terça-feira, 31 de julho de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XXII ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Avenida Abdo cabús, 95 A – Candeias, Jaboatão dos Guararapes – PE
CEP 54.440-350 Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com

Série de Estudos em Apocalipse.
XXII Estudo: A Besta que emerge do Mar – Ap 13.1-10

Introdução:
No estudo anterior vimos de forma mais nítida o que já havia sido revelado nos capítulos anteriores. O capítulo 12 mostrou o poder dos servos de Deus sobre o diabo e seus agentes. No presente estudo veremos a ação de um dos aliados do Dragão (satanás), que é a besta que emerge do mar, identificada com o anticristo.

Leitura e Análise do Texto – Ap 13.1-10.

V.1: “Vi emergir do mar...”:
O mar simboliza as nações gentílicas - Sl 65.7. De uma dessas nações, surgirá a Besta (anticristo), o líder sob o comando de satanás, que seduzirá as nações. É bom lembrar que esse líder, começará a sua carreira como um grande “pacificador” – Dn 9.27. Ele estabelecerá importantes alianças políticas e o mundo se maravilhará com a sua capacidade de articulação. Ele fará uma aliança de paz com Israel de sete anos. No meio desse período o anticristo romperá a aliança e revelará a sua verdadeira face. Ele a essa altura suspenderá as cerimônias no Templo de Jerusalém, já reconstruído e se assentará ali como se fosse o próprio Deus. Dn 9.27; II Ts 2.1-12; A ação dessa “besta” faz lembrar ação de um animal terrível, com um poder destruidor inimaginável. Muitos estudiosos veem nas sete cabeças, uma alusão à cidade de Roma, construída sobre sete colinas. Os dez chifres e os dez diademas remetem a reinos, ou a coalizão de dez nações possivelmente sob o poderio dessa besta. Muitos dos estudiosos sérios da escatologia chegam a afirmar que seu governo começará na Europa, estendendo seu domínio por todo o mundo.

V.2: “A besta que vi era semelhante...”:
Os animais citados neste versículo lembram as feras vistas na visão de Daniel capítulo 7: leão (Babilônia); urso (Média-Persia); leopardo (Grécia); e um animal terrível (possivelmente o império romano renascido, sob a liderança do anticristo). O último império mundial será alicerçado sobre os impérios anteriores e concentrará todo o seu mal e poder. Esse ultimo império estará totalmente sob o controle de satanás.

V.3: “...uma de suas cabeças como golpeada de morte...”:
As 7 cabeças representam, não apenas sete colinas, mas sete reis aliados a besta em seu governo satânico. Mais na frente no capítulo 17, entenderemos melhor a figura do anticristo. Ali veremos de forma mais explicita o império romano que ressurgirá do abismo, pois é obra de satanás. Essa ferida mortal, na verdade nos parece uma farsa para impressionar o mundo pela manifestação do poder sobrenatural mostrado pelo anticristo sob a eficácia de satanás. Note que o versículo 3 refere-se a uma das cabeças como golpeada de morte. O império romano aparentemente morto se levantará de uma forma tremenda. Ele exercerá o poder religioso, político e econômico de uma forma jamais vista. Claro que tudo isso será permitido por Deus com um propósito de juízo. Haverá também grandes manifestações de poder sobrenatural satânico – II Ts 2.9,10

V.4: “... e adoraram o dragão porque deu autoridade a besta...”:
A besta recebeu seu poder do dragão, sobretudo dando nova vida ao poder perseguidor. O mundo ficará maravilhado com o poder da besta e lhe prestará culto.

Vs. 5,6: “Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias...”:
Satanás fará que a besta seja um grande orador, cujos discursos blasfemarão contra Deus. Na verdade, a besta busca para si a honra e a adoração só devidas a Deus. Seu tempo de poderio é limitado.

V.7-10: “Foi-lhe dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse”:
Deus permitirá que o anticristo peleje contra os santos e os vença. Muitos serão martirizados, mas perseverarão em fidelidade a Deus até o fim. Note que o mundo se recusou a ouvir e adorar Cristo, mas ouvirá o anticristo e se curvará diante dele. Para resumir, a besta tanto será um reino (para alguns o império romano restaurado), como um “super líder” (o anticristo).

Algumas das várias referencias ao anticristo:
No livro de Daniel: Dn 7.1-6,17,18,21,25; No ensino de Cristo: Mt 24.15-28; Na teologia de João: I Jo 2.2,22,29; 4.2,3; II Jo 7; Na teologia de Paulo: II Ts 2.1-12.
Obs.
  1. Muitos anticristos já se levantaram sobre a terra. Todos eles foram precursores do Anticristo que virá.
  2. Ele incorporará todo poder, força e crueldade dos impérios do passado.
  3. A profecia de Daniel, de certa maneira se cumpriu quando o imperador romano Antíoco Epifânio profanou o templo consagrando-o a Zeus e mais tarde sacrificou porcos no altar da casa de Deus.
  4. A besta que emerge do mar= o anticristo que surgirá das nações ímpias em agitação.
  5. Ele aparecerá num contexto de grandes convulsões sociais – guerras, rumores de guerras, reinos se levantarão contra reinos e o mundo será um campo de guerra; naturais – terremotos, epidemias e fome; surgirá num tempo de profunda inquietação religiosa – ele brotará do ventre da grande apostasia. Os homens obedecerão ao ensino de demônios e não suportarão a sã doutrina.
  6. Ele aparecerá oferecendo soluções para os problemas mundiais. O mundo será seduzido pelo seu poder.
  7. Ele surgirá num tempo de profunda desatenção aos juízos de Deus. Esse tempo será como nos dias de Noé.


Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Dn 7; Ter. Dn 9; Qua. Mt 24; Qui. II Ts 2; Sex. I Jo 2; Sáb. I Jo 4

Versículo para memorizar:Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do pai não está nele”.

Série de Estudos em Apocalipse/Compilação/Pra. Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com
Bibliografia: Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Pentecostal; Genebra; Estudo Bíblico Expositivo de Warren W. Wiersbe; Apocalipse – O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes; Estudo em Apocalipse – Dennis Allan.




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...