quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/X ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95 A - Candeias – Jaboatão PE
C E P  54.440 – 350       Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta  -  Pra. Nadia Malta – http://ocolodopai.blogspot.com

Série de Estudos em apocalipse
X Estudo: Mensagem à Igreja de Sardes – Ap 3.1-6

Introdução: Prosseguimos com temor e tremor ouvindo o que o Espírito diz às igrejas. Saímos de Tiatira e entramos em Sardes e descobrimos que as coisas não melhoraram muito, pelo contrário essa igreja precisava de um reavivamento urgente. Havia ali uma atmosfera de torpor espiritual, era tudo um grande faz de contas, aqueles irmãos pareciam vivos, ativos e engajados, mas estavam mortos e Aquele que passeia no meio dos candeeiros, que tem os Sete Espíritos de Deus, não se impressiona com exterioridades ou ativismos, mas sonda mentes e vê corações. Quem tem ouvidos ouça o que Ele diz às igrejas!

Breve Histórico da cidade de Sardes: Estava situada aproximadamente a 80km a nordeste de Esmirna e 48km a noroeste de Filadélfia, à margem oriental do rio Pactolus, numa fertilíssima região da Ásia Menor. A cidade gloriosa de Sardes foi capital da Lídia no século VII a.C. Viveu seu tempo áureo  nos dias do rei Creso. Estava situada no alto de uma colina, rodeada de muralhas e fortificada, sentia-se intransponível. Muitos precipícios íngremes circundavam e protegiam aquela cidade. Seus habitantes e seus soldados achavam que jamais cairiam nas mãos do inimigo. Seus habitantes se orgulhavam dessa invulnerabilidade e realmente ao que tudo indica nunca foram derrotados num confronto direto, no entanto, a falta de vigilância daquela cidade levou-a a cair nas mãos do rei Ciro da Pérsia em 529 a.C. Ele penetrou na cidade sorrateiramente através de um buraco na muralha. Faltou vigilância. 

Toda vez que negligenciamos nossas muralhas somos atacados. À semelhança da cidade, foi exatamente o que aconteceu a igreja de Sardes. Mais tarde por volta de 218 a.C. foi dominada por Antíoco Epifânio. No ano 17 d.C. a cidade foi parcialmente destruída por um terremoto e reconstruída pelo imperador Tibério. Esta cidade imprudente e orgulhosa tinha como deusa padroeira Cibele a mesma Artémis dos gregos. Esta divindade era reverenciada por supostamente dar vida aos mortos. Contudo a igreja naquela cidade estava morrendo e só Cristo poderia reavivá-la.
Leitura e análise do texto – Ap 3.1-6

Sardes= Remanescente; o que sobrou ou escapou. A Igreja de Sardes, segundo alguns estudiosos aponta para o momento da Reforma. Este movimento que começou em 1517 vai até o final. Deus levantou um homem chamado Lutero, que se opôs à idolatria e ao paganismo da igreja Católica Romana. Ele experimentou o Cristo Vivo e descobriu que o “justo viverá pela fé”. Ele confrontou as doutrinas heréticas da época, como as indulgências que negavam a salvação pela graça de Deus. E afixou as suas 95 teses na porta do castelo de Wittemberg na Alemanha em protesto aos desmandos de Roma. A ação desse reformador foi o início de um movimento que procurou trazer a Igreja de volta a pureza doutrinária. Tudo isso deu origem aos cinco “Solas” da reforma que sintetizam o credo básico dos reformadores e na verdade são ecos do que ordena as Escrituras Sagradas: Sola Scriptura - "Somente a Escritura", ou a autoridade e suficiência das Escrituras. Solus Christus - "Somente Cristo", ou a suficiência e exclusividade de Cristo. Sola Gratia - "Somente a Graça", ou a única causa eficiente da salvação. Sola Fide - "Somente a Fé", ou a exclusividade da Fé como meio de Justificação e Soli Deo Gloria - "A Deus somente, a glória", ou a exclusividade do serviço e da adoração a Deus.

Sardes é a igreja fraca, a igreja morta e influenciada pelo mundanismo que precisava ser despertada. Se para Tiatira, o Senhor disse: “tenho visto as tuas obras, o teu amor, a tua fé, a tua perseverança”. Em relação a Sardes, o Senhor fala duramente. A igreja se achava imbatível.  Acabou se ensoberbecendo e parou de vigiar. Aqui o Senhor dirige seu elogio apenas a alguns poucos que não se deixaram contaminar pelo ambiente pagão degenerado à sua volta, alguns veem aqui no remanescente fiel de Sardes a figura dos reformadores, especialmente Lutero, que apesar de preservar alguns equívocos doutrinários, deu o pontapé inicial ao movimento reformista. A igreja tornou-se como a cidade, se deixou influenciar pelo mundo acolhendo seus padrões. Tinha nome e fama, mas não vida. A essa igreja Jesus envia uma carta de despertamento para que buscasse um avivamento. Assim como pela falta de vigilância das sentinelas da cidade de Sardes, ela foi invadida, também pela falta de vigilância dos crentes de Sardes, Satanás atacou a doutrina provocando as maiores divisões.

Sardes recebeu do Senhor:

Acusação - V.1, 3b: “Tens nome de que vives, mas estás morta”; “Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”.= fala do excesso de movimento, atividades e programações no meio da igreja, bem como da necessidade de uma vigilância constante para não cair no ativismo árido.
  • Para que tanto movimento tem servido? As igrejas têm virado clubes eclesiásticos em vez de agencias de salvação. Será que esses movimentos têm levado a um crescimento espiritual na igreja? Observe o ministério de Jesus, ele nunca estava correndo, também não estava parado. Sua vida foi marcada por um ir constante em serena dependência do Pai. Cada passo dado por ele era sempre ditado pelo Pai.
  • Excesso de atividade gera fadiga e distancia de Deus. São tantas as atividades, os eventos (seminários, palestras, chás, almoços, jantares, encontros, simpósios, etc. e tudo isso com durações enormes) que as pessoas não têm tempo para Deus. O atrativo da Igreja é Jesus e não as atividades.
  • O Senhor repreende a Sardes duramente ordenando-lhe que se arrependa, porque se ela não vigiar, ele virá contra ela como vem o ladrão, repentinamente.
  • Os padrões do mundo têm que sair de nosso meio. Tudo que havia sido condenado em Tiatira estava sendo visto em Sardes – o espírito de idolatria, mercantilismo e sincretismo. Há muitos elementos dos cultos pagãos em Sardes. Basta olhar à nossa volta para comprovar essa triste realidade.
Admoestação - Vs. 2,3a:Sê vigilante e consolida o resto que está para morrer...”; “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te”.  
  • Deus confiou à Reforma o dever de resgatar a Sã Doutrina Bíblica e apresenta-la ao mundo, mergulhado no obscurantismo da Igreja Católica. Contudo, não podemos perder de vista que mesmo a igreja reformada continua precisando de uma Reforma. Quase Cinco séculos depois, muitas igrejas foram se fechando em cada revelação recebida, surgindo assim milhares de denominações, que nunca foi intenção de Deus.
  • “Conta-se que certo pastor por constatar o estado de apatia espiritual da igreja convidou seus membros para o sepultamento daquela igreja no domingo seguinte. Até os faltosos compareceram naquele dia. O clima era fúnebre, todos muitos tristes e na frente do altar um caixão aberto. No final da cerimônia o pastor pediu que os membros fizessem uma fila para se despedir do defunto. E cada membro ao olhar para dentro do caixão via sua própria imagem refletida num espelho colocado no fundo do caixão". Vale refletir!
  • A morte de uma igreja pode acontecer lentamente, passando quase despercebido. Embora haja uma aparência que tudo está bem: obras, eventos e barulho, mas Deus vê e julga os corações.
Elogio e Promessa ao vencedor Vs. 4-6: – “tens, contudo em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras, e andarão de branco junto comigo, pois são dignas”; “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”; “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Sardes quer dizer o que restou, e Jesus diz que ainda há algumas pessoas fiéis, que não se deixaram levar e contaminar pelo sistema. Em todas as épocas houve sempre um remanescente fiel. O Senhor fala aos poucos em Sardes que não contaminaram as suas vestes. Como entender o V.5? Ali é dito que: o que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da Vida”. Aqui entendemos mais uma vez que salvação verdadeira não se perde como muitos tentam ensinar.
Para os vencedores de Sardes, o Senhor promete: “Será vestido de vestes brancas” (a justificação de Deus) Aqui o Senhor fala tanto da justificação quanto da santificação perfectiva que é a glorificação. Ele conhece o coração de cada igreja e de cada discípulo.

Textos para serem lidos durante a semana: Seg. II Co 11; Ter. I Tm 2;  Qua. Fp 4;  Qui. I Ts 4; Sex. Dn 12;  Sáb. Mt 24
Versículo para memorizar: O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos”- Ap 3.5
Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação - Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe; Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...