quinta-feira, 1 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/REFUGIADOS À SOMBRA DO ONIPOTENTE DESCANSAMOS!

REFUGIADOS À SOMBRA DO ONIPOTENTE DESCANSAMOS!
Salmo 91


OBJETIVO
Estimular os ouvintes a buscar o refúgio de Deus que é Cristo, em meio às lutas e dificuldades da vida.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O salmo lido é um dos mais conhecidos e citados da Bíblia. Muitos sermões têm sido elaborados a partir deste salmo, pois ele tem sido uma fonte inesgotável de ensino para os que temem a Deus e se refugiam nele.

O tema central dele é O Senhor como refúgio salvador dos seus escolhidos. No entanto, é comum encontrá-lo exposto em paredes de casas e estabelecimentos comerciais de pessoas que não têm a menor ligação com o Senhor, que o usam apenas como se fosse uma espécie de amuleto. Até mesmo no meio cristão há os que atribuem a este salmo um poder maior que ao restante da Palavra de Deus.

Assim como toda a Palavra de Deus, este salmo tem endereço certo: Ele tem aplicação apenas na vida do servo de Deus que busca refúgio nele. O Esconderijo de Deus para nós é Cristo.

INTRODUÇÃO
Vivemos num mundo de assolações, de assombros e de grandes investidas do adversário, sobretudo, contra o povo de Deus. Por isso, mais que em qualquer outro tempo precisamos buscar o Senhor Jesus Cristo como nosso refúgio e fortaleza, consolo presente em nossa tribulação. 

Somos frágeis, feitos de um barro quebrável e se o Senhor não estiver ao nosso lado não suportaremos as lutas e demandas da vida. Como afirma o apóstolo Paulo, “somos entregues à morte o dia todo”. A todo o momento nos sentimos acuados por situações que nos deixam perplexos.

O salmista Davi em dois dos seus salmos 17,8, 9 e 57.1 diz o seguinte: “Guarda-me como a menina dos teus olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte. Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”.

O SALMISTA AQUI REFLETE SOBRE A SUA EXPERIENCIA PESSOAL DE SE REFUGIAR EM DEUS E SUAS CONSEQUENCIAS: O que acontece aos que se refugiam em Deus?

1. Os que se refugiam em Deus encontram abrigo, força e descanso – VS. 1, 2, 4: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo”.

2. Os que se refugiam em Deus encontram livramento – VS. 3,5-7, 10, 11,14: “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.  Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,  nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome”.

3. Os que se refugiam em Deus alcançam vitória sobre seus adversários – VS. 8,9: “Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada”.

4. Os que se refugiam em Deus não tropeçam, não se perdem no caminho – VS. 11, 12: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra”.

5. Aos que se refugiam em Deus, Ele concede autoridade – v.13: “Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente”.

6. Os que se refugiam têm as suas orações respondidas no dia da angústia, gozarão da presença de Deus, serão exaltados e livrados no dia do mal – v. 15: “Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei”.

7. Os que se refugiam em Deus experimentarão longevidade e salvação – v. 16: “Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”.


CONCLUSÃO
O que encontramos quando nos refugiamos em Deus?
  1. Abrigo, força e descanso.
  2. Livramento.
  3. Vitória sobre as investidas inimigas.
  4. Um andar firme, equilibrado no Caminho que é o próprio Senhor.
  5. Autoridade sobre as ações das trevas.
  6. Orações respondidas e presença constante de Deus.
  7. Longevidade (não apenas vida longa sobre a terra, mas vida eterna) e salvação.
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 1/3/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...