quinta-feira, 29 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA PREPARAÇÃO PARA A VITÓRIA!

UMA PREPARAÇÃO PARA A VITÓRIA!
Rm 12.12


Objetivo: Estimular a igreja a assumir uma postura vencedora diante das batalhas enfrentadas.

Ideia Central do texto (ICT):
O texto lido faz parte das virtudes recomendadas pelo apóstolo Paulo aos seus leitores em Roma.

A idéia central aqui é fazer com que o crente através da alegria esperançosa, da paciência confiante e da oração perseverante, assuma uma postura vencedora perante a igreja e perante o mundo que o cerca.

Introdução:
Enquanto o Senhor me conceder forças para falar, estarei proclamando essa verdade: O Senhor é a nossa esperança e pode mudar todas as coisas, nos fazendo vitoriosos em nossas lutas diárias.

Será que os que nos ouvem crêem verdadeiramente nisso? O que temos visto? Crentes tristes, abatidos, derrotados, desesperançados, impacientes e que desistiram de orar. Aqui está a fórmula da derrota.

Gostaria de encorajar você hoje a ler todo esse contexto que vai do versículo 9 até o 21 deste mesmo capítulo. Ali, o apóstolo Paulo traz direções extremamente práticas de como agir diante das situações que nos cercam. O próprio apóstolo Paulo fala sobre o efeito e desígnio das aflições da vida: que é produzir em nós eterno peso de glória acima de toda comparação. Contudo não é fácil atravessar esses momentos difíceis, mas na força que o Senhor supre somos mais que vencedores.

QUAIS AS ORDENS DO ESPÍRITO DE DEUS ATRAVÉS DO APÓSTOLO PAULO AOS QUE SE PREPARAM PARA VENCER EM MEIO ÀS LUTAS DA VIDA?
1.     “Regozijai-vos na esperança” – VS. 12. a:
  • De que esperança o apóstolo está falando aqui? Quando olhamos para I Pe 1.3 encontramos o aquele Apóstolo dizendo: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo”
  • A primeira coisa que descobrimos aqui é que fomos regenerados (nascemos de novo) para manifestar uma viva esperança, baseada na ressurreição do próprio Cristo, o qual é a nossa esperança. Aliás, esperança é uma característica visível dos regenerados em Cristo Jesus. “Jesus Cristo em nós é a esperança da glória!”. Cl.1.27
  • O Espírito de Deus completa a revelação em I Pe 3.15 dizendo: Antes santificai a CRISTO, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.
  • Quando o crente deixa de manifestar esperança, ele também deixa à semelhança de Moisés no limiar da Terra Prometida, de santificar o Senhor em seu coração. E acaba perdendo a sua bênção.
  • E isso depõe contra o Evangelho e contra o nome do Próprio Senhor. Essa atitude contrária a Palavra de Deus rouba a nossa vitória.
  • Essa esperança referida aqui não se restringe apenas a eternidade, mas a vitória nos embates da vida, e nas tribulações que nos açoitam.
  • Por isso quero mais uma vez encorajar você a partir de hoje a assumir uma atitude de alegre esperança por causa da ressurreição de Cristo.
  • O Senhor venceu o mundo, os poderes das trevas para que nós também pudéssemos vencer. Jo 16.33
  • Procure proclamar essa esperança a quantos estiverem à sua volta. Nosso Cristo vive e não está alheio ao seu problema, antes tem o controle de tudo e prepara a sua vitória. Is 64.4
  • O crente precisa aprender a entrar no sobrenatural de Deus e a semelhança de Abraão esperar mesmo contra a esperança. Rm 4.18. Os que não desistem alcançam a promessa.
  • Portanto, Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos!” – Fp 4.4; ver ainda Pv. 10.28
2.      “Sede pacientes na tribulação” – v.12 b:
  • A paciência está intimamente ligada à fé, a confiança. Não é fácil atravessar desertos abrasadores, mergulhar em águas profundas e turbulentas ou mesmo entrar em vales áridos, mas tudo isso tem o seu lugar na perfeita pedagogia de Deus. Tudo isso é inevitável e imprescindível ao nosso crescimento. Rm 15.4; I Pe. 2.20
  • A ansiedade de vencê-los não altera em nada seu curso, apenas nos adoece e frustra. Por isso aceite a exortação de Hb 12.12: Restabeleça as mãos decaídas e os joelhos trôpegos”.
  • Aqui o Senhor nos chama a exercitar a fé que é a certeza do agir de Deus. Hb 11.1; Ele não propõe uma letargia demencial, mas uma quietude confiante no agir de Deus. Sl 46.10
3.     “Na oração, perseverantes” – v. 12 c:
  • Em I Ts 5.17 o próprio Paulo diz: Orai sem cessar”. Aqui ele fala de uma sintonia contínua com o Trono da Graça.
  • Recolha o braço de carne, pare de se debater, de argumentar, de confrontar e clame em todo o tempo; entre naquela conspiração santa com o Espírito de Deus. O mais Ele fará, não você.
  • Muitos em nosso meio perderam a perspectiva de vitória porque deixaram que a esperança jubilosa se esvaísse; se impacientaram com o tamanho do gigante e desistiram de orar.
  • Hoje o Senhor chamou você a este lugar para restaurar a sua alegria, a sua paciência e a sua vontade de orar, em nome de Jesus Cristo!
  • Conferir as seguintes Escrituras: Jó. 42.10; Jr. 29.12; Mt. 10.22; Mt. 26.36; Lc. 21.19; Hb. 10.36; Ap. 2.2; Ap. 14.12;
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Regozije-se na esperança. Sua esperança não é um sentimento é uma pessoa: JESUS CRISTO e Ele vive! – I Tm 1.2 b
  2. Seja paciente na tribulação, ela tem prazo de validade.
  3. Persevere na oração. Recolha o braço de carne e deixe o Senhor operar.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 29.03.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com     
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...