terça-feira, 3 de abril de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/V ESTUDO EM APOCALIPSE

Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54.440- 350  Fone 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nádia Malta Araújohttp://ocolodopai.blogspot.com
Série de Estudos em Apocalipse
V Estudo: Visão Panorâmica do Livro – 5ª parte: Quanto ao Conteúdo – Capítulos 19-22

Introdução: O estudo anterior apresenta uma noção, ainda que superficial dos capítulos de 1-18. Neste estudo completamos o panorama geral do livro, no que diz respeito ao seu conteúdo.

Cap. 19 – depois da queda total de babilônia, João ouve o júbilo no céu. As expressões de alegria terminam dizendo que é “chegada as Bodas do Cordeiro”. Agora João tem a visão da alegria do céu pela queda da Babilônia, a alegria do céu pelas bodas do Cordeiro e a visão da gloriosa vinda de Cristo e sua vitoria retumbante sobre seus inimigos:

  1. A Esposa é a Igreja, composta por judeus e gentios convertidos no período ou dispensação da Graça. Há alguns teólogos que afirmam que os chamados às Bodas do Cordeiro, os convidados, os amigos do Noivo – são divididos em 3 grupos: Os salvos do Velho Testamento Jo 3.28,29; Mt 9.15; Dn 12.1,2; os salvos que morreram durante a Tribulação, que também ressuscitarão e reinarão com Cristo Ap 20.6; os salvos que ficaram vivos na terra (sobreviventes da Tribulação). Enquanto outros teólogos dizem que os convidados e a Noiva são a mesma coisa. Seja qual for a interpretação correta, o fato mais importante é que todos os eleitos de todas as épocas estarão com o Senhor e isto é o que realmente importa. Nos Vs.7,8: Enquanto a meretriz, a falsa igreja é julgada; a verdadeira igreja, a noiva do Cordeiro é honrada. Enquanto a meretriz tem suas vestes manchadas de prostituição e violência, as vestes da noiva do Cordeiro são o mais limpo, o mais puro e o mais fino dos linhos.
  2. A Tribulação termina com a Batalha do Armagedon, na planície de Megido, que se estende até a cidade de Bozra em Edom. É uma área que atinge de norte a sul de Israel, tendo Jerusalém ao centro – Ap 16.13-16; o anticristo e o falso profeta serão lançados no Lago de Fogo; seus exércitos serão totalmente aniquilados.
  3. Haverá então o julgamento das nações e de Israel; Deus classificará as pessoas que ficarem vivas da Tribulação: ovelhas (salvos das nações durante a Tribulação); cabritos (perdidos das nações); pequeninos irmãos (salvos de Israel) – Sl 22.22,23; Mq 5.3; Zc 13.7; Mt 10.42

Cap. 20 – Período de paz de Mil Anos (capítulo mais polêmico do Apocalipse) – quando se trata do Milênio ninguém mais se entende. Uns creem num Milênio literal outros não. Esse é um dos muitos mistérios que vamos ter que esperar para ver. Como tendemos a um pré-milenismo dispensacionalista e pré-tribulacionista, entendemos que:

  1. No Milênio – somente os salvos entrarão no Milênio – os perdidos das nações irão para o Hades (inferno) aguardando o julgamento final quando serão lançados no Lago de Fogo.
  2. O privilégio de reinar com Cristo, é de todos os santos de todas as épocas. Satanás será aprisionado por mil anos, ao fim dos quais será solto por breve tempo. O milênio será o teste final de Deus para a humanidade nas circunstancias mais ideais.
  3. Quando Satanás for solto, ainda seduzirá as nações e se levantará contra o governo de Cristo, aí será totalmente aniquilado e lançado junto com os rebeldes no Lago de Fogo por toda a eternidade.
  4. Quando o Senhor estabelecer seu reino haverá dois tipos de pessoas: os glorificados e os naturais; os naturais continuarão gerando filhos, esses filhos nascerão com a velha natureza pecaminosa e terão que fazer individualmente a entrega de suas vidas a Cristo, recebendo-O como Senhor e Salvador.
  5. O milênio é o último período de tempo na terra e ainda haverá pecado no mundo, por isso o Senhor reinará com cetro de ferro. O pecado não se manifestará como o vemos hoje, por causa desse governo rigoroso do Senhor.
  6. Julgamento final – todos os ímpios, sejam homens ou demônios juntamente com satanás serão lançados eternamente no Lago de Fogo.
  7. O Julgamento do Grande Trono Branco – Segunda Ressurreição (dos ímpios); abertura dos livros. Vs. 10ss

Caps. 21-22: Deus criará Novo Céu e Nova terra – A Nova Jerusalém desce do céu ataviada, adornada e a morada de Deus será com os homens pelos séculos dos séculos, amém!
Obs. O livro do apocalipse foi escrito para ser lido em voz alta, pois se trata de uma Proclamação de Vitória!

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Dn 9.1-27;    Ter. Dn 10.1-21;   Qua. Dn 11.1-15;  Qui. Dn 12.1-13; Sex. Ez 47.1-23;  Sáb. Os 6.1-11.
Versículo para memorizar: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” Ap 2.10c

Pra. Nadia Malta/Estudo Bíblico/Compilação
Bibliografia:
  • Bíblia de Estudo Pentecostal.
  • Bíblia Shedd
  • Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe
  • Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...