quarta-feira, 28 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/A ÚNICA SAÍDA QUANDO NÃO HÁ SAÍDA!

A ÚNICA SAÍDA QUANDO NÃO HÁ SAÍDA!Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado”. Sl.55.22

Objetivo: Levar o povo de Deus a recobrar o ânimo diante de situações aparentemente insolúveis, pois o Senhor tem o controle absoluto de todas as coisas e na hora certa chegará com a providência.

Ideia Central do Texto (ICT):
Segundo alguns estudiosos este salmo foi escrito por ocasião da rebelião de Absalão contra ao seu pai o rei Davi (II Sm caps. 15-18)

O rei ali experimentou uma das maiores dores de sua vida, a traição do filho que o desrespeitou e quis usurpar o trono. Provavelmente Davi pela primeira vez não soubesse o que fazer efetivamente. Que atitude tomar diante de um conflito nessas proporções, quando o opositor é o próprio filho?

 Quanto mais intima é a ligação entre as pessoas envolvidas em um conflito, mais difícil se torna tomar atitudes. É necessário que algo do céu venha para oxigenar o nosso coração. E é precisamente sobre esse oxigênio celestial que gostaria de falar hoje.

Introdução:
 Temos falado nesses dias sobre a grande batalha espiritual travada diariamente por todos os servos de Deus, especialmente, os que querem andar piedosamente. Isto é fato, todos indistintamente estamos às voltas com algum tipo de batalha. As armas do Adversário são muitas e todas com grande potencial de destruição.

Uma das armas mais usadas por nosso inimigo é a falta de sensibilidade no meio da irmandade com as dores dos outros. Cada um se preocupa apenas com a sua própria dor, seu próprio sofrimento. A maior dificuldade é sempre a que atinge a nossa carne, a maior dor é sempre a nossa e não estamos nem aí  para as dores dos irmãos. Na verdade, tendemos a banalizar a dor que não dói em nós.

Em geral os que estão à nossa volta tentam apontar soluções simplistas como: “não ligue”, “isso passa”, “saia, vá pra outro lugar”, “simplesmente ignore a situação” entre tantas pérolas da autoajuda. As pessoas agem em relação às outras como se sentimento fosse uma máscara que pudéssemos tirar ou colocar ao nosso bel prazer. Como se aqueles que têm um laço conosco pudessem ser descartados de uma hora para outra. Os conflitos familiares geram inquietação, angustia e tristeza, adoecendo o corpo e a alma. Em uma situação assim, mais que nunca precisamos de um bálsamo do céu que proteja nossa interioridade e uma direção do Alto que nos aponte o que fazer. Foi assim com Davi e é assim com cada um de nós.

A EXPERIENCIA DE DAVI NOS APONTA A SAÍDA QUANDO NÃO HÁ SAÍDA:
1.     Confiar nossos cuidados ao Senhor:
  • Em outro salmo (37.5) o próprio Davi diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará”. Confiamos?
  • O grande problema dessa entrega é que ela, muitas vezes, não é real. Lemos ou ouvimos uma palavra da parte de Deus como esta e simplesmente fazemos uma entrega apenas emocional. Saímos da igreja e tratamos de pegar de volta o nosso fardo ou seguramos em uma beirada da questão fazendo um cabo de guerra com o Senhor.  Entregou, solte o fardo, confie e espere nele. Não entendemos ainda que Deus é Deus e é soberano e tem verdadeiramente o controle de tudo em suas santas mãos, por mais que não consigamos compreender seus caminhos.
  • Davi não tinha o que fazer naquela situação e aprendeu que entregar ao Senhor de todo o coração lhe valeria um descanso na hora da prova. Ele não arremeteria contra o seu próprio filho por pior que ele fosse. Do Senhor viria os socorro e veio! Sl. 121.1
  • Confiar cuidados ao Senhor é ter certeza de que ele vai agir e da melhor maneira possível. Davi certamente não cogitou a possibilidade de perder seu filho, por pior que ele fosse, mas a própria postura daquele jovem não deixou alternativa, não houve arrependimento, quebrantamento ou mudança de atitude. Muitas vezes Deus entra com uma providencia drástica para livrar um servo seu da aflição em que se encontra.
  • Não sei quais são os cuidados que afligem a sua vida, mas de uma coisa tenho certeza, se você não sabe o que fazer, então confie seus cuidados ao Senhor e ele agirá. De que maneira?
2.     Ele sustentará o aflito:
·         O Senhor promete firmeza àqueles que se entregam a ele em verdade. Do ponto de vista humano nunca estaríamos prontos para os agires de Deus. Mas quando ele entra com a providencia nas nossas demandas, também traz à reboque a força de que precisamos para enfrentar a solução trazida por ele.
·         A solução para Davi veio na forma da morte de Absalão seu filho, parece um recurso cruel. Nada conseguiu demover aquele jovem príncipe de sua rebelião contra seu pai, chance ele teve. Oportunidade ele teve, mas rejeitou.
·         Davi precisou chorar aquela morte, mas o tempo do luto acabou. Os que estavam à sua volta não compreendiam que Absalão alem de ser um inimigo sanguinário era também seu filho amado, por isso o rei precisou ser sustentado pelo Senhor e se viu livre dos cuidados que lhe afligiam o coração. II Sm 18.33
3.     Ele jamais permitirá que o justo seja abalado:
  • Abalado aqui tem o sentido de lançado fora. O justo de Deus jamais é lançado fora de sua presença. Ainda que as dores sejam tão intensas e queiramos desistir, ele não permite.
  • Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece firme para sempre. Sl. 125.1
  • É assim que o Senhor deseja que nos posicionemos firmes em suas promessas gloriosas.
  • As palavras desse versículo encontram eco nas palavras de Pedro e Paulo em I Pe 5.6,7 e Fp 4.6,7: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus!”.
CONCLUSÃO: O que fazer quando não sabemos o que fazer?
  1. Entregar o nosso cuidado ao Senhor de todo o nosso coração e confiar que ele fará o melhor na situação. Todas as possibilidades estão em suas mãos.
  2. Confiar que ele nos sustentará diante da situação e, sobretudo diante daquilo que ele fará.
  3. Confiar na Palavra do Senhor quando ele diz que jamais o justo será abalado, lançado fora de sua presença.
Aleluia, amém!
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...