domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/O CAMINHO PARA A BEM-AVENTURANÇA!

O CAMINHO PARA A BEM-AVENTURANÇA!
Salmo 1


OBJETIVO
Apresentar aos ouvintes o caminho de Deus para uma vida de bem-aventurança, bem como o contraste entre o justo e o ímpio.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Este é um salmo sapiencial e trata do valor da Palavra de Deus, das bênçãos para os que recebem a Palavra, meditam nela e lhe obedecem, bem como, do julgamento final sobre os rebeldes.

O salmo apresenta dois caminhos: o da bênção (bem-aventurança) e o do julgamento (maldição). Israel deveria escolher um deles (Deuteronômio 30:15,19). Jesus usa uma imagem semelhante em Mateus 7:13,14 (as duas portas): “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”. Aqui há um contraste visível entre o justo e o ímpio.

Os teólogos o chamam de prefácio do livro dos Salmos. Aqui o “editor celestial” muito sabiamente o direcionou para abrir este livro tão precioso, pois as palavras deste cântico indicam o caminho para a bênção, assim como advertem para o julgamento divino.

O Senhor tem sempre o melhor para nós. Jesus, em João 10:10, diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia”.

INTRODUÇÃO
Será que é possível experimentar felicidade nesta terra? Do ponto de vista bíblico a resposta é sim, e o Caminho para essa felicidade chama-se Jesus Cristo. Aliás, o apóstolo Paulo diz que “Jesus Cristo em nós é a esperança da glória!”.

O Espírito Santo hoje nos convida a nos posicionarmos para experimentar essa plenitude, essa bem-aventurança que está reservada para a nossa vida. De que lado queremos permanecer: do lado das bênçãos de Deus ou do lado dos prazeres mundanos contrários à sua vontade e que levam à maldição?

Diante de nós tem sempre dois caminhos: céu ou inferno, bênção ou maldição. Cabe a nós escolher. Quem está apto a escolher? Os eficazmente chamados por Deus, aqueles que ouvem a sua voz. Um dia o grande general Josué se posicionou. Veja o que ele diz em Josué 24:15“Porém se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram os vossos pais delem do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

Josué disse aqui que preferia o Senhor. Ele se posicionou e foi abençoado. Gozou de altos privilégios, porque é isso que significa mais explicitamente ser bem-aventurado.

O SALMO LIDO APRESENTA O CONTRASTE ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO, ENTRE O BENDITO E O MALDITO:

1. O Justo: Aquele que recebe a bênção de Deus e se torna uma bênção (vs. 1-3):
  • Antes de mais nada precisamos deixar claro que a bênção de Deus está diretamente relacionada à obediência; assim como a maldição está para a desobediência. Por isso de nada adianta orar quebrando maldições e permanecer na desobediência. Maldição sem causa não se cumpre e a causa da maldição é a desobediência.
  • Vele a pena refletir: Em que conselhos temos andado? Em que caminhos temos nos detido? E em que rodas temos nos assentado? Será que podemos responder a essas perguntas com sinceridade de coração?
  • O homem bem-aventurado sente prazer na Lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. Meditar significa falar de si para si mesmo em voz baixa e suave, até que essa Palavra de vida inunde todo o nosso ser. A leitura e a meditação das Escrituras devem andar juntas.
  • A postura do homem citado pelo salmista é digna de ser imitada: ele não anda no conselho dos ímpios (não faz o que o ímpio aconselha); não se detém no caminho dos pecadores (não compactua com o pecado do ímpio) nem se assenta na roda dos escarnecedores (não faz coro com os que zombam de Deus). Ele não faz isso por ser um santarrão fariseu, mas porque entende a necessidade de estar separado do mundo no que diz respeito às suas práticas. Por isso recebe a bênção reservada para ele (é bem-aventurado, ou seja, goza de altos privilégios).
  • O bem-aventurado não retém a bênção. Deus nos abençoa para que possamos abençoar outros. Só o Mar Morto recebe sem dar nada em troca. Esse homem bem-aventurado é comparado pelo salmista com uma árvore: ele apresenta firmeza, vitalidade, frutificação e produtividade. Ele é bem sucedido em tudo que faz.
  • É bom estar perto de alguém assim, diferentemente dos murmuradores que difamam a Deus com seus eternos queixumes. Em geral recebemos o que falamos.
  • O profeta Jeremias fala desse homem bem-aventurado em Jeremias 17:7,8“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão, não se perturba nem deixa de dar fruto”

2. O Ímpio: Aquele que está longe de Deus e precisa da bênção da salvação, mas, a rejeita (vs. 4-6):
  • A primeira parte do salmo refere-se a alguém temente a Deus. A segunda metade refere-se aos ímpios, os quais precisamos alcançar com a nossa pregação e, sobretudo, com o nosso testemunho.
  • Os ímpios são todos os que rejeitam ao Senhor. Eles erram deliberadamente o alvo estabelecido por Deus, são escarnecedores porque fazem pouco caso da Lei de Deus e ridicularizam o que é sagrado, por isso são chamados de pecadores. Contudo precisam ouvir a palavra do Senhor e isso é tarefa nossa. Eles precisam ser abençoados com a bênção da salvação.
  • O estado espiritual do ímpio é morto em seus delitos e pecados (Efésios 2:1). Esse homem sem Deus é desarraigado e o salmista o compara com a palha que o vento dispersa, a palha está destinada ao fogo (Mateus 3:7-12).
  • O Senhor termina o salmo afirmando que conhece o caminho do justo, mas o caminho do ímpio que o rejeita, perecerá (I Samuel 25:29). 

CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui para nos tornarmos bem-aventurados?
  1. Rejeite as fórmulas e modelos do mundo: não faça concessão ao pecado; não ande no conselho do ímpio; não se detenha no caminho dos pecadores; nem se assente na roda dos escarnecedores. Procure se perguntar: o que faria Jesus se estivesse em meu lugar? Aqui não se trata de segregação, mas de se preservar incontaminado do mundo.
  2. Tenha prazer na Lei do Senhor, procure meditar nela de dia e de noite. Procure repeti-la de si para si mesmo em voz baixa e suave até que essa Palavra de vida inunde o seu coração e renove seu padrão de pensamento.
  3. Seja como uma árvore plantada junto às águas: torne-se um abençoador, seja frutífero, incansável em viver e anunciar a Palavra de Deus para aqueles que estão sendo dispersos pelo vento como a palha imprestável. 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 12/2/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...