quarta-feira, 21 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/A HORA É DE VIGILÂNCIA!

A HORA É DE VIGILÂNCIA!
Mateus 26:41





OBJETIVO
Exortar a igreja como um todo e a cada crente em particular a redobrar a oração e a vigilância.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
As palavras deste versículo foram proferidas por Jesus a poucas horas de sua prisão. Como reconhecidamente vivemos dias maus sobre a terra, a advertência do Senhor naquele dia é extremamente oportuna para nós hoje. 

Naquele dia, o Senhor entrou no Jardim do Getsâmane com seus discípulos e lá, se afastou para um lugar reservado levando consigo Pedro, Tiago e João, seus discípulos mais chegados. Ele os deixou em uma pequena vigília de oração, enquanto se afastava para orar sozinho, aquele era um momento dramático e decisivo para ele. Ao voltar por três vezes os encontrou dormindo. Aquele sono dos discípulos tipifica nossos momentos de descuido no meio da jornada por esta terra. Somos aqui exortados à oração vigilante. Atentemos para isto.

INTRODUÇÃO
Estamos falando nesses dias sobre arrependimento e conversão como prerrogativas para que experimentemos refrigério. Arrependimento e conversão pedem oração vigilante. Quem precisa vigiar e orar? Todos os crentes: homens, mulheres, jovens, idosos, crianças, adolescentes, veteranos na fé ou novos convertidos. Todos indistintamente. Homens de Deus procurem parceiros de oração! Mulheres de Deus procurem parceiras de oração! Cônjuges orem juntos, porque vocês são herdeiros da mesma graça de vida. Juntos derrubaremos fortalezas malignas que se levantam para nos destruir.

Orem concordemente. A Bíblia diz em Mt 18.19, 20: “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem à respeito de alguma coisa, que, porventura pedirem, ser-lhe- á concedida por meu Pai que está no céu. Onde houver dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Há crentes em sua casa? Reúna-os e ore concordemente e você verá a glória de Deus descer na situação. Há lutas a serem vencidas, gigantes a serem derrubados e tentações a serem resistidas, não podemos nos descuidar da oração e da vigilância. Às vezes os maiores gigantes são os desejos malignos que militam em nossa própria carne.

A ADVERTÊNCIA DE JESUS APONTA PARA TRÊS ATITUDES QUE NOS LEVARÃO A VITÓRIA SOBRE OS NOSSOS PECADOS E INCLINAÇÕES:

  1. Primeira atitude: Reconhecer e aceitar o fato de que embora o nosso espírito esteja pronto, a nossa carne é fraca:
  • Precisamos compreender que o ser humano é tridimensional. Somos na verdade um espírito; temos uma alma e habitamos em um corpo. I Ts 5.23; Hb 4.12. O nosso espírito é recriado pelo Espírito de Deus. Passamos pela experiência única e definitiva do Novo Nascimento, propiciado pelo sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário, nos tornamos Novas Criaturas, recriadas à imagem e semelhança de Deus. Isso acontece no âmbito do nosso espírito.
  • A nossa alma (mente, personalidade) é renovada e transformada pela Palavra de Deus – Rm 12.1,2; à medida que ela passa por essa transformação, vai tomando conhecimento da vontade revelada de Deus na Bíblia Sagrada. O corpo, no entanto, não se converte. Ele deve ser domado, disciplinado pelo espírito recriado e a mente renovada. Por isso, nós somos uma guerra civil ambulante. O nosso corpo mortal só se converterá por ocasião da Segunda Vinda de Jesus. Ele se revestirá de incorruptibilidade, será glorificado à semelhança do corpo de Cristo. I Co 15.53
  • Não podemos perder de vista que há três frentes de oposição ao cristão: O Mundo, o Diabo e a Carne. É a chamada trindade maligna. Como age essa trindade? Em absoluta unidade: O mundo oferece o leque de opções para pecar; o Diabo estimula a aceitarmos a oferta do mundo, sobretudo com o velho e eficaz clichê: “não tem nada demais” ou ainda “é só essa vez, que mal pode fazer?”; mas é a carne que clama pelo pecado. Reconhecer e aceitar a fragilidade de nossas inclinações carnais é o primeiro passo para vencê-las. Nem o mundo, nem o Diabo podem obrigar você a fazer aquilo que você não quer.
  1. A segunda atitude:  Vigiar Sempre:
  • A grande aliada do reconhecimento de nossas fraquezas é sem dúvida, a vigilância. É quando baixamos a guarda que cometemos os piores erros e levamos as piores quedas. Em Mt 10.16 Jesus alerta: Eis que eu vos envio com o ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”.
  • Não brinque com o seu pecado! Não dê ouvidos às ofertas do mundo, nem aos estímulos do Diabo e muito menos aos apelos de sua carne. “Não há gigantes no território dos desejos carnais”, portanto, o remédio aqui é fugir! O muro de proteção de Deus para nós é a obediência. Se o rompermos seremos atacados pelas serpentes que estão ao derredor. Ec 10.8
  • Coloque limites em você mesmo. Estabeleça linhas de defesa. Mate de fome a sua carne e afugente o demônio que deseja se alimentar dela. Mt 18.7-9. Não alimente as serpentes à sua volta!
  • Fique esperto, tem uma torcida contra ao seu derredor esperando a sua queda. Somos observados por homens e por anjos (eleitos e caídos). Portanto, não ande por aquele caminho; não faça mais aquele tipo de negócio aparentemente vantajoso, mas que pode colocá-lo numa situação difícil, não saia naquela companhia; não faça aquela concessão; não entre naquele lugar; deixe o talão de cheques e o cartão de crédito em casa para não comprar desnecessariamente; não fume aquele cigarro, não experimente aquela droga, o prazer momentâneo pode levá-lo a um câncer ou enfisema; se está com sede beba água, suco ou refrigerante; evite o primeiro gole daquela bebida, mesmo em casa, costume de casa vai à praça, já diziam os antigos.
  • No que tange as inclinações e apelos da carne, somos instruídos pela Palavra de Deus a fugir. Se nos expomos deliberadamente à tentação fica muito mais difícil resistir e não pecar! Não deixe que a cobiça (a tentação) dê a luz ao pecado. “Uma boa retirada é sempre sinal de valentia”.
  • Você tem sido vigilante e colocado guarda em sua área vulnerável?
  1. A terceira atitude: Orar e Levantar Intercessores:
  • Ore sempre, sem cessar. Pois, mesmo conscientes de nossas fraquezas, se não nos fortalecermos em Deus através da oração, seremos vergonhosamente nocauteados. Não conseguiremos vencer sozinhos, por isso não estamos propondo um conjunto de regras a seguir, mas um relacionamento intimo com o Deus vivo.
  • Clame ao Senhor, confesse-lhe suas fraquezas e peça-lhe fortalecimento – Ef. 6.10
  •  No modelo de oração que o senhor nos ensinou em Mt 6.13 ele diz: Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre”. Só pelo poder de Deus através da oração poderemos resistir aos apelos da carne.
  • Não fique só, busque ajuda de intercessores, compartilhe a sua dificuldade. Jesus fez isso no v. 38 ele disse: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo”.
  • A oração do crente deve ser algo contínuo – I Ts 5.17; Ef 6.18.
  • Você tem orado e buscado um parceiro de oração para resistir às tentações? Não? Então faça isso já!
CONCLUSÃO
O que o Espírito de Deus deseja que aprendamos hoje?
  1. Busque um parceiro de oração e vigilância. A oração de concordância move os céus ao seu favor. Jamais fique só em momentos de intensa luta espiritual. Revele o motivo da sua luta, Jesus revelou o motivo dele aos seus discípulos mais chegados no v.38.
  2. Reconheça e confesse diante de Deus as suas fraquezas e inclinações. Confesse também ao seu parceiro de oração para que ele ore e vigie com você e o ajude a resistir às suas tentações.
  3. Vigie, fique atento a esses apelos da carne e não brinque com o pecado.
  4. Ore, ore, ore sem cessar pedindo ao Senhor que o fortaleça e liberte das tentações.

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 14/7/2010 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.


Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...