domingo, 3 de junho de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL!

PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL!
Ezequiel 37:1-14


Objetivo: Levar o povo de Deus a renovar a sua esperança, no que tange à manifestação do sobrenatural de Deus ao seu favor.

Idéia Central do Texto (ICT):
O livro do profeta Ezequiel é cheio de visões e parábolas vivas, usadas por Deus, para ministrar de forma sobrenatural e espetacular ao seu povo em meio ao período de cativeiro sob o jugo de Babilônia. O nome de Ezequiel significa Deus Fortalece, este fato é interessante porque foi exatamente isso que Deus fez enviando esse profeta ao seu povo cativo.Tanto os atos proféticos quanto as visões e parábolas, nem sempre foram de fácil compreensão.  

No texto que lemos, o Espírito de Deus conduziu o profeta através de uma visão até um vale de ossos sequíssimos, branqueados pelo sol e espalhados pelo chão. Eram esqueletos de cadáveres já decompostos e devorados pelas aves de rapina e animais carniceiros. 

O Senhor deseja trazer ao seu povo oprimido,  espiritualmente morto e subjugado, uma mensagem de esperança.

Introdução:
Sinceramente, essa não é uma visão que nenhum de nós gostaria de ter. Apesar de vivermos em um tempo no qual as pessoas são atraídas por cenários de tragédias e mortes. A mídia lança para dentro de nossas salas com o nosso consentimento não só fatos, como filmes cada vez mais trágicos. No entanto, é necessário que olhemos para essa visão, através dos olhos do profeta Ezequiel sempre que as coisas para nós se tornarem desoladoras.

Há momentos, em nossa jornada cristã que somos inclinados a desistir de tudo. Isso acontece tanto pessoalmente quanto em termos nacionais, quando temos experimentado uma sensação de desamparo e descrédito, sobretudo, em relação às instituições, a cada dia menos confiáveis. Em meio a tudo isto, é sempre renovador olhar para aquele Vale de Ossos secos e ver o que Deus do Impossível é capaz de fazer!

O povo de Deus estava debaixo do jugo de Babilônia,  havia desistido de Deus e de suas promessas, havia voltado as costas para ele em detestável desobediência e apostasia. Outro profeta, Jeremias, traz também uma visão bastante realista desse episódio em Lamentações, seu poema fúnebre para o funeral nacional. Quando as nossas impossibilidades chegam ao seu ápice, nos lembramos do cativeiro judeu em Babilônia e redescobriremos a esperança. O Deus que agiu ali pode agir hoje.

Talvez seja difícil para nós, que experimentamos a bênção de viver num país livre, compreender as dores e desolações de um cativeiro. Ali, só se pensa numa coisa, dia e noite, liberdade! Quando ela não vem, fica só a tristeza, a dor, o luto, o medo, a desesperança, a desolação e a morte. Era essa a situação do povo de Deus no meio daquele cativeiro.

No meio desse quadro desolador, Deus toma o seu profeta em espírito e o transporta, não para um lugar aprazível, mas para um lugar que tinha cheiro de morte por todos os lados. Às vezes precisamos de um choque de lucidez. O que Ezequiel vira não eram esqueletos inteiros, arrumados lado a lado, era um ajuntamento de ossos desordenados, tudo misturado, tudo muito seco, osso sobre osso, sem a menor possibilidade de haver um só vestígio de vida ali. Que choque para o profeta! Aquele vale desolador representava o real sentimento do povo em relação à sua própria situação no cativeiro. Contudo, o Senhor tem sempre promessas de restauração para aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados. O mesmo Deus que operou no passado opera hoje na sua e na minha vida. Amem?

A VISÃO DADA AO PROFETA DIZ RESPEITO À NAÇÃO DE ISRAEL QUE SE SENTIA MORTA, MAS TEM APLICAÇÃO NA VIDA DE TODO SERVO OU MINISTERIO QUE PRECISA DE UM RENOVO. Acompanhemos os passos do profeta nessa visão restauradora de Deus:

  1. Primeiro, o Senhor confronta o profeta, faze-o tomar consciência da verdadeira dimensão do problema – vs.1-3:
  • O Senhor faz o profeta andar ao redor daquele vale e observar a situação daqueles ossos: eles estavam sequíssimos. O Senhor pergunta então, ao profeta: “Acaso, poderão reviver esses ossos?”. Precisamos nos posicionar e identificar o nosso problema.
  • Quem humanamente falando pode devolver a vida a ossos secos? A um casamento morto? Quem pode trazer saúde a um corpo assolado por uma enfermidade incurável? Quem pode devolver a dignidade de voltar ao mercado de trabalho, a alguém de meia idade, considerado ultrapassado por um sistema injusto? Quem pode trazer vida a relacionamentos partidos, que há muito entraram em decomposição? Quem pode transformar corações de pedra em corações de carne? Quem pode regenerar espíritos mortos em delitos e pecados? São ossos sequíssimos, que por si mesmos, não podem reviver. Precisamos descobrir o lugar dos nossos ossos secos. Os ossos da visão de Ezequiel estavam em um Vale. Onde estão os nossos?
  • Precisamos andar ao redor deles e reconhecer que só Deus pode restaurar. O Senhor é o Deus que tudo pode. É ele quem vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Absolutamente tudo é possível para Deus.

  1. Segundo, o profeta é chamado à ação – vs. 4-8
  • Ezequiel havia profetizado para os montes – Ez 6.2; 36.1 e para as florestas – Ez 2.47;
  • E aqui recebe ordens de Deus para profetizar para ossos mortos. Isso parece loucura, mas a sabedoria de Deus é loucura para o homem natural. Nada na vida de um cristão verdadeiro pode acontecer de fato fora da esfera da Palavra de Deus. Não houve mudança efetiva no vale enquanto a palavra não foi falada, pregada. A Palavra é geradora e sustentadora da vida.
  • A Palavra de Deus é viva e eficaz” – Hb 4.12; ela não apenas tem vida, mas dá vida;
  • Jesus disse: “As palavras que vos tenho dito são espírito e são vida – Jo 6.63;
  • O profeta é chamado à ação. Ezequiel creu, obedeceu e à sua ordem, começou um grande mover. Os ossos começaram a se mexer, buscando cada osso ao seu osso. Os esqueletos recobriram-se de carnes, de peles, de modo que um grande exército parecia adormecido no fundo do vale. Deus é Deus de organização, de unidade, de ordem. A Palavra do Senhor é especialista em colocar ordem no caos. Mas ainda faltava algo essencial: VIDA!

  1. Terceiro, o Senhor ordena que o profeta complete a obra – vs. 9-14
  • Talvez muitos de nós, já nos contentássemos com o exército refeito e dormindo, mas Deus queria mais. Ele queria que a obra fosse completada, para isso foi necessário perseverança para ir até o fim.
  • O Senhor instruiu o seu profeta como deveria agir para completar a obra. Quando Ezequiel mais uma vez, em obediência, proferiu a palavra viva de Deus, então... O espírito, o fôlego de Deus (o Ruach= termo hebraico para espírito, fôlego; seu som lembra água corrente) entrou nos corpos adormecidos, eles adquiriram vida e se colocaram de pé, um exército sobremodo numeroso.
  • O v. 11 diz que esse vale é toda a casa de Israel que dizia: Os nossos ossos secaram, e pereceu a nossa esperança, estamos de todo exterminados”.
  • Quantos de nós, não temos dito a mesma coisa?
  • Mas hoje, o mesmo Espírito que soprou nos dias de Ezequiel, trazendo vida àquele Vale de ossos sequíssimos, quer operar no seu vale também.
Conclusão: O que Deus está requerendo hoje de você?
  1. Posicionamento. Identifique onde estão seus ossos secos: casamento; relacionamentos; área financeira; saúde? Vida espiritual caótica? Certifique-se que não há nada humano que se possa fazer e diga isso a Deus.
  2. Ação. Deus o chama a ação, então aja! Profetize, ministre a Palavra de Deus, creia e veja o sobrenatural de Deus mover-se a seu favor.
  3. Perseverança. Não desista no meio do caminho, espere que a obra esteja completa; só o Espírito Santo é capaz de encher de vida essa situação, em nome de Jesus Cristo!
Aleluia, Amém!
Sermão/ Pra. Nadia Malta – em 03.06.12 – nadiamalta@hotmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte.                                                                                                     

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...