terça-feira, 10 de julho de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XIX ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabus, 95 A – Candeias – Jaboatão dos Guararapes PE
CEP 54.440 – 350 – Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Malta  - www.ocolodopai.com

Série de Estudos em Apocalipse
XIX Estudo: Os sete Trovões, João e o Livrinho

Introdução: No estudo anterior vimos os dois primeiros “Ais” anunciados pela Águia que passou voando pelo meio do céu. Aqueles Ais eram os juízos da 5ª e 6ª Trombeta. Aqui veremos novamente uma série interrompida por um intervalo. Deus aqui oferece outras mensagens de consolação aos seus servos.

Leitura e Análise do Texto: Ap.10.1-11
V.1: “Vi outro Anjo forte descendo do céu” – Três aparições do Anjo Forte em Apocalipse – Ap.5.2; 10.1; 18.21
Neste versículo o Anjo Forte que tem sido identificado com Jesus Cristo por causa de suas características, por alguns comentaristas, desce trazendo um livrinho aberto e os sete trovões o acompanham. Para outros, entretanto, creem que ele é um anjo que vêm direto da presença de Deus e do Cristo ressurreto. Seja qual for a interpretação, esse Anjo Forte vem do céu com a glória celestial e traz a revelação de Deus.

“Envolto em nuvem”: sempre que aparece referencia a nuvem, há uma ligação com o poder e a glória de Deus. Nuvens são citadas mais de cem vezes no A.T: Êx. 13.21; 19.9, 16; 24.16; II Cr. 6.1; Sl. 97.2; Is. 19.1; 30.27; Dn.7.13; Na. 1.3; No N.T: encontramos Mt.24.30; 26.64; I Ts. 4.17.

Vs. 2-4: “E tinha na mão um livrinho aberto”: Tudo indica que o livrinho contém o restante da mensagem profética que João transmitirá. O Senhor é o único digno de entregar ao seu servo o restante da mensagem. A postura do Anjo é de um conquistador tomando posse de seu território.

V.3: E bradou com grande voz como ruge o leão: O Leão de Judá brada para anunciar o que está por vir. Ele vem anunciar a vitória – Jr.25.30,31; Os. 11.10; “Desferiram os sete trovões as suas próprias vozes”: Chegamos a mais uma série de sete. Os sete trovões proclamam mais uma revelação da vontade do Senhor para o tempo do fim. A voz do Senhor é comparada várias vezes com o trovão: Sl 29; Jó 26.14; 37.5; Jo 12.28,29.

V.4:  Logo que falaram os sete trovões eu ia escreverO texto não diz por que João é proibido de escrever o que os sete trovões proferem. Aqui encontramos a única coisa selada em um livro aberto.
Quando Deus decide velar sua verdade, não adianta especular – Dt. 29.29; Nenhuma visão, sonho ou revelação de homens pode ir além do que já nos foi revelado na Palavra de Deus. A Bíblia é o filtro santo, através do qual submetemos nossos sonhos, visões e revelações. Deus não revela tudo aos homens, pois não teríamos capacidade de compreender seus altos pensamentos – Is. 55.8,9; Quando se diz respeito à proteção dos seus fiéis, Deus sempre faz muito mais do que ele mostra aos homens. De vez em quando ele abre uma cortina sobrenatural para revelar algumas batalhas espirituais, mas não tudo – Js.5.13-15; Dn.10.12-21; At.4.23,31; Ef.6.12

Vs. 5-11: A Declaração do Anjo Forte:
Vs. 5,6: “Então, o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu  e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora,” - O Anjo levanta a mão para o céu em juramento, a fim de afirmar a solenidade e a certeza das palavras ditas. Deus coloca-se sob juramento em várias ocasiões – At. 2.29,30; Hb. 6.13-20; 7.20-22; A Palavra será cumprida, Deus vem adiando os seus julgamentos para que pecadores perdidos tenham tempo de se arrepender. – II Pe.3.1-9; Agora Ele apressará seus julgamentos e cumprirá seus propósitos. Aleluia!

V.7: “mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.” O sinal para o cumprimento desse mistério é o toque da sétima Trombeta. A última metade da Tribulação tem início quando os anjos começam a derramar as taças, nas quais “se consumou a cólera de Deus” – Ap.15; No Antigo Testamento “os servos, os profetas” foram enviados para avisar o povo do perigo da desobediência e dos castigos de Deus sobre os infiéis – II Rs.17.23; Jr.7.25,28; 25.4-7; 26.4-6; 44.4-6; Ed. 9.10-12;

Vs.8-11: “A voz que ouvi, vinda do céu, estava de novo falando comigo e dizendo: Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo em pé sobre o mar e sobre a terra. Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel. Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo. Então, me disseram: É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis”. As instruções que o Anjo dá a João devem lembrar a responsabilidade de assimilar a palavra de Deus e de torná-la parte do seu interior. Note que não bastava a João ver o livrinho e tomar conhecimento do seu conteúdo e propósito. Era necessário comê-lo, o conteúdo do livro precisava fazer parte de seu interior. A Palavra de Deus é comparada a alimento: pão Mt.4.4; leite I Pe.2.2; Mel Sl 119.103; Os profetas Jeremias e Ezequiel sabiam o significado de comer a Palavra de Deus antes de compartilhá-la – Jr.15.16; Ez.2.9; 3.4; Ai do pregador ou mestre que apenas repete a palavra de Deus sem praticá-la! Rm.11.22; A Palavra sempre trará tristeza e alegria, amargor e doçura – II Tm.3.16; O ministro fiel “anuncia todo desígnio de Deus”- At. 20.27; II Ts.1.6-10; O ministro fiel não dilui a mensagem de Deus para agradar os ouvintes – II Tm.4.1-5; Hb.10.26-31; O Anjo incumbe João de profetizar novamente, seu trabalho ainda não terminou. O termo “nações” refere-se às nações gentias.

Textos para serem lidos durante a semana:

Seg. Hb.9; Ter. Hb.10; Qua. Rm.11; Qui. At.20; Sex.II Co.2; Sáb.II Tm.4

Versículo para memorizar: “Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus” Rm.11.22 a

Bibliografia:
Bíblia de Estudo/Compilação/Pra.Nadia Malta: Anotada; Shedd; Pentecostal e de Genebra
Comentário Bíblico Expositivo de Warren W. Wiersbe; Apocalipse – O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes; Apocalipse Dennis Allan

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...