conseguiu. O que mais ele pretende? Será que ele não desiste nunca? Será que ele não entendeu ainda que é um perdedor?

O Dragão agora volta-se contra a Mulher – v.s13-18:
Obs. Encontramos aqui a terceira cena desse drama: a ira de satanás na terra – vs.13-16:
Sabendo que seu tempo é curto e que não tem mais acesso ao céu, sua ira volta-se para a terra. Ele volta-se contra a Mulher (o povo de Deus) e cria uma nova onda de anti-semitismo (ódio e perseguição aos judeus). O desejo dele é destruir a nação de Israel, especialmente porque percebe que se aproxima a 2ª Vinda do Messias para estabelecer seu Reino prometido. A figura usada aqui das “asas da grande Águia” é uma figura metafórica que representa a proteção de Deus ao seu povo. Vimos essa figura em outras passagens: Êx 19.4 e também usada como figura de consolação em Is 40.31. A Mulher (o povo remanescente) foi levada sobre as asas da águia para o deserto. Deserto é lugar de aprendizagem, de prova, mas também lugar de proteção. Confiados no Senhor, o povo se esconde em Deus – Cl 3.3. O rio mencionado aqui pode ser outra figura de linguagem simbolizando um tipo de perseguição ao povo de Deus: a expansão do ódio de satanás ou ainda pode simbolizar exércitos que se levantam para invadir Israel. Nesse caso, o fato da terra se abrir, pode perfeitamente ser um terremoto literal, que Deus enviará para engolir os invasores.

O Dragão persegue os descendentes da Mulher – vs. 17,18:
A fúria do dragão aumenta, quando ele percebe que o alvo de seus ataques está protegido. Deus guarda um remanescente, alem dos 144.000 selados. Qual o propósito? Ninguém sabe. Tudo que se possa dizer aqui é só especulação. A ultima metade da tribulação será um  tempo de angustia para Jacó – Jr 30.7 – O inimigo declarará guerra aos santos na terra e Deus permitirá que tenha uma vitória temporária, mas por fim será derrotado – Ap. 13.7

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Mt 5; Ter. Mq. 4; Qua. Mq 5; Qui. Dn 8; Sex. Jr 51; Sáb. Fp 2

Versículo para memorizar:Eles o venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho…Ap 12.11a

Bibliografia: Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Pentecostal; e Genebra; Comentário Bíblico Expositivo – Warren W. Wiersbe;  Apocalipse - O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes; Estudo em Apocalipse – Dennis Allan

Estudos em Apocalipse/Compilação/Pra. Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...