terça-feira, 10 de abril de 2012

Estudo Bíblico em Apocalipse/Pra. Nadia Malta/VI ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54 440- 350  -  Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nádia Maltahttp://ocolodopai.blogspot.com
Série de Estudos em Apocalipse
VI Estudo: Mensagem à Igreja de Éfeso – Ap 2.1-7

Introdução: O Senhor Jesus Envia cartas para as 7 Igrejas da Ásia Menor. Embora fossem igrejas locais, eram também representativas. O Senhor escolheu essas 7 igrejas e a sua realidade naquele momento, para servir como figura profética de toda era da igreja na terra. É a história do cristianismo. O desejo de Deus é que seu povo torne-se vencedor. Também há os que defendem que as mensagens às igrejas falam de características da igreja em todas as épocas.

Leitura e Análise do Texto – Ap 2.1-7:
Breve Histórico da Cidade de Éfeso: “Éfeso era a maior, mais rica e mais importante cidade da Ásia Menor. Era o centro do culto de Diana, cujo templo jônico era uma das sete maravilhas do mundo antigo. Era uma cidade mística, cheia de superstição e também um dos centros do culto ao imperador. Não apenas imperava na cidade o misticismo cheio de idolatria, mas também a perseguição implacável àqueles que buscavam ser fiéis a Deus. Também prevalecia na cidade a imoralidade. Naquela cidade, como hoje, o diabo usou suas duas táticas prediletas: perseguição ou sedução. Oposição ou ecumenismo. Paulo visitou a cidade de Éfeso no final da segunda viagem missionária, por volta do ano 52 d.C. Em sua terceira viagem, passou lá 3 anos. Houve sinais de avivamento ali: 1) As pessoas ao ouvirem o evangelho vinham denunciando publicamente as suas
obras; 2) As pessoas que se convertiam rompiam totalmente com o ocultismo, queimando seus livros mágicos; 3) O evangelho espalhou-se dali por toda a Ásia Menor. Durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu a carta aos efésios, agradecendo a Deus o profundo amor que havia na igreja. Timóteo é enviado para ser pastor da igreja. Mais tarde o apóstolo João pastoreia aquela igreja. Agora, depois de quarenta anos que a igreja fora fundada, na segunda geração de crentes, Jesus envia uma carta à igreja, mostrando que ela permanecia fiel na doutrina, mas já havia se esfriado em seu amor”.

Éfeso= desejada ou desejável o período dessa igreja vai do ano 30 ao ano 100 – historicamente representa a Igreja do período apostólico, com alguns apóstolos ainda vivos dirigindo a igreja.
  1. O desejo do Senhor é que todas as igrejas de todas as épocas leiam essa mensagem e sejam beneficiadas.
  2. Mas o Senhor, também fala a indivíduos e é neste ponto que entramos em cena.
  3. Devemos ter em mente que João possuía o coração de um pastor e que procurava encorajar essas igrejas num tempo de perseguição.
  4. Antes de julgar o mundo, Deus julgará seu próprio povo; I Pe 4.17.
Éfeso a Igreja descuidadavs.1-7; Ef 5.1-21
  1. A congregação de Éfeso havia tido líderes “estelares” – Paulo, Timóteo e o próprio João, mas o Senhor lembra seus membros que ele está no controle de seu ministério, colocando as “estrelas”= pastores  onde lhE convém.
  2. É muito comum a igreja tornar-se orgulhosa, esquecendo-se que seus pastores e mestres são dádivas de Deus Ef 4.11, que ele em sua soberania pode tirá-los a qualquer momento.
  3. Algumas igrejas precisam ser advertidas a adorar ao Senhor, não ao pastor; qualquer culto que tire Deus do centro é idolatria.
Éfeso recebeu do Senhor:
Aprovaçãovs. 2.3,5
  1. Em 1º lugar esta era uma igreja que servia; sua agenda semanal devia ser cheia de atividades;
  2. Também era uma igreja que se sacrificava. O termo labor= trabalhar até a exaustão.
  3. Era uma congregação firme. O termo perseverança= resistência em meio às tribulações; eles não desistiam diante das adversidades.
  4. Era uma igreja separada, pois examinava cuidadosamente os ministros que a visitavam (repudiava as obras dos nicolaítas = seita que tentava dominar o povo da igreja através do medo. Essa seita iniciou o que conhecemos hoje como divisão entre o “clero e os leigos”; falsa divisão, não ensinada em parte alguma das Escrituras).
  5. Os efésios era um povo sofredor. Suportava pacientemente seus fardos sem esmorecer.
  6. Ao examinar essa igreja de vários ângulos ela nos parece perfeita. No entanto, Aquele que estava no meio dos Candeeiros (igrejas), via o coração dos efésios e o seu diagnóstico é diferente do nosso.
Acusação – v. 4
  1. Essa igreja ocupada, separada, que se sacrificava, sofredora, firme em sua postura de fé, sofria de “problemas amorosos”; os efésios haviam abandonado o seu primeiro amor!;
  2. Apresentavam obras, labor, perseverança, mas essas qualidades não eram motivadas pelo amor a Cristo –  compare com Ts 1.3,4;
  3. O que fazemos para a obra do Senhor é importante, enquanto resultado do amor que devotamos a Ele.
  4. “Primeiro Amor” = devoção apaixonada que caracteriza o Novo Convertido; essa devoção é fervorosa, pessoal, desinibida, empolgada e demonstrada abertamente; O Senhor ilustra o seu relacionamento com a igreja, com o relacionamento conjugal, que deve sempre manter a chama acesa do amor e do encantamento  entre os cônjuges; quando marido e mulher deixam de se dar atenção mutuamente e a vida se torna rotineira, tudo passa a ser feito por obrigação. Quando isto acontece, o casamento corre perigo, não é este o plano de Deus; Espiritualmente, quando isto acontece, deixamos de ser adoradores e passamos a ser simplesmente religiosos áridos.
  5. Os efésios estavam tão ocupados que esqueceram a adoração: o trabalho não substitui o amor; a pureza não substitui o fervor. A igreja precisa tanto de uma coisa quanto da outra.
Admoestação vs. 5-7
  1. O primeiro amor pode ser recuperado se forem seguidas as 3 instruções de Cristo: primeiro é necessário lembrar o que foi perdido e cultivar o desejo de restabelecer a comunhão íntima; segundo arrepender-se, mudar de idéia e confessar os pecados ao Senhor – I Jo 1.9; terceiro deve se voltar à prática das primeiras obras, restaurar a comunhão inicial rompida pelo pecado e pela negligência.
  2. Apesar dos privilégios desfrutados, Éfeso corria o risco de perder a sua luz; por mais correta que seja, a igreja que perde o amor, perde também a luz! Hoje a cidade gloriosa de Éfeso não passa de um montão de ruínas, onde não brilha mais luz alguma.
  3. Esse alerta vale para nós! Os vencedores não são uma elite espiritual, mas os verdadeiros cristãos, cujo amor ao Senhor lhes deu vitória, manifestando uma fé que agrada a Deus – I Jo 5.4,5
Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Ef 1;  Ter. Ef 2;  Qua. Ef. 3;  Qui.  Ef. 4;   Sex. Ef 5;    Sáb. Ef 6

Versículo para memorizar: “...Desperta, ó tu que dormes, levanta-te  de entre os mortos, e Cristo te iluminará” – Ef. 5.14

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia:
  • Bíblia de Estudo Pentecostal.
  • Bíblia Shedd
  • Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe
  • Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...