quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/SÓ NELE O MEU CORAÇÃO CONFIA!

SÓ NELE O MEU CORAÇÃO CONFIA!
Salmo 28


OBJETIVO
Despertar o povo de Deus a confiar e se fortalecer no Senhor independente da circunstancias.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido mostra mais uma vez Davi, o querido rei salmista de Israel, homem segundo o coração de Deus enfrentando uma situação difícil.

Não se conhece detalhadamente o contexto histórico que motivou este salmo. No entanto, podemos perceber pelas palavras do salmista, tratar-se de uma situação que envolve os ímpios, os que praticam a iniqüidade, bem como pessoas dissimuladas, que fingem ser amigas dele, mas querem arruiná-lo. Mais uma vez o salmista mescla súplicas com ações de graças.

INTRODUÇÃO
Na verdade, pouco importa a situação histórica deste salmo, o fato mais importante aqui, é que suas palavras proferidas há tanto tempo calam fundo em nossos corações e nos ensinam lições preciosas sobre o silencio de Deus, a perseverança e a fé confiante no meio das grandes provas pelas quais passamos.

A cada dia fica mais claro que os agires de Deus acontecem de acordo com a sua soberana vontade e obedecendo a um cronograma diferente daquele usado pelos seres humanos apressados. É imprescindível e terapêutico confiarmos no Senhor em toda e qualquer situação, mesmo quando ele se cala.

O autor de Hebreus diz (4.16): “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

Como servos do Deus vivo, quando estamos passando por momentos de grande aflição, a primeira coisa que nos ocorre é buscá-lo, para que ele nos livre daquela hora dolorosa. MAS O QUE FAZER QUANDO ELE SIMPLESMENTE SE CALA?

A Bíblia nos mostra inúmeros servos do passado que experimentaram a dor de não se sentirem ouvidos por Deus. Assim, essa experiência não é algo que acontece apenas com você ou comigo. Há propósito até para o silencio de Deus. Em algumas ocasiões, o próprio silêncio faz parte da resposta.

Veja o que dizem alguns servos de Deus em momentos de aparente silencio de Deus: Sl. 13.1: “Até quando Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim a tua face?” (Davi); Sl 35.22b: “Senhor, não te ausentes de mim!” (Davi); Sl 39.12 a: Ouve, Senhor a minha oração, escuta-me quando grito por socorro; não te emudeças à vista das minhas lágrimas” (Davi); Sl. 83.1 a: “Ó Deus não te cales” (Asafe); Sl 119. 82: “Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?” (Anônimo). Essas palavras lhe parecem familiares?

O SALMO LIDO NOS TRAZ ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE A CONFIANÇA EM DEUS:

1. A Confiança deve ser exercitada mesmo diante das orações aparentemente não respondidas – VS. 1-5:
  • Davi orou fervorosamente por uma situação que nos parece difícil, mas não obteve resposta, assim como você e eu tantas vezes. Precisamos compreender que o silencio ou a demora de Deus não significa recusa em responder. Há um propósito que talvez só compreendamos lá na frente.
  • Enquanto a bênção não vem, o Senhor trabalha em nós a humildade, a paciência e a fé confiante. No devido tempo, ele nos ajudará como o pastor acode as ovelhas.
  1. A confiança deve ser exercitada por causa do que Deus fez no passado – VS.6, 7:
·        O grande mistério da fé não é mover Deus em nossa direção, mas nos mover na direção de Deus. Sempre. Note que quando o salmista supera a aparente demora de Deus, através da perseverança e da fé confiante, a cena se transforma. Ele passa a cantar louvores ao Invés de chora e lamentar. O motivo dessa mudança radical está no v. 7: “Nele o meu coração confia”. O principal motivo para confiar no Senhor é aquilo que ele já fez no passado. Note o que ele diz no v. 7: “Nele fui socorrido”. O Senhor que nos socorreu no passado, é o mesmo que pode nos socorrer agora.
  • A fé no Deus vivo faz toda a diferença: as mãos dos inimigos estavam ocupadas com o mal (v.4); mas quando Davi ousou continuar crendo mesmo à despeito da situação e levantou as mãos em oração (v.2), então as mãos do Senhor se puseram a trabalhar para suprir a necessidade do seu amado salmista. (v.5). No v. 6 o salmista testemunha: “Bendito seja o Senhor porque me ouviu as vozes súplices!”.
  1. A confiança deve ser exercitada por causa das promessas  de Deus e de seus atributos imutáveis – VS. 8,9:
  • Davi encerra seu cântico encorajando o seu povo com o que aprendeu com aquela experiência. Da mesma maneira como o Senhor salvou o rei, salvará também aqueles que nele confiam, independentemente de emoções ou desejos. Por isso, mesmo em lágrimas, precisamos aprender a declarar a nossa confiança irrestrita em Deus. Os que confiam verdadeiramente em Deus não serão envergonhados.
  • Em outras palavras Davi está dizendo: “Não há fórmulas mágicas para sairmos das dificuldades, mas há um segredo que ele compartilha conosco: precisamos confiar no Senhor em todo o tempo, mesmo quando ele aparentemente silencia, porque só ele “é a força do seu povo, o refúgio salvador do seu ungido”. A Bíblia nos ensina que essa confiança não é um sentimento emocional, sujeito a mudanças de humores, mas é um exercício da vontade. É a vontade domada, sob controle. Eu decido confiar, você decide confiar. Os atributos eternos e imutáveis de Deus, bem como as suas promessas respaldam essa confiança.
CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui?
  1. No meio de uma dificuldade pequena ou grande, devemos nos achegar confiadamente junto ao Trono da graça, a fim de recebermos misericórdia em ocasião oportuna. E a ocasião é de Deus, não nossa.
  2. O silêncio aparente de Deus, não significa que ele não esteja ouvindo a nossa oração, normalmente é proposital, com vistas à nossa maturidade e crescimento espiritual.
  3. Quando entendemos este princípio, substituímos a voz de choro e lamentação pelo cântico de louvor antes mesmo da vitória consumada. Às vezes o louvamos até mesmo entre lágrimas.
  4. Passamos pela fé a testemunhar ousadamente sobre as mui grandes e preciosas promessas de Deus ao seu povo. Ele fez, Ele faz e Ele fará maravilhas em nosso meio.
  5. O grande mistério da fé não é mover Deus em nossa direção, mas nos mover na direção de Deus, nos refugiar nele, sempre.  


Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 13/6/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...