domingo, 29 de abril de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/A IRRESISTÍVEL GRAÇA DE DEUS!

A IRRESISTÍVEL GRAÇA DE DEUS!
Isaías 1.18-20 
Vinde, pois e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse. (ARA) 


OBJETIVO
Levar aos ouvintes o maravilhoso, incomparável e irresistível convite da graça de Deus.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido mostra o profeta Isaías usado por Deus para trazer uma mensagem de salvação para uma nação rebelde e contenciosa. Isaías traz um convite profético da irresistível graça de Deus setecentos anos antes dessa Graça encarnar na pessoa de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo.

O texto de Isaías é extremamente contemporâneo e chama a atenção para o fato de que o Senhor é o Deus da oportunidade e ele espera que aqueles que o ouvem, sejam sensíveis à sua voz. Aqui, a depravação total do homem é confrontada com o juízo e a graça de Deus.

INTRODUÇÃO
A Palavra de Deus tem sido tão banalizada, tão mercadejada e tão negligenciada em nossos dias que nunca foi tão difícil anunciá-la. Mas, Deus não desiste! Glórias sejam dadas a Ele por isso.

Creio mesmo que os anjos já desceram para a ceifa, os campos estão brancos para a grande colheita de almas dos últimos dias. E veremos se cumprir a promessa de Deus de que a sua glória cobrirá a terra como as águas cobrem o mar”.

Os que estão à nossa volta têm sede e fome, mas não de água e alimento. Sede e fome da Palavra do Senhor. Por isso, apesar do que vemos em termos de testemunhos negativos de muitos que professam o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, não podemos desistir de anunciar essa Palavra de Vida Eterna. Se nos recusarmos a anunciar, as próprias pedras clamarão.

Aceitar o Convite da Graça e receber o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal é a única chance que o homem tem de zerar a sua história sobre a terra e adentrar a eternidade reconciliado com Deus. Aleluia!

Hoje é muito comum as pessoas perseguirem e disputarem cargos, posições sociais, status, numa busca desenfreada por proeminência nessa terra. E há os que alcançam. Mas por quanto tempo? E Bíblia pergunta: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Hoje é dia de salvação, hoje é o dia aceitável do Senhor, portanto, você que tem ouvidos para ouvir, não rejeite o convite da Graça de Deus! A salvação é de graça e pela graça. A eleição é incondicional e o convite é irresistível apenas para os eficazmente chamados por Deus. E esses perseverarão até o fim.

NO TEXTO LIDO ENCONTRAMOS O PROFETA ISAÍAS TRAZENDO UM CONVITE DA GRAÇA DE DEUS E DUAS CONSEQUÊNCIAS, UMA POSITIVA E UMA NEGATIVA:

  1. O Convite: “Vinde e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (v. 18):
  • Os leitores de Isaías são chamados pelo profeta para arrazoar, ouvir a sua argumentação no que diz respeito à Graça de Deus. Essa argumentação é irrefutável, não tem o que discutir. A proposta aqui é zerar a vida e a história pessoal. A chance é imperdível, pois é presente de Deus, iniciativa de Deus e não do homem.
  • Há um convite explícito. Se a Graça convida é sinal que alcançamos o favor de Deus, sem que haja nenhum merecimento de nossa parte. O mais encantador na Graça de Deus é que tudo que o pecador precisa fazer é dizer: SIM, EU ACEITO O CONVITE! E crerá e receberá esse convite todo o que foi destinado para a vida eterna. At.13.48. Esse pecador arrependido vem para o Senhor do jeito que está. A própria Graça se encarregará de fazer as transformações necessárias. O mesmo convite feito nos dias de Isaías é feito hoje para quantos tiverem ouvidos para ouvi-lo.
  • O grande propósito deste convite é nos tirar da condição miserável em que vivíamos, apagar nossos pecados, por piores que tenham sido e nos restabelecer em honra. É uma nova e única chance. O próprio Senhor concede o arrependimento para a vida eterna. At.11.18
  • Quando avançamos no tempo encontramos este mesmo convite sendo ratificado por Jesus, a própria Graça Encarnada, em Mt. 11.28-30: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Os que aceitam este convite saem da condição de mortos em seus delitos e pecados, são vivificados pelo Espírito Santo e se tornam santuários das moradas do Altíssimo, filhos amados de Deus. Jo 14.1 Grande é o privilégio!
  1. A Conseqüência positiva para os que aceitam o convite: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (v. 19):
  • A Graça nos convida em primeiro lugar para a salvação e em seguida para a vitória. O tratamento celestial é VIP. No Kit da salvação vem tudo que precisamos para esta vida e a vindoura. Todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade (II Pe 1.3). E o Senhor Jesus ainda acrescenta: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo.10.10).
  • Passamos a ser chamados de Filhos e herdeiros de Deus.  Em I Pe. 2. 9, 10 diz: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”. Saímos da condição de meras criaturas, para condição honrosa de filhos de Deus!
  • O Senhor quer nos dar o melhor desta terra. E com toda certeza Ele não está falando de superficialidades, mas da Suficiência dessa Graça salvadora, libertadora, sustentadora, firmadora e fortalecedora vinda do próprio Deus. Passamos a viver na terra, mas na perspectiva do céu. Passamos a vibrar na frequência de Deus como tabernáculos vivos da vida de Deus.
  • Somos revestidos de um poder sobrenatural para vencer todas as demandas que nos sobrevém. Uma força desconhecida até então nos fortalece para a vitória.
  1. A conseqüência negativa para os que rejeitam o convite da graça de Deus: “Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse” (v. 20):
  • O que Deus requer de nós? Obediência. Ele deseja que os que ouvem seu convite respondam afirmativamente, tanto para a salvação quanto para a vitória.
  • Se a nossa atitude for de rebelião, seremos devorados à espada. De que espada o Senhor está falando aqui? Da Sua Santa Palavra que é a Espada do Espírito. Os que rejeitam o convite da Graça sofrerão os efeitos dessa Espada.
  • A Espada do Espírito é afiadíssima e tem dois gumes: um lado salva, liberta, instrui, corrige, disciplina; o outro julga, sentencia, destrói. Um lado aponta para o céu o outro para o inferno. O apóstolo Paulo diz em II Coríntios 2.15,16 que a Palavra de Deus tem cheiro de vida para os que são alcançados e cheiro de morte para os que se perdem.
  •  Se tivermos ouvidos espirituais abertos, seremos eficazmente alcançados! As ovelhas do Senhor ouvirão a sua voz e o seguirão, pois “são marcadas nas orelhas e nas patas”- Martinho Lutero.
CONCLUSÃO
O que o Senhor está requerendo de nós hoje?
  1. Que sejamos sensíveis ao convite da Graça de Deus, talvez a última chance seja hoje.
  2. Deus deseja fazer tudo novo em nossa vida; tudo que precisamos fazer é dar o passo de fé em sua direção e dizer: SIM, EU ACEITO SENHOR O SEU CONVITE E RECEBO JESUS COMO MEU SENHOR E SALVADOR! O Senhor tem o melhor para cada um de nós!
  3. O caminho da rebelião contra Deus é árduo e doloroso. Ao final dele espera a Espada do juízo de Deus. Só há dois caminhos: céu e inferno, não há uma terceira opção. Pense nisso! Portanto “Se ouvires hoje a voz do Senhor não endureçam os seus corações!”.
  4. Quero encerrar com as palavras do apóstolo Paulo em Rm 8.28-30: Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou” (NVI).

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 29/4/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...