terça-feira, 5 de junho de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XIV ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Avenida Abdo Cabús, 95 A Candeias – Jaboatão dos Guararapes PE
CEP 54.440 – 350  Fone: 3469 3704 
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse
XIV Estudo: Digno é o Cordeiro – Ap 5.1-14

Introdução: No estudo anterior, vimos o apóstolo João sendo arrebatado aos céus, em visões de Deus e ali o Senhor começa a lhe mostrar o que sucederia no futuro. No presente estudo, veremos juntamente com João AQUELE que está sentado no Trono e que é digno de louvor. Há um livro na mão direita do Senhor que revela seus planos. Não há homem nem anjos, que possa chegar à sua presença para receber o livro. A solução para o impasse estabelecido é Jesus Cristo, O CORDEIRO REDENTOR. Só ele é digno de receber e abrir o livro.

Leitura e Análise do Texto – Ap 5.1-14; ver também Dn 7.9-14

V.1 – “Vi na mão direita daquele que estava sentado no trono”: Ez 2.9,10; Is 29.11; Dn 12.4:
A mão direita= sugere posição de autoridade. Representava a bênção do primogênito – Gn 48.13-18. A posição de honra na presença do rei – I Rs 2.19. A força vitoriosa – Jó 40.14; Is 63.11-14. A mão direita de Deus representa seu poder para estabelecer, proteger e resgatar seu povo – Sl 80. 14,15; Is 62.8. Por outro lado, é da mão direita de Deus que vêm os castigos para os inimigos dele – Hc 2.16; É a mão do juramento imutável de Deus a favor dos fiéis – Is  62.8. Reis seguram o cetro de autoridade com a mão direita – Mt 27.29. Em Ap 1.16; 2.1 – Vemos Jesus segurando as sete estrelas com a mão direita. A figura da mão direita é muito significativa no contexto do Apocalipse. Não é de se estranhar que a marca da besta será colocada na mão direita daqueles que se curvarem ao anticristo – Ap 13.16,17.
Um livro escrito por dentro e por fora”: Na forma de um rolo, um pergaminho escrito por dentro e por fora= um livro com uma mensagem completa. Representa a plena vontade de Deus para ser executada por seu servo – Sl 40.7,8. Ezequiel também recebeu um livro assim e lhe foi ordenado que o comesse, dentro dele havia lamentações, suspiros e ais.
Sete selos= enfatizam a fonte desta revelação: A vontade de Deus.

V.2 - “Vi também, um anjo forte, que proclamava em grande voz”: Três vezes no Apocalipse um anjo forte aparece numa missão de proclamação. Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? O grande foco do v.2 não é o mensageiro, mas sim a mensagem. Quem é digno de revelar e executar a vontade de Deus? A chamada de líderes e profetas não se deve a sua própria capacidade ou dignidade para tal, pelo contrário, todos somos indignos pelos nossos próprios pecados. Moisés- precisou tirar as sandálias e esconder o rosto temendo olhar para Deus – Êx 3.5,6.  Arão e seus filhos – precisaram passar por rituais de purificação – Lv 8.1-36.  Isaías – se viu como um homem perdido e pecador – Is 6.5-7.  Ezequiel – caiu com o rosto em terra por causa do seu pecado – Ez 1.28 até 2.2.  João – caiu como morto diante do Cristo glorificado - Ap 1.17. Esses homens cumpriram suas missões pela graça de Deus, não por seus próprios méritos.

V. 3 - “Nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, ninguém...”: Se dependesse das criaturas, a vontade de Deus jamais seria cumprida.  Não se achou ninguém digno de executar aquela tarefa.  Ver o que diz Paulo em Rm 3.23; 7.24,25;

V.4 - “E eu chorava muito...”: João se achou sem esperança, confiava tanto em Deus que queria ver a sua vontade executada, mesmo sem conhecer o conteúdo do livro. E quanto a nós, será que percebemos quando a vontade de Deus não é cumprida nem na nossa vida, nem na dos nossos queridos, por causa da nossa indignidade? Sentimos a mesma tristeza de João ou temos nos tornado cínicos, apresentando uma falsa aparência de piedade?

V.5 – “Todavia um dos anciãos me disse: não chores, eis que o Leão da tribo de Judá...”; Gn 49.9,10; Hb 7.14; Is 11.1,10; Rm 15.12: Desta vez é um dos anciãos que fala com João, ele o consola, mas com a verdadeira esperança, que vem somente em Jesus.
“Leão da Tribo de Judá” = Título real de Jesus, simboliza a majestade e realeza soberana do Messias conquistador – Is 11.2-9;  Na verdade, todos os títulos encontrados nos vs. 5,6 são messiânicos, vinculam a obra de Cristo às profecias do Antigo Testamento.
“Raiz de Davi” = As imagens de poder e realeza envolvem a linhagem real de Davi – Is 11; É uma profecia importante sobre o Rei Messiânico, cumprida em Jesus e confirmada por esta citação de Apocalipse – Rm 15.8-13; Ap 22.16.
“Venceu para abrir o livro e seus selos”: O que destaca Jesus no céu e na terra é a sua vitória. O fato de Jesus ter sido o único que, na sua carne já venceu o adversário por sua própria justiça, o deixa exclusiva e absolutamente qualificado – digno de abrir o livro.

V.6 – “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um cordeiro.”; Is 53.7; Zc 4.10: Esta é a primeira de 30 vezes no Apocalipse que Jesus é chamado de Cordeiro. Jesus é ao mesmo tempo o Leão de Judá e o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – Jo 1.29. O significado mais importante no A.T do Cordeiro Pascal, é encontrado em Êx. 12.1-28. Ali na primeira páscoa, o cordeiro serviu para livrar os israelitas da morte. No N.T Jesus se tornou o nosso Cordeiro Pascal – I Co 5.7; I Pe 1.19. Enquanto Leão ruge e despedaça seus inimigos, contudo, o Cordeiro é levado mudo ao matadouro – At 8.32; Is 53.7; No restante do livro do Apocalipse veremos que esse Cordeiro é o principal vencedor.
“Como tendo sido morto”: Jesus foi crucificado, mas venceu a morte, isto é significativamente consolador para nós.
“Ele tinha sete chifres” = fala de poder para derrotar o inimigo. Os cristãos não foram deixados sem defesa. O seu Cordeiro Pascal tem chifres; ele é também o Leão de Judá.

V.7 - “Tomou o livro”: Jesus exclusiva e completamente qualificado recebe o livro das mãos do Pai, para que seja revelado e executado seu conteúdo.

V.8 - “Quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro”: Jesus também se mostra digno de ser adorado. Jesus é Deus, ele é um com o Pai e o Espírito Santo – Mt 4.10; Mt 15.25; 28.17; Jo 9.38; Hb 1.6.
“Tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”: Harpas= símbolo de louvor no A.T – Sl 43.4; 81.2. Incenso= símbolo do sacerdócio e das orações – Êx 30.1-9; I Rs 7.48-50. Aqui entendemos que o incenso são as orações dos santos – Sl 141.2.

V.9 – “Entoavam novo cântico”; I Co 6.20; I Pe 1.18,19; I Jo 1.7: Os novos cânticos eram entoados em celebrações especiais – Sl 40.3; 33.3; 144.9,10. O motivo deste louvor especial encontramos nas linhas seguintes:
“Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos”: O louvor do cap. 4 é dirigido ao Pai; agora é dirigido ao Cordeiro por ser digno de abrir os selos.
“Porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”: Ef 1.7; Hb 9.12; I Pe 1.18,19; I JO 1.7; Jesus recebe louvor por ser o Salvador ressuscitado, que se sacrificou para oferecer salvação a todo que nele crer.

V.10 – “E para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes”;  Êx 19.6 - Jesus estabeleceu o seu reino e fez sacerdotes de todos os seus verdadeiros discípulos – I Pe 2.5,9.

Vs.11,12 – “Vi, e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares”; Dn 7.10. Anjos, seres viventes e anciãos! Milhões deles deram honra ao Cordeiro, que visão maravilhosa!

V.13 – Então ouvi que toda criatura que há... estava dizendo”;  I Cr 29.11; Fp 2.10; I Tm 6.16; A visão de João se amplia e ele percebe que toda a criação desde os altos céus ao fundo do mar dão louvor ao Pai e ao Cordeiro. Há uma sinfonia cósmica em adoração e louvor ao Deus Todo Poderoso.

V.14 - “E os seres viventes respondiam: amém!”: Vimos aqui uma plenitude de concordância diante dos cânticos e palavras proferidos. Há perfeita unidade e consonância no céu.
“Também os anciãos prostram-se e adoram”: O louvor e a adoração no céu são ininterruptos. Essa onda contínua de adoração ininterrupta engloba a todos desde os anciãos que formam o verdadeiro Israel de Deus, passando pelas hostes celestiais e toda a criação.
Conclusão: Que nossos corações possam compreender a real natureza de nosso chamado: GLORIFICAR O SENHOR E GOZÁ-LO PARA SEMPPRE!
Versículo para memorizar: Quem é digno de abrir o livro e desatar-lhe os selos?” Ap 5.2b

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe; Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...