domingo, 17 de junho de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta entregue por Manoela Malta/CONVERTE-NOS A TI, SENHOR!

CONVERTE-NOS A TI, SENHOR!
Lamentações 5:19-22


OBJETIVO
Levar o povo de Deus clamar por uma genuína conversão. A igreja é agencia de salvação, não supermercado de bênção!

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido é o desfecho do livro das Lamentações e mostra o profeta Jeremias, em nome de Jerusalém, invocando a glória do Senhor sobre o seu povo assolado e arrependido.

No capítulo três encontramos o profeta redescobrindo a esperança no meio da agonia de uma nação devastada. O profeta ali resolveu tirar os olhos da miséria ao seu redor e colocá-los nos atributos imutáveis e eternos de Deus como: misericórdia, fidelidade e bondade. É isso que precisamos fazer.

O livro das Lamentações é formado de cinco poemas fúnebres escritos para o funeral da nação morta. Jeremias termina o poema clamando ao Senhor por sua misericórdia sobre seu povo. Na verdade, todo o capítulo cinco é um clamor por essa misericórdia.

INTRODUÇÃO
No meio do povo de Deus, especialmente em nossos dias, temos visto com assombro ministrações sincréticas que não têm encontrado respaldo na Santa Palavra de Deus. O povo tem sido enredado com invólucros feiticeiros (Ez. 13.20) que apenas têm a aparência de piedade. No intimo essas práticas têm sido um verdadeiro desserviço ao verdadeiro Evangelho, que “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”, gerando toda uma geração de “crentes” emocionalmente doentes e dependentes de líderes despreparados. John Piper diz que “cristãos fracos não resistirão aos dias que virão!”. A igreja contemporânea tem perdido o foco, se desviado, se profissionalizado e precisa urgente de uma nova reforma.

A teologia do medo tem imperado em nossos dias. Existe uma fórmula simples e infalível para os que querem andar em novidade de vida: Obediência gera santificação; santificação gera autoridade e autoridade gera vida abundante. Aí está a verdadeira libertação. Contudo, é necessário: conversão genuína, encontro verdadeiro e transformador com Jesus Cristo, sem isso não há mudança de vida. Precisamos urgente voltar ao primeiro amor e nos converter ao Deus vivo de quem tanto temos nos afastado! O clamor de Jeremias ecoa em nossos dias.

O TEXTO LIDO APRESENTA UMA AFIRMAÇÃO, UM PEDIDO E QUATRO PERGUNTAS FEITAS PELO PROFETA JEREMIAS AO SENHOR EM LUGAR DO POVO ARREPENDIDO:

  1. Afirmação: “Tu, Senhor, reinas eternamente, o teu trono subsiste de geração em geração” – v.19:
  • O profeta reconhece em nome do povo o poder, a majestade e a soberania de Deus. Você tem reconhecido essa soberania? Tudo, absolutamente tudo está debaixo do controle soberano de Deus. Por mais que o homem se distancie do Senhor e ande por caminhos tortuosos, tudo o que lhe sobrevém é permitido por Deus. O salmista no Sl 139.7,8 diz: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”.
  1. 1ª Pergunta: “Por que te esquecerias de nós para sempre?” V.20 a:
  • O Senhor não esquece nem desampara seu povo, mas espera pacientemente que seu coração se volte para ele buscando-o em verdade. Deus não aceita uma adoração dividida como o culto prestado pelos samaritanos, que adoravam ao Deus de Israel, mas adoravam também os deuses das nações vizinhas. Como o Senhor poderia se esquecer de nós se o nosso nome está escrito na palma de suas mãos e somos como a menina dos seus olhos? Pense nisso, Deus ama você!
  1. 2ª Pergunta: “Por que nos desampararias por tanto tempo?” V.20b:
  • Na verdade, a pergunta do profeta tem a sua resposta na postura do próprio povo. O aparente desamparo de Deus está ligado à rebelião do povo. Comunhão com Deus requer vida no altar, entrega, compromisso com ele. Deus enviou o Seu Filho ao mundo para reconciliar o mundo com ele.
  1. Pedido Converte-nos a ti, Senhor e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes – v.21:
  • O povo deseja ardentemente experimentar a alegria do primeiro amor; reconhece que só o Senhor poderá fazer isso, restaurando esse relacionamento partido pelo pecado. Como precisamos todos voltar a ter aquela alegria dos primeiros tempos! A comunhão com Deus é revigorante e transformadora. A genuína conversão é obra do Espírito de Deus, clamemos, pois, a ele por isso. Que o Senhor mude a nossa rota.
  1. 3ª Pergunta: “Por que nos rejeitaria totalmente?” V.22a:
  • Novamente o profeta traz a pergunta que toca o coração amoroso do Pai que não rejeita para sempre os seus filhos, mas derrama a sua misericórdia aos corações quebrantados. Como o pai do filho pródigo que esperou pacientemente por seu filho rebelde, acolhendo-o de volta em seu regaço, vestindo-o com o melhor traje, dando-lhe um anel de autoridade e festejando com o novilho cevado preparado para aquela ocasião. Lc 15.20-24
  1. Pergunta: “Por que te enfurecerias sobremaneira contra nós outros?  V.22b:
  • Como foi dito no início este capítulo é um clamor dos fiéis pedindo a misericórdia de Deus. O ultimo questionamento do profeta traz a lume que a ira de Deus tem um prazo de validade e esse prazo, nós aprendemos que é definido pela nossa capacidade de quebrantamento e de arrependimento genuíno. Graças ao Senhor por sua infinita misericórdia, que tem o poder de se renovar a cada manhã e é a razão de não sermos consumidos.
CONCLUSÃO
Que revelações encontramos aqui?
  1. A metodologia de Deus quanto à libertação do seu povo continua a mesma de geração a geração: arrependimento, confissão, abandono de pecado e conversão verdadeira. Tudo isso na dependência absoluta de Deus, não de homens. A salvação é obra divina não humana.
  2. Precisamos resgatar a volta para a Palavra de Deus e reaprender a chorar diante de Deus pelos nossos pecados. Olhar para essa Palavra com um olhar investigativo e aplicar seus métodos infalíveis, porque não são métodos de homens, mas de Deus.
  3. Precisamos reconhecer o poder, a majestade e a soberania do Deus Todo Poderoso criador e sustentador de todas as coisas que está no controle soberano de absolutamente tudo. O Senhor jamais desiste do seu povo. Ele não nos desampara, nem nos rejeita para sempre. Ele exercita para conosco a sua longanimidade e espera pacientemente que nos voltemos para ele com o coração inteiro. Oremos ao Senhor para que sejamos convertidos de verdade e voltemos para ele de todo o nosso coração. Em Jr. 4.1 encontramos o clamor de Deus pelo seu povo: “Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando”.

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 17/6/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...