quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/DESPENSEIROS DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS!

DESPENSEIROS DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS! I Pedro 4. 7-11


Objetivo: Exortar o povo de Deus a viver como bom despenseiro da multiforme graça de Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
Na época em que o apóstolo Pedro escreveu esta epístola, o imperador Nero havia desencadeado uma intensa perseguição aos cristãos, obrigando-os a fugir para as regiões mais remotas do império romano.
Essa fuga não os livrou da fúria assassina do imperador e muitos cristãos foram martirizados.

Pedro escreve as palavras que acabamos de ler, prevendo que muitos morreriam inclusive ele. Ele diz para os seus leitores: “O fim de todas as coisas está próximo!” e passa a exortá-los a viverem sob a perspectiva de uma morte iminente. Pedro quer mostrar aqui a necessidade de imprimir a vida de cada um, certo caráter de urgência em cumprir tanto uma vida de santidade quanto em se colocar como fiel despenseiro da multiforme graça de Deus para que a obra de Deus seja feita sobre a terra o mais rápido possível.

Introdução:
Apesar de não estarmos vivendo nos dias de Pedro, não sabemos o dia em que partiremos desta terra ou o dia que o Senhor virá para arrebatar a sua igreja. Por isso a necessidade de despertar do sono e vigiar. 

As palavras proferidas por Pedro foram dirigidas a crentes. Se o Senhor o chamasse hoje, você estaria preparado? O mesmo caráter de urgência e prontidão trazido aos leitores do passado é trazido hoje a cada um de nós. Se tivermos sentidos espirituais aguçados perceberemos que há um mover de Deus neste mundo para que as profecias em relação às últimas coisas, se cumpram.

O apostolo Paulo ratifica as palavras de Pedro e diz em Ef.5.15, 16: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”. Estamos vivendo dias maus sobre a terra, isso é um fato. O Senhor nos vocacionou como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Será que os nossos atos têm testificado dessa mordomia que será requerida de nós? 

Somos despenseiros= mordomos da despensa de Deus. A graça de Deus é multiforme= se manifesta através de várias maneiras por intermédio de nós. Precisamos aproveitar o tempo que temos. E esse tempo se chama hoje. O apóstolo Pedro diz de forma profética: O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PRÓXIMO!”.

O que temos visto à nossa volta? Terremotos, tornados, tsunamis, enchentes, secas, incêndios, a natureza parece que enlouqueceu. São catástrofes de dimensões nunca imaginadas. Quando ouvimos as palavras de Pedro, elas mais parecem manchetes do jornal do dia. Contudo, não precisamos temer. Pedro diz em I Pe 1.3 que fomos regenerados para uma viva esperança por meio da ressurreição de Cristo. Em Lc.21.28 o Senhor diz: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça porque a vossa redenção se aproxima”.

Os crentes precisam se mover, cumprir seu chamado. Falar do amor de Deus, deixar de brigar por bobagem, tirar os olhos desta terra e focá-los na eternidade. Não importa o que está acontecendo no mundo precisamos exercer nossa vocação de despenseiros, custe o que custar.

SABENDO QUE O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PROXIMO, PEDRO FAZ QUATRO EXORTAÇÕES AOS BONS DESPENSEIROS DA MULTIFOME GRAÇA DE DEUS:

1. Sejam criteriosos – v.7b:
* Criterioso= significa ter discernimento, tino; distinguir o erro da verdade. Quando nos afastamos da Luz perdemos de vista o certo do errado. Jesus (a Palavra Viva) é lâmpada para nossos pés e luz para os nossos caminhos. Sl 119.105. Sejamos criteriosos em relação à sã doutrina; em relação aos falsos ensinos que andam por ai. Que possamos olhar unicamente na direção do Senhor e de sua Santa Palavra. Criteriosos na fé, criteriosos no testemunho, não sendo coniventes com o pecado. Criteriosos na perseverança. Sejamos criteriosos no convívio do lar com nossos cônjuges, com os nossos filhos.
* Sejamos criteriosos no exercício da mutualidade (na ajuda uns aos outros). Na honestidade, na palavra empenhada; na dedicação, no amor sem cobrança. Sejamos criteriosos no trabalho, na hora de cumprir os compromissos; nos negócios; na hora de ser fiador de alguém; na hora de assinar um documento. Sejamos criteriosos no lucro para não defraudar ninguém, criteriosos nas ações. “O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PRÓXIMO!”. Devemos ser bons despenseiros da multiforme graça de Deus no critério em todas as coisas! A GRAÇA TAMBÉM SE MANIFESTA EM UM ANDAR CRITERIOSO.

2. Sejam sóbrios a bem das vossas orações – v.7b:
* Sobriedade= equilíbrio, coerência. Aqui o Senhor através de Pedro nos exorta ao equilíbrio. Esta palavra é para crentes. Devemos ser equilibrados a bem das nossas orações. Isto significa que o Senhor não atende aquele que tem dois pesos e duas medidas. O Senhor faz uma exortação bem séria a esse respeito em Lc. 21.34: Acautelai-vos, por vós mesmos, para que nunca suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”.
* Por exemplo: o Senhor não vai colocar hum milhão de reais nas mãos de um gastador compulsivo, que se endividou por não se controlar. Não adianta pedir cura para uma enfermidade que é o resultado de uma glutonaria desenfreada.
* Sejamos sóbrios em nosso viver para que nossas orações sejam respondidas. “O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PRÓXIMO!”. Devemos ser bons despenseiros da multiforme graça de Deus na sobriedade! A GRAÇA TAMBÉM SE MANIFESTA EM SOBRIEDADE.

3. Acima de tudo, tenham amor intenso uns para com os outros – VS. 8-10:
* O Senhor espera dos despenseiros da sua multiforme graça que alem de serem criteriosos e sóbrios, também tenham amor intenso uns para com os outros. Amor é credencial de crente verdadeiro.  O Crente que ama, perdoa, acolhe, alimenta, cuida, não vive para si mesmo. É sempre um canal doador de graça (favor não merecido). Às vezes Jesus vem disfarçado e espera que o reconheçamos em Mateus 25:31-36 ele diz: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda."Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. E ainda VS.38-40 ele explica: Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
"O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. Portanto, não negligenciemos o amor prático!
* Amem uns aos outros, “O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PRÓXIMO!”. Devemos ser bons despenseiros da multiforme graça de Deus na ministração do amor não fingido! A GRAÇA SE MANIFESTA EM ATOS CONCRETOS DE AMOR!

4. Glorifiquem a Deus no falar e no agir – v.11:
* Paulo diz em Ef.4.29: Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para a edificação, conforme a necessidade, e , assim transmita graça aos que ouvem”. O que você tem falado tem transmitido graça ou desgraça?
* Quando Paulo fala em palavras torpes ele não fala em palavrões como muitos pensam, ele se refere a eles como chocarrices. Palavras torpes se referem a tudo que sai de nossa boca com cheiro de podre. São aqueles comentários depreciativos que denigrem a imagem de alguém. A crítica mordaz, a murmuração, a maledicência e outras coisas que não glorificam a Deus.
* O falar e o agir do crente devem glorificar a Deus e transmitir graça aos que ouvem e vêem. O falar do crente precisa encontrar eco em seu agir. Palavra e ação andam juntas. Diga ao aflito Deus te abençoe, mas estenda as mãos de forma prática no que puder ajudar.
* Alivie o peso do cansado, estenda as mãos ao desesperado. Cuide dos filhos da vizinha hospitalizada, ajude a carregar as compras daquela outra. Às vezes esse aflito está dentro de casa.
* Dê banho e comida ao idoso acamado. Evangelize com palavras, mas, sobretudo com atitudes. “O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PRÓXIMO!”. Devemos ser bons despenseiros da multiforme graça de Deus na glorificação do seu santo e excelso nome em nosso falar e agir! A GRAÇA SE MANIFESTA ATRAVÉS DE UM FALAR E UM AGIR CONSOANTE.

CONCLUSÃO: Quais as quatro exortações de Pedro aos bons despenseiros da multiforme graça de Deus neste texto?
1. Que sejam criteriosos em tudo e com todos.
2. Que sejam sóbrios (equilibrados) para que suas orações sejam respondidas.
3. Que tenham amor intenso uns para com os outros.
4. Que glorifiquem a Deus através do seu falar. Tudo isso porque “O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PRÓXIMO!”.

Aleluia, Amém!
Este material pode ser reproduzido e utilizado, desde que seja mencionada a Fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...