quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estudo Bíblico/Pra.Nadia Malta/XIII ESTUDO EM APOCALIPSE.


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo  Cabús, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54.440-350  -  Fone 3469 3704  
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse
XIII Estudo: A Visão do Trono de Deus – Um convite a Adoração – Ap 4.1-11

Introdução: Até o capítulo 3, o livro do Apocalipse descreve a época da igreja. Esse período vai até o ARREBATAMENTO. A partir desse ponto começaremos a estudar as coisas que hão de vir: a Tribulação; a Grande Tribulação; o Milênio; e a Condição Eterna dos justos e injustos. Nos capítulos 4 e 5, João é levado em espírito, numa visão do céu na qual ele vê o Senhor sentado no Trono no comando absoluto de todas as coisas. A visão é gloriosa e impactante e traz um convite a adoração contínua.

Leitura e Análise do Texto:
V.1: Uma Porta Aberta no céu (Revelação) - Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas”.
  • Chegamos a uma transição da mensagem de Apocalipse. “Depois destas coisas”= refere-se às coisas dos capítulos 2 e 3. São os assuntos concernentes à igreja. A igreja não é mais mencionada até o capítulo 19, onde é vista descendo do céu com o Senhor Jesus para reinar no Milênio, depois ela só é mencionada nominalmente em Ap 22.16.
  • Aqui a ênfase não está no acesso ao céu no sentido de salvação final e eterna de João. Deus queria lhe mostrar o céu aberto e as coisas que estavam acontecendo lá; Ez 1.1. A mesma voz do Ap 1.10; naquele momento João virou para ver quem falava e viu Jesus no meio dos candeeiros.
  • Os próximos acontecimentos atingirão todos os que habitam sobre a terra.  A falsa igreja ainda estará na terra. Os ímpios e os que ainda se converterão em meio a muito sofrimento e perseguição. A igreja verdadeira, a Noiva do Cordeiro, já terá sido arrebatada. Ver a promessa feita a Filadélfia em Ap 3.10.
V.2: João viu um Trono no céu e O Todo Poderoso assentado nele. - “Imediatamente eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado”; Ap 1.10; 17.3; 21.10; Is 6.1; Jr 17.12; Ez 1.26; 10.1; Dn 7.9; Trono é lugar de honra de autoridade e de soberania. Todos os tronos da terra estão subordinados ao Trono do céu.
  • João recebe essa revelação tremenda, por meio de uma visão que o transporta para o céu. João desmente a crença de que o trono do universo estava em Roma, e convida seus leitores a contemplarem o único e Verdadeiro Deus, sentado em seu Trono, reinando soberanamente sobre tudo e todos. A palavra trono é mencionada mais de trinta vezes; isso reafirma a soberania de Deus. Há 67 passagens no Novo Testamento que falam de Trono, 47 delas estão no livro do Apocalipse e 12 delas só neste capítulo 4.
V.3:  Um Trono de Graça e Misericórdia - “e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda”. Ez 1.28
  • João jamais acharia palavras adequadas para descrever o que ele viu, por isso ele usa a expressão acima. Duas pedras brilhantes refletem a sua luz e produzem um arco-íris ao redor do trono. Como é o caso de muitas pedras preciosas, as cores do jaspe e do sardônio não são absolutas; alguns comentaristas falam de jaspe branco, cristalino como o diamante; o sardônio, vermelho, sugerindo respectivamente santidade e justiça de Deus.
  • É interessante lembrar que tanto o jaspe quanto o sardônio faziam parte do peitoral do juízo usado pelos antigos sacerdotes do Senhor; Ex. 28.17-21; Sl 89.14; 97.2. Certamente a glória de Deus e o fogo do seu poder saem do seu trono; Is 60.1,2; Dn 7.9,10; Ez 1.26-28; Sl 97.2,3. O Arco-íris também fala da bondade de um Deus de alianças com as suas criaturas; Gn 9.12,13; Ez 1.28. Alguns estudiosos sugerem que aqui o arco-íris, não será apenas um arco, mas um circulo, porque  no céu todas as coisas são completas, embora tenha uma certa lógica, essa é apenas uma especulação.
V. 4: Os Santos de Todas as épocas reinarão com o Senhor - “Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro”.
  • Representam à totalidade do povo de Deus das duas alianças; 12 tribos de Israel; 12 apóstolos de Jesus; 24 anciãos= 24 turnos dos sacerdotes= sacerdócio real de I Pe 2.9. A descrição dos vencedores que recebem suas coroas e reinam com o Senhor; Ap 2.10, 26,27; 3.4,5,11,21; A santidade e pureza dos servos fiéis.
V.5: O Trono é lugar de juízo e ira - “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus”. Êx 19.16; 37.23; II Cr 4.20; Ez 1.13; Zc 4.2;
  • Sai do trono de Deus o poder para falar, julgar e castigar; Sl 18.13,14; 144.6; Êx 19.16-19. O número 7 aqui não significa quantidade, mas plenitude, abrangência. As 7 tochas que são os 7 Espíritos de Deus falam de onipresença, onipotência e onisciência.
V.6: O Trono é lugar de santidade e Transparência -“Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás”. Êx 38.8; Ez 1.5,22;
  • O Deus Eterno habita em luz inacessível – I Tm 6.16. O mar de vidro sugere santificação; Deus é Santo e separado das suas criaturas. Mar no final do livro (21.1), na visão de comunhão perfeita, já não existe.
  • Nada escapa ao conhecimento do Soberano Deus.
Vs. 7,8: Seres celestiais proclamam a glória de Deus - “O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir”.  Ez 1.5-18; 10.12,14; Is 6.2,3;
  • Esses seres sugerem a plenitude da criação de Deus: Leão= forte predador; símbolo da realeza; Jesus é o Rei, o Messias de Israel aponta para o Evangelho de Mateus. Novilho= animal conhecido por sua força e serviço; Jesus, o servo obediente de Deus. Aponta para o Evangelho de Marcos. Homem= Jesus, o homem perfeito; força e inteligência (sabedoria). Aponta para o Evangelho de Lucas. Águia= predador rápido que enxerga longe; Jesus é Deus. Aponta para o Evangelho de João.
  • “Seis asas” – Como os Serafins de Is 6.2,3; servos de alta posição que assistem na presença de Deus, fazendo tudo que ele manda; são capazes de ver em todas as direções; servem e adoram a Deus continuamente.
  • A postura desses anjos especiais nos sugere uma adoração contínua, ininterrupta, aonde quer que estejamos. No que tange a adoração não há descanso para nós. Fomos criados para glorificar o Senhor em tudo e em qualquer lugar.
  • Santo, santo, santo é o Senhor Deus” = esta expressão de louvor se encontra aqui e em Is 6.3; a tríplice repetição é para dar ênfase a afirmação.
  • O senhor está acima e separado de suas criaturas. Deus, o Todo Poderoso recebe louvor como o Onipotente; ver Jó 33.4; Jó 32.8; Gn 48.3; 49.25; Is 13.6; Jl 1.5; Mc 14.62; II Co 6.18.
Vs. 9-11: Santos de todas as épocas adorarão ao Senhor - “Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”.
  • Só o Senhor é digno de receber toda honra, toda gloria e toda adoração.
  • “Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão” = representando a totalidade do povo de Deus em todas as épocas participando entusiasticamente nessa adoração.
  • “Depositaram as suas coroas diante do trono”= mesmo as coroas recebidas do próprio Deus servem para a glória do Criador; eles livremente entregam a sua glória a Deus; sem Deus nada somos. Tudo recebemos de Deus e a ele tudo entregamos.
  • Deus está no controle: Ele é o personagem principal do céu. Que privilégio Deus concedeu a João quando o convocou ao céu numa visão! Que privilégio nosso podermos conhecer o que João viu! O v. 11 encerra o capítulo com um hino de louvor à majestade de Deus.

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Is 6; Ter. Ez 1; Qua. Ez 10; Qui. Dn 7;  Sex. Êx 19; Sáb. Sl 18

Versículo para memorizar: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” Ap 5.13b
Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe; Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...