terça-feira, 3 de julho de 2012

Estudo Bíblico/Pra.Nadia Malta/XVIII ESTUDO EM APOCALIPSE




Igreja Cristã Missionária Betel
Avenida Abdo Cabus, 95 A candeias Jaboatão PE
CEP 54.440-350 Fone: 3469 3704 
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse
XVIII Estudo: Os juízos da Quinta e Sexta Trombetas – Ap 9.1-21

Introdução: No estudo anterior vimos a abertura do sétimo selo com o juízo das quatro primeiras trombetas. As trombetas são os juízos de Deus sobre os ímpios, em resposta às orações dos santos. No presente estudo veremos os dois primeiros Ais anunciados pela águia que passou voando nos céus. Agora os terrores são maiores e mais intensos e não são naturais, mas demoníacos. Hordas de demônios serão soltas para atingir os ímpios que se rebelaram contra o Senhor, aqueles que não têm o selo do Deus vivo.

Leitura e Análise do Texto – Ap 9.1-21
Obs. Apocalipse 9 descreve dois exércitos infernais, que serão soltos no devido tempo e terão permissão para atormentar e matar parte da humanidade ímpia.

Vs. 1-12 – A Quinta trombeta: O exército do Abismo – A Cavalaria do Inferno (1º Ai)
Obs. A cena descrita em Ap 8.13 apresenta uma águia voando no meio do céu anunciando um tríplice ai, que apontam para a severidade da ira divina a ser derramada. Os juízos que até então estavam direcionados para a natureza, voltam-se para o homem em resposta às orações do santos.

Vs. 1,2: Uma estrela caída”: A menção a estrela caída aqui, não se aplica a um astro, mas a um anjo caído – Lc 10.18. Essa estrela é identificada com satanás pela maioria dos estudiosos da Bíblia. Ele é um anjo caído que recebe autoridade para abrir o Abismo e soltar forças demoníacas das mais terríveis. Essa obra diabólica sem precedentes será permitida para atingir os rebeldes que rejeitaram o Senhor. Chave representa autoridade e aqui Satanás recebe autoridade para abrir o poço do Abismo, a morada dos demônios mais violentos. O Adversário age dentro dos limites estabelecidos por Deus – Jó 1.12; 2.6. No Abismo estão guardados os anjos caídos reservados para o grande dia da ira e do julgamento do Senhor. Os próprios demônios temem o abismo – Lc 8.31

Vs. 3-5: saíram gafanhotos”: No A.T. os gafanhotos eram usados em juízos divinos, como pragas para atingir e castigar os infiéis – Êx 10.1-20; I Rs 8.37; II Cr 7.13; Am 7.1-3; Jl 1.4. Os gafanhotos da quinta Trombeta não são insetos. Eles recebem veneno como de escorpiões para atacar e provocar tormento nos homens que rejeitaram a Deus. Serpentes e escorpiões representam o poder do diabo (Lc 10.19). Logo esses gafanhotos aqui, são seres infernais reservados para essa hora. Os homens atingidos por essa praga são aqueles que vivem nas trevas e seguem ao diabo, inclusive têm a sua marca na fronte e na mão direita. Os servos fieis serão protegidos. O que fica claro, que o mundo experimentará dias de inferno na terra. O sofrimento daqueles dias será sem precedentes.

V.6: ...os homens buscarão a morte e não a acharão...”: Esse versículo mostra a intensidade do sofrimento que está por vir aos que rejeitarem o Senhor. Todo o sofrimento que tem acometido os habitantes da terra até então, será comparado à brincadeira de criança diante do que será causado por aquele exercito infernal. Ai daqueles que rejeitarem o Senhor.

Vs. 7-12: “O aspecto dos gafanhotos era semelhante...”: A descrição desses gafanhotos nos lembra Jl 1.4,6; 2.4-10 Esses seres infernais são opressores terríveis, inimigos fortíssimos que vêm com uma força destrutiva quase irresistível.

Cavalos preparados para a peleja”: Cavalos aparecem nas figuras proféticas de castigo e destruição – Jr 4.13; 6.23; 8.16; 47.3; 50.42; 51.27; Ez 26.11; Na 3.2; Hc 1.8

Como que coroas parecendo de ouro”: Aqui os servos de satanás usam algo semelhante a coroas e dão a impressão de ser vitoriosos. Os servos do inimigo podem imitar a vitória dos santos, mas jamais serão verdadeiramente vitoriosos.

V.7: Seu rosto como rosto de homem”: Animais ou insetos com características humanas sugerem inteligência. Estes servos de Satanás são inteligentes e agem conforme a instrução de seu líder.

V.8: “Cabelos... como de mulher”: sugere sedução e submissão ao seu líder.

Dentes como de leão = mais uma alusão ao seu poder destrutivo – I Pe 5.8

V.9: “Couraças, como couraças de ferro” = eles vêm preparados para guerrear e resistir.

V.10: “Poder para causar dano por cinco meses” = o gafanhoto inseto vive por cinco meses e essa será a duração desse juízo. Embora os insetos não tenham rei, esses gafanhotos infernais são liderados por satanás, seu rei.

V.11: “E tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego é Apoliom= o significado desse nome nas duas línguas é destruidor ou destruição. Parece-nos que o anjo do Abismo e a estrela caída, que recebeu a chave do poço do abismo são a mesma pessoa, o próprio Satanás. Só o diabo provoca dor, sofrimento, destruição e morte – Jo 8.44; 10.10. Os verdadeiros gafanhotos não têm rei – Pv 30.27, mas esse exército segue as regras de seu rei, o anjo do abismo: Satanás. Deus tem o seu cronograma para todos esses acontecimentos, e nada acontecerá cedo demais ou tarde demais – II Ts 2.6; Ap 9.15

Vs. 13-21: A Sexta Trombeta: O Exercito do oriente (o 2º Ai): Aqui tudo leva a crer que esses anjos que estavam atados junto ao rio Eufrates, são anjos caídos, porque nenhum anjo santo estaria preso. Aqueles anjos estavam preparados para àquela hora, dia, mês e ano previamente determinados. Diferentemente dos gafanhotos da 5ª Trombeta, que receberam poder só para atormentar e não matar, esses anjos receberam poder para matar a terça parte da humanidade. Juntando-se os mortos do 4º Selo com esses mortos na 6ª Trombeta, vemos o extermínio da metade da humanidade.
Vs. 16-19: Alguns comentaristas vêem aqui um exercito humano no comando de engenhos de guerra muito sofisticados e armas atômicas poderosas, outros vêem nesta Trombeta uma nova onda de ataques demoníacos sem precedentes. Essa calamidade cairá sobre a civilização em rebelião. Seja como for, o poder destrutivo desse exercito será descomunal e acontecerá sob a eficácia de Satanás. Uma observação reforça a tese daqueles que crêem que aquele exército é formado de seres infernais: a ênfase nos versículos 17-19 não está nos cavaleiros e sim nos cavalos. O poder mortal desses cavalos está na boca e na cauda, não em suas pernas. Da sua boca saem fogo, fumaça e enxofre, enquanto a cauda se parece com serpente. O presente estudo não tem a pretensão de ser conclusivo, até porque naquilo que a Bíblia não fala explicitamente, nós devemos nos calar. O que mais nos assusta aqui não é a severidade dos juízos divinos, mas a impiedade dos homens, mesmo sofrendo o justo castigo de Deus.

PECADOS PRATICADOS PELA HUMANIDADE DISTANTE DE DEUS EM TODOS OS TEMPOS:
Adoração a demônios (idolatria): geração de muitas religiões falsas – I Co 10.19-21; Sl 115. Homicídio – Gn 9.6; roubos – Ef 4.28; Tt 2.10: serão crimes comuns naqueles dias numa incidência infinitamente maior do que vemos hoje. Feitiçaria – Gl 5.20: vem da palavra pharmakia, que significa o uso de drogas. Era comum o uso de drogas alucinógenas nos rituais pagãos. Não é difícil imaginar a expansão dada ao uso das drogas e onde isso pode levar. Prostituição – I Co 10.7,8
Vs. 20-21: “não se arrependeram”: Deparamos-nos com uma dureza de cerviz semelhante a demonstrada por faraó nos dias de Moisés. A ira divina se desdobrará com a finalidade de chamar os homens ao arrependimento.

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. I Tm; Ter. II Tm; Qua. Dn 11,12; Qui. I Ts; Sex. II Ts; Sáb. II Pe

Versículo para ser memorizado; Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois zeloso e arrepende-teAp. 3.19

Estudo em apocalipse/Pra. Nadia Malta
Bibliografia: Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Pentecostal e Genebra; Comentário Bíblico Expositivo – Warren W. Wiersbe; Apocalipse - O FUTURO CHEGOU -Hernandes Dias Lopes
Estudo de Apocalipse Dennis Allan

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...