terça-feira, 24 de abril de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/VIII ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54.440- 450  Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta  - Pra. Nádia Maltahttp://ocolodopai.blogspot.com
Série de Estudos em Apocalipse
VIII Estudo: Mensagem à Igreja de Pérgamo – Ap 2.12-17

Introdução: Falamos no estudo anterior sobre a Igreja de Esmirna. A Igreja sofredora, perseguida tanto por judeus, quanto pelo império romano. Esmirna não recebeu nenhuma crítica do Senhor, apenas elogio e conselho. Aquela igreja, embora pobre materialmente, era considerada rica por sua fidelidade ao Senhor. Hoje veremos a igreja de Pérgamo, esta mensagem é dirigida a todos os crentes de todas as épocas e é um alerta contra o perigo da auto-exaltação, bem como da transigência com o pecado.

Breve Histórico da Cidade de Pérgamo: Historicamente é a cidade de maior tamanho e maior destaque na Ásia Menor. Importante centro cultural sobrepujava Éfeso e Esmirna em vários aspectos. Tinha a segunda maior Biblioteca do mundo, perdendo apenas para Alexandria. Um destacado centro de paganismo religioso. Havia altares a vários deuses. Inclusive do templo a Zeus saía fumaça diariamente dos sacrifícios oferecidos àquele deus pagão. Além de Zeus havia uma infinidade de outras divindades cultuadas, inclusive Esculápio, deus da medicina reverenciado até hoje, simbolizado por serpentes enroladas numa vara. A cidade fervilhava de práticas contrárias ao Deus Vivo, único e verdadeiro. A cidade de Pérgamo abrigava o primeiro templo ao imperador. Alguns estudiosos chamam Pérgamo de “a Lourdes da antiguidade” pelas romarias que para lá acorriam.

Leitura e Análise do Texto – Ap 2.12-17
Pérgamo – a Igreja transigente, que vai de 313 a 606 da nossa era.
Pérgamo= casada, exaltada – esta igreja foi conduzida a um casamento com o mundo e o paganismo, que é considerado adultério espiritual. Esta igreja recebeu grandes revelações de Deus, pelo muito conhecimento se exaltou tornando-se tolerante com as heresias pagãs que acabaram adentrando a igreja.

Pérgamo recebeu do Senhor:
Aprovação – v.13
  1. Como seus irmãos em Esmirna, os cristãos de Pérgamo haviam sofrido perseguições e um dos membros dessa igreja havia morrido por sua fé (Antipas), o 1º mártir da Ásia Menor.
  2. Trono de Satanás” = centro de adoração pagã; em Pérgamo foi erigido um santuário para a implantação de culto ao imperador romano. Em Pérgamo estava o trono de satanás. Ele não apenas habitava na cidade, mas lá estava o seu trono. O trono de Satanás não estava num edifício, como hoje sugerem os defensores do Movimento de Batalha espiritual, mas no seu sistema. Deus enxerga uma igreja instalada no meio do acampamento de Satanás.
  3. Apesar do sofrimento a igreja permaneceu fiel, pelo menos parte dela, se recusando a colocar incenso no altar e declarar: “César é senhor!”.
Acusação – vs. 14,15
  1. Apesar da fidelidade de um mártir (Antipas), a igreja como um todo não era irrepreensível diante do Senhor!
  2. Satanás não conseguiu destruir a Igreja agindo como um leão que ruge (I Pe 5.8), mas ganhou território agindo como serpente que engana e seduz (união do cristianismo com o paganismo). A igreja ficou dividida entre o engano e a verdade e acabou optando pelo primeiro.
  3. Um grupo de pessoas transigentes infiltrou-se na igreja com doutrinas e práticas que Jesus detestava. obs. No início do III século o imperador Constantino oficializou o cristianismo. A expressão católica= universal, mas o acréscimo da palavra romana a essa expressão não é bíblico.
  4. O infiéis daquela igreja aceitavam o ensino dos nicolaítas (falsos mestres) que vimos em Éfeso (Ap 2.6), seus ensinamentos são chamados Doutrina de Balaão. Esse grupo que afirmava ser cristão mandava no povo e o impelia para longe da verdade. II Jo 7-11
  5. Balaão recebeu dinheiro para amaldiçoar Israel, mas o Senhor não permitiu, então, ele mudou de estratégia e orientou Balaque a seduzir o povo e leva-lo a adorar e se banquetear-se com os moabitas junto aos seus altares pagãos.
  6. A Doutrina de Deus é enxuta, não há lugar nem espaço para adendos, não podemos esquecer isto!
  7. Os israelitas caíram na armadilha e adotaram a “política de boa vizinhança” – comeram carnes sacrificadas a ídolos e tiveram relações sexuais ilícitas como parte de rituais pagãos – Nm capítulos 22-25.  
Qual a aplicação desse episódio da história antiga de Israel para a igreja de Pérgamo?
1. Um grupo dessa igreja dizia não ser nada demais ter relações amigáveis com Roma, e que não havia mal em colocar um pouco de incenso no altar e se declarar leal a César. Era política do império absorver a cultura dos povos e assim regimentos inteiros de soldados eram batizados por ordem do imperador e os “novos convertidos” se infiltravam com as suas práticas libertinas.

2. Antipas recusou-se a transigir e foi martirizado. Conta a tradição que ele foi assado vivo num recipiente de bronze, no reinado de Domiciano. O Senhor acusa os cristãos de Pérgamo de “prostituição espiritual”, essa atitude lhe custaria seu testemunho e sua coroa.

3. Os cristãos de hoje, também são tentados a buscar realização pessoal fazendo concessões indevidas – Tg 4.4; Gl 1.10; I Jo 2.15. Hoje vemos muito claramente um sincretismo desenfreado no meio de muitos redutos chamados de cristãos, como resultado de concessões ao paganismo.
O sistema espiritual deste mundo é considerado uma prostituta corrompida, enquanto a Igreja (Noiva de Cristo) deve ser pura, imaculada.

4. Pérgamo deixou que o paganismo se infiltrasse na igreja. A igreja cometeu o mesmo erro de Israel no passado: a adoração de ídolos e a união com o mundo.

Exortação e Prêmio aos Vencedores: - vs. 16,17
1.      Antipas havia sentido o peso da espada de Roma, mas a igreja de Pérgamo sentiria a força da espada de Cristo, caso não se arrependesse; Hb 4.12
2.      Como nas igrejas anteriores, o apelo final é a indivíduos.
3.      Como Deus alimentou seu povo no deserto com o maná, assim ele prometeu ao vencedor alimenta-lo com o maná escondido.  Maná escondido      Quando o Maná cessou, o Senhor ordenou que uma porção dele fosse colocada na Arca da Aliança, que posteriormente foi colocada no templo. Com a destruição do Templo, conta uma velha lenda judaica que Jeremias escondeu o vaso com Maná numa fenda do Monte Sinal. Os rabinos criam que ao vir o Messias o Maná seria recuperado. Então receber do Maná escondido significa desfrutar das bênçãos da era Messiânica. O Maná é o próprio Cristo e também aponta para o banquete permanente no céu.
4.      O vencedor receberá uma pedrinha branca (no contexto da época significava aceitação e a pedra preta, rejeição) Usada também como ingresso para um banquete ou festival público. Ainda usada como veredicto em um tribunal. Aqui significa ingresso ao banquete messiânico. Com o novo nome= significando que pertence a Ele.

Aplicação Prática:
  1. Qual o significado da palavra Pérgamo?
  2. Qual o pecado de Pérgamo?
  3. Quem foi Antipas?


  4. Qual a semelhança de Pérgamo com o que vemos hoje em muitas igrejas “cristãs”?
Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Tg 4;  Ter. Is. 62;  Qua. Is 63;  Qui. Is 64;  Sex. Is 65;  Sáb. Is 66

Versículo para memorizar: “…Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha presença” Is 66.2b

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe;
Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...