domingo, 1 de abril de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/CORAGEM, AS AFLIÇÕES PASSAM!

CORAGEM, AS AFLIÇÕES PASSAM!  II Co 4.16-18


Objetivo: Desafiar o povo de Deus a tirar os olhos daquilo que é visível e parece ameaçador e colocá-los naquilo que é invisível.

Ideia Central do Texto:
Esse texto do apóstolo Paulo fala do desígnio e efeito das aflições (tempestades) na vida do cristão, que é produzir eterno peso de glória acima de toda comparação.

É um grande desafio para nós cristãos, o exercício da fé viva em meio às tempestades da vida. Recorremos ao apostolo Paulo, por ele ser um especialista nesse exercício. Certamente ele nos ajudará a entender esse assunto de tão difícil compreensão.

No texto lido, Paulo nos ensina que há um propósito de Deus para todas as aflições ou tempestades da vida e elas têm um tempo de validade. Essa é a idéia central deste texto.

Introdução:
Temos falado nesses dias sobre a confiança em Deus em meio às lutas desta vida, que não são poucas. O Senhor certamente deseja que amadureçamos na fé e no conhecimento de Deus. Embora o nosso espírito esteja pronto, as nossas emoções e o nosso corpo não aguentam por si só esses embates. Por isso é tão oportuno rogar ao Senhor que proteja as nossas emoções no meio das aflições, para que nossa fé não esmoreça.

Deus está treinando guerreiros de fé sobre a terra para crer no impossível, ver o invisível e ouvir o inaudível. Diante das aflições percebemos três posturas distintas: Aqueles que embora experimentem na carne os efeitos dos embates procuram negá-los numa espiritualidade hipócrita. Outros se desesperam e tendem a abandonar o Caminho. Felizmente há os que entendem que o simples fato de habitarmos num mundo caído nos expõe a enfrentar as lutas desta vida. Em Jo.16.33 Jesus encoraja:  Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Viver sobre a terra não é fácil, mas quem disse que seria? A grande diferença entre nós e os incrédulos é que em meio às lutas podemos recorrer a Cristo que é o alívio para o nosso cansaço e a nossa sobrecarga.

O Senhor afirma em Os. 4.6 que o seu povo está sendo destruído por falta de conhecimento. São poucos os que querem estudar de forma sistemática a Palavra de Deus. Por isso o profeta Oseias diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terraOs. 6.3. Ah, como precisamos ser regados assim!

O TEXTO APONTA TRÊS RAZÕES PARA NÃO ESMORECERMOS NA FÉ AO ENFRENTAR AS AFLIÇÕES:

  1. “A aflição renova o nosso espírito, por isso não devemos desanimar” – v.16: Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”.
  • Quem está dando este conselho é um campeão de fé, um especialista em superar aflições, não um crente de fachada. Ele aqui não se refere ao desânimo enquanto emoção, sujeito às circunstancias; ele fala de ânimo como um padrão de fé que vê além daquilo que é visto com os olhos humanos. E é esse padrão de fé que vai renovando o nosso espírito dia a dia.  
  • Quero dizer a você hoje: Tenha bom ânimo, continue orando e crendo! Ore pelo seu cônjuge incrédulo, ore por seus filhos distantes de Deus, você não gerou filhos para serem instrumentos nas mãos de satanás, mas os gerou para a glória de Deus! Ore pelas situações aparentemente insolúveis, ore para que o Senhor abra portas onde elas não existem. Simplesmente ore e deixe que o mais Ele fará.
  • A percepção sobrenatural de Paulo era tão grande que o faz afirmar que ainda que a aflição seja tão violenta ao ponto de destruir nosso homem exterior (corpo físico); o nosso homem interior (nosso espírito) se renovará de dia em dia. Isso é que é fé! Mesmo que você não contemple a sua vitória, suas orações ficarão rendendo dividendos na poupança de Deus! E a resposta virá, por isso, comece desde já a agradecer pelas respostas que estão vindo!

  1. A aflição tem propósito e prazo de validade – v.17: Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação”.
  • Paulo não está fazendo aqui, uma apologia masoquista ao sofrimento, nem banalizando as nossas lutas. Pois sabemos que não tem nada de agradável em passar por tribulações. Mas às vezes é necessário atravessá-las como um recurso didático de Deus. Ele está nos alertando para ficarmos espertos, porque essas dificuldades pelas quais passamos alem de propósito, têm prazo de validade e podem ser revertidas para o nosso bem, se aprendermos olhar para elas usando critérios e valores eternos. Rm 8.28,29
Por isso, Paulo nesse versículo estimula os seus leitores de todas as épocas a aprenderem a enxergar com os olhos sobrenaturais. Homens e mulheres de Deus peçam ao Senhor visão espiritual! Só os que vivem por fé, aprendem a olhar o sofrimento de outra perspectiva. A cruz que carregamos hoje se converterá em ressurreição amanhã e repercutirá na eternidade para a glória de Deus!  Sl 119.67,71, 80.

  1. Por pior que seja a aflição, devemos manter os olhos Naquele que é invisível – v.18: “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.
  • A terceira exortação de Paulo para os seus leitores justifica as anteriores. Precisamos entender que o mundo invisível é o único verdadeiramente real.
  • Se nos preocupássemos em olhar para o mundo invisível como Deus deseja, jamais nos sentiríamos desanimados, abatidos ou destruídos diante das aflições da vida. A triste realidade é que somos todos, com raríssimas exceções, ainda meninos na fé e tendemos a nos desesperar e nos desestruturar diante das dificuldades da vida.
  • Os grandes homens e mulheres de Deus, mencionados em Hebreus 11 (a grande galeria dos heróis da fé), chegaram aonde chegaram porque creram no impossível, viram o invisível e ouviram o inaudível. Tudo que vemos terá fim um dia; mas aquilo que só é visto com os olhos espirituais, permanecerá para sempre. Como adquirir essa percepção do mundo espiritual? Por meio da fé que vem pelo conhecimento de Deus através do ouvir a sua Palavra e da revelação do Espírito Santo.
  • Falando sobre Moisés o autor de Hebreus diz em Hb.11.27: “Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível”.

CONCLUSÃO: O que o texto nos ensina hoje?
  1. Não desanime diante das aflições e tempestades da vida, por mais difíceis que sejam elas têm o propósito de fazer o nosso espírito amadurecer e se renovar.
  2. As aflições e tribulações têm propósito e prazo de validade e podem ser revertidas ao nosso favor se aprendermos a olhar para elas com critérios e valores eternos!
  3. Que possamos adquirir obstinadamente a percepção do sobrenatural de Deus, através do conhecimento dele pela sua Palavra e revelação do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo!
  4. O Dr. Shedd comenta este texto com muita propriedade procurando mostrar “o contraste na vida do cristão entre o corpo fraco e o espírito forte, entre o presente doloroso e o futuro glorioso e entre as coisas visíveis temporais e as coisas invisíveis e eternas”. Que o Senhor nos abrigue à sombra de suas asas até que passem as aflições.

Aleluia, Amém!
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...