domingo, 15 de abril de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/ESPERAR EM DEUS É PREPARAÇÃO, NÃO ACOMODAÇÃO!

ESPERAR EM DEUS É PREPARAÇÃO, NÃO ACOMODAÇÃO!
Isaías 40.28-31
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.


Objetivo: Encorajar os ouvintes a encarar a espera em Deus como um tempo de preparação para a própria caminhada com o Senhor.

Idéia Central do texto (ICT):
No contexto geral onde está inserido o texto lido, vimos o profeta Isaías exaltando a majestade de Deus. O texto começa no versículo 12 e vai até o versículo 31.

O profeta aqui exalta a majestade e o poder de Deus. Distante do Senhor até os mais fortes e jovens podem cair de cansados. Em compensação há um vigor sobrenatural, que será derramado sobre os que verdadeiramente esperam no Senhor. Pois essa espera é na verdade um tempo de preparação para grandes coisas da parte de Deus para os seus escolhidos, inclusive a nossa própria jornada por esta terra. Certo pensador Cristão disse que: “a espera, muitas vezes faz parte da resposta”.

Introdução:
Você gosta de esperar? Ninguém gosta principalmente no mundo de rapidez e velocidade que vivemos. Esperamos na fila do banco. Esperamos horas no consultório dos médicos. Esperamos na fila do supermercado. Esperamos os filhos que chegam tarde. Esperamos a conversão dos queridos. Esperamos respostas, esperamos a sentença do juiz a nosso favor. Esperamos a cura de uma enfermidade, esperamos, sempre. Aliás, esperar é o que mais fazemos. Agora, são poucos os que esperam no Senhor verdadeiramente. E é exatamente o que precisamos aprender a fazer, segundo o texto lido. Temos falado sobre confiança e é impossível confiar sem esperar ou vice versa.

Quando esse tipo de espera se instala em nosso coração, estamos dizendo: “Eu tenho esperança, pois estou sendo preparado pelo Senhor!”. Esperar no Senhor é ter esperança no seu agir. O Apóstolo Pedro em I Pe 1.3 diz que para esse tipo de espera fomos regenerados: Bendito o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

A palavra “esperar” no hebraico significa: amarrar entrelaçado e ter a expectativa certeira de que alguma coisa vai acontecer. Quando esperamos no Senhor, nossas vidas ficam entrelaçadas com a dele, ficamos tão fortalecidos nesse entrelaçamento que aguardamos sem temor o que ele tem para nós, seja o que for.

Essa espera não pode ser confundida com acomodação ou preguiça. Ela é também um tempo de preparação. Enquanto esperamos, vamos sendo preparados para o que virá, através das orações e da leitura da Palavra. Se precisamos esperar por um emprego, devemos nos preparar, nos reciclar para ele. De nada adianta ficar em casa, de braços cruzados, achando que Deus vai mandar um kit do céu para o seu desemprego. Ore, confie, mas distribua currículos, faça contatos e Deus o honrará.

Quando esperamos devemos associar a fé com a esperança. Fé+esperança= a confiança, a certeza do que se espera. No Sl 27.14 o salmista diz: Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.

O TEXTO LIDO APRESENTA A ESPERA EM DEUS COMO UM TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA A NOSSA JORNADA SOBRE A TERRA E ESSA PREPARAÇÃO NOS HABILITARÁ SOBRENATURALMENTE DE QUATRO MANEIRAS:

1.     Renovando as nossas forças – v.31a
  • Paulo falando aos efésios no cap. 6.10 diz: Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.
  • Há muitos fracos e abatidos em nosso meio; o que devem fazer para ser restaurados? A receita do texto é simples: Esperar e confiar no Senhor”. Muitos têm se acomodado, desistido ao invés de esperar no Senhor. Acabam perdendo a bênção. O Senhor faz “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”.
  • O v.28 deste contexto diz que o Senhor não se cansa nem se fatiga e em Ef.5.1 o apóstolo Paulo convoca seus leitores para serem imitadores de Deus como filhos amados. Será que temos observamos esta ordenança? Vivemos cansados, sobrecarregados e acomodados em nossas indolências. Que possamos lutar contra todo espírito maligno de preguiça que tem tentado nos aprisionar e roubar a nossa bênção.
  • Muitos dizem: “Não vou ao culto, porque estou cansado”; “Não vou ao circulo e oração, porque não tenho coragem”; “Não tenho vontade de ler a Bíblia, porque não entendo nada”; “Não sinto vontade de orar, porque não sei orar e acho enfadonho”; e é interminável a lista das nossas desculpas.
  • A igreja de nossos dias está vivendo uma crise de acomodação e falta de compromisso com a obra de Deus e as disciplinas espirituais.
  • Esperar no Senhor é participar do Corpo de Cristo (A igreja); pois é no Corpo que recebemos instrução, encorajamento, refrigério espiritual e temos a nossas forças renovadas. Jesus disse: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”; é no Corpo que recebemos esse alívio.
  • Abraão é um exemplo de alguém que perseverou em esperar em Deus e foi às ultimas conseqüências nessa espera; em Rm 4.18 Paulo diz: Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito”.

2.     Fazendo-nos voar nas alturas como a águia – v. 31b
  • A águia usa os obstáculos para voar ainda mais alto. Ela voa acima das tempestades. Deus quer nos elevar a patamares mais altos, ele quer nos elevar acima das dificuldades.
  • A águia tem uma visão tremenda, chega a 180°; ela enxerga longe e é isso que Deus deseja para nós. O problema é que há muitos míopes espirituais em nosso meio e ainda aqueles que têm visão de galinha: curta e limitada. Fomos chamados para ter visão de águia.
3.     Treinando-nos a Correr e não nos cansar – v.31c
  • Na vida espiritual à medida que nos entrelaçamos com o Senhor, empreendemos grandes corridas, sem nos cansar. Assim fazemos, na força que o Senhor supre, corramos a carreira que nos está proposta.
  • Veja o exemplo de Moisés, ele começou o seu ministério aos 80 anos e foi até os 120 anos, e a Bíblia diz que não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.

4.     Empreender longas caminhadas sem nos fatigar – v.31d:
  • Estamos num tempo de avançar; o Senhor nos tem aberto portas para realizarmos a sua obra. A tendência humana é de se acomodar diante dos desafios, por achar que não se dará conta do recado. Precisamos trabalhar enquanto é dia, a noite vem quando não poderemos trabalhar. A promessa lida nos afirma que se esperarmos no Senhor, caminharemos, avançaremos, sem nos fatigar; tudo que precisamos é dizer SIM a essa promessa.
  • O Senhor nos desafia hoje, a esperarmos nele; não ficarmos parados, acomodados, mas absolutamente entrelaçados com ele e fortalecidos nele.
  • O salmista no Sl 25.3 diz: Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado”.

CONCLUSÃO: O QUE O ESPÍRITO DE DEUS QUER MINISTRAR AO SEU CORAÇÃO?

  1. Deus quer tirá-lo dessa acomodação, para que você se torne águia do Senhor.
  2. Ele quer que você à semelhança de Abraão, espere contra a esperança se for preciso, até alcançar o que ele tem reservado para a sua vida.
  3. Ele quer hoje, à semelhança do que aconteceu com Moisés, visitá-lo com um vigor espiritual, acima de todo entendimento.
  4. Finalmente, se você crer nisso, terá as suas forças renovadas; subirá com asas como águia; correrá e não se cansará e caminhará e não se fatigará.
Aleluia. Amém!
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...