segunda-feira, 19 de março de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ III ESTUDO EM APOCALIPSE

Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54.440- 350  Fone: 3469 3704
Ministério Pr. Manoel Malta – Pra. Nádia Malta http://ocolodpai.blogspot.com
Série de Estudos em apocalipse
III Estudo: Visão Panorâmica do Livro – 3ª parte – Quanto à Ocasião e o Esboço

Introdução: O Estudo anterior fala à respeito do propósito principal, dos leitores para os quais João escreveu e discorre também sobre o tema central do livro, que é O Cristo vitorioso sobre todo o mal, bem como o estabelecimento do seu Reino.
Agora veremos a ocasião em que foi escrito e um pequeno esboço de todo o livro.

A Ocasião Ap 1.9-18; O livro nasceu de uma revelação dada a João, Apóstolo de Jesus Cristo durante seu exílio  na Ilha de Patmos em aproximadamente 95 d.C

O Que João ouviu – vs.9-11
  1. No Dia do Senhor (domingo – referencia ao dia da Ressurreição), João ouviu uma voz atrás de si como uma trombeta, era O Cristo glorificado falando! O Senhor incumbiu João de escrever este livro e enviá-lo às igrejas.
  2. Posteriormente João ouviu outra voz semelhante a uma trombeta convocando-o para o céu – Ap 4.1.
  3. Alguns estudiosos relacionam esse episódio a I Ts 4.13-18 e consideram esse “arrebatamento” de João uma figura do arrebatamento da Igreja.
O que João viu – vs.12-16
  1. O Apóstolo teve uma visão do Cristo glorificado.
  2. Ap 1.20 deixa claro que não se deve interpretar essa visão literalmente, pois é constituída de símbolos.
  3. Os 7 Candeeiros= 7 igrejas da Ásia Menor, que receberam o livro; é interessante comparar essa visão com Dn 7.9-14.
  4. Cristo está vestido como Juiz e Rei; alguém com honra e autoridade; Os cabelos brancos= sua natureza eterna, “o Ancião de Dias” – Dn 7.9,13,22.
  5. Seus olhos como chamas de fogo= vêem todas as coisas – Ap 19.12; Hb 4.12 permitindo que julgue com justiça; os olhos do Senhor são perscrutadores.
  6. Seus pés de bronze polido= sugerem julgamento, uma vez que o Altar de Bronze era o lugar onde o fogo consumia o sacrifício pelo pecado.
  7. O Senhor veio para julgar as igrejas e o sistema perverso deste mundo.
  8. “Como voz de muitas águas”= Ele fala com estrondoso poder e autoridade, de modo que todos possam ouvi-lO; A Espada de sua boca= a Palavra viva de Deus – Hb 4.12; Ef 6.17.
  9. As Estrelas do céu= se referem aos anjos (mensageiros) – Lc 7.24; remetem também aos pastores das igrejas. Deus tem seus servos em suas mãos e os coloca em lugares onde deseja que brilhem para a Ele. Em Dn 12.3 os prudentes e os que ganham almas são comparados a estrelas brilhantes.
  10. O rosto resplandecente do Senhor= remete a sua transfiguração – Mt 17.2 e também a profecia de Ml 4.2; aqui não se trata do “dócil carpinteiro de Nazaré” que João conhecia, antes é o Filho de Deus, segunda pessoa da Trindade Santa, ressurreto e exaltado, o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Sumo Sacerdote Perfeito que tem autoridade para julgar todos os homens, a começar pelo seu povo – I Pe 4.17.
O que João fez – vs.17,18
  1. O apóstolo que se reclinara no peito de Jesus – Jo 13.23, agora prostra-se aos pés do Senhor como se estivesse morto. A visão produz grande reverencia e temor – Dn 10.7-9.
  2. Existe uma ausência perigosa de reverencia e de genuína adoração nas igrejas de hoje. Temos nos orgulhado de estar firmes em nossos próprios pés, quando deveríamos estar quebrantados e prostrados aos pés do Senhor.
O Esboço – v.19
  1. Seu tema central é Cristo – toda Escritura fala do Salvador, mas Apocalipse magnífica de forma especial a grandeza e glória de Jesus Cristo, o Rei Triunfante. O livro é a revelação de Jesus Cristo, não apenas de acontecimentos futuros.
  2. É aberto – João recebeu a ordem de não selar o livro – Ap 22.10, pois o povo precisava de sua mensagem. Apesar de conter mistérios, que talvez só venham a ser revelados na eternidade, Apocalipse pode ser compreendido. Foi escrito para ser lido em voz alta, de modo que sua mensagem trouxesse encorajamento nas situações difíceis enfrentadas.
  3. É repleto de símbolos – os símbolos são eternos em sua mensagem e limitados em seu conteúdo. É empolgante sondar os significados mais profundos transmitidos por esses símbolos, por exemplo: “Babilônia” tem origem em Gn 10 e 11.
  4. Trata de profecias – esse fato é declarado irrefutavelmente em Ap 1.3; 10.11; 22.7,10,18,19; aponta para um futuro glorioso.
  5. Contém bênçãos – ver novamente as bem-aventuranças em Ap 1.3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7,14.
  6. É relevante – João fala das coisas que em “breve devem acontecer”, breve, não logo, imediatamente, mas rápida e velozmente.
  7. É majestoso – Apocalipse é o livro do “Trono”, o livro engrandece a soberania de Deus.
  8. É universal – João viu nações e povos como parte do plano de Deus – Ap 10.11; 11.9; 17.15.
  9. É o ponto culminante – é o ápice da Bíblia; tudo que começou em Gênesis será completado em Apocalipse. Antes de visitar a “Sala do Trono” ouçamos o Homem no meio dos “candeeiros”, revelando as necessidades das igrejas e do coração: “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Aplicação Prática: O que mais chamou a sua atenção neste estudo? Justifique.

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Ap 14;      Ter. Ap 15;    Qua. Ap 16;    Qui.Ap. 17;  Sex.  Ap. 18;   Sáb. Ap 19

Versículo para memorizar: “Quem não temerá e não glorificará o teu nome, Ó Senhor?” – Ap. 15.4

Bibliografia:
  • Bíblia de Estudo Pentecostal.
  • Bíblia Shedd
  • Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe
  • Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...