domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/É DA VONTADE DE DEUS A NOSSA SANTIFICAÇÃO!

É DA VONTADE DE DEUS A NOSSA SANTIFICAÇÃO!
I Tessalonicenses 4:1-12


Objetivo: Despertar os ouvintes a buscar uma vida de santificação contínua.

Idéia Central do texto:
O apóstolo Paulo escreve duas epístolas à igreja de Tessalônica, fundada por ele em sua segunda viagem missionária, para prepará-la para a Vinda do Senhor Jesus. Nessas duas cartas há em torno de vinte referencias a Segunda Vinda de Cristo. No texto lido, visando a preparação daqueles irmãos, Paulo em seu zelo apostólico, exorta-os quanto à pureza moral, ao amor fraternal e a diligencia no trabalho diário. Aqui encontramos a idéia central do texto.

O apóstolo estava sempre às voltas em corrigir distorções doutrinárias. O mais interessante, é que as palavras de Paulo àqueles irmãos se adéquam perfeitamente a igreja de nossos dias. Que possamos atentar para a seriedade dessas palavras! Deus é justo e santo e reclama para si um povo justo e santo. Por isso ele justifica o pecador através do sacrifício de Cristo e o santifica (separa) para que ele seja chamado pelo seu nome! 

Introdução:
O apóstolo Paulo inúmeras vezes associa ou compara a vida cristã a uma caminhada, ou um andar. Ele falando aos efésios diz: “Andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”; “Que não andeis como também andam os gentios”; “Andai em amor”; “Andai como filhos da luz”. 

Toda caminhada, seja física ou espiritual, começa com um primeiro passo. A vida cristã começa com um passo de fé, que conduz a uma caminhada de fé. O conceito de caminhada também sugere progressão. Quem caminha, não permanece no mesmo lugar, a menos que esteja andando numa esteira de academia. No entanto, é preciso nos certificar se verdadeiramente estamos andando na luz”, pois o adversário está sempre preparando armadilhas para os nossos pés, às vezes essas armadilhas são tão sutis que não percebemos o laço em nossos pés.

PAULO DESCREVE AQUI TRÊS MANEIRAS, SEGUNDO AS QUAIS O VERDADEIRO CRISTÃO DEVE ANDAR PARA UMA VIDA DE SANTIFICAÇÃO:
  1. Andar em Santidade – VS. 1-8:
  • Não era fácil para os novos crentes viverem uma vida de santidade. O ambiente moral do Império Romano era absolutamente promíscuo. As práticas sexuais impuras eram consideradas totalmente normais e toleráveis dentro daquela sociedade hedonista. Hoje percebemos algo semelhante na sociedade que vivemos. Contudo, para o crente em Jesus santidade não é opção, é ordem de Deus. Por isso Paulo apresenta quatro motivações pelas quais devemos andar em santidade e não nos deixar dominar pela impureza:
  • Primeira: Devemos andar em santidade para agradar a Deus – v.1:
  • Agradar a Deus deve ser a maior motivação da vida Cristã e não é simplesmente fazer a sua vontade, mas é fazê-la com inteireza de coração. É possível obedecer a Deus e ainda assim, não lhe agradar. O rei Amazias  um exemplo vivo disso .
  • Segunda: Devemos andar em santidade para obedecer a Deus – VS. 2,3:
  • Aqui, ao ministrar instruções àqueles irmãos, Paulo usa um termo militar, como se fosse um oficial superior, falando aos seus subordinados. E é isso que somos soldados do exército do Senhor, arregimentados por ele para andar em obediência. A instrução aqui é clara: Que vos abstenhais da prostituição”, em outras palavras, que sejais santos”. Santo significa separado para Deus. No texto em questão, Paulo está falando em relação à pureza sexual. Ao longo de toda a Bíblia, Deus adverte seu povo quanto ao perigo do sexo fora do casamento – Hb 13.4; para se livrar de uma tentação dessa ordem, a orientação bíblica é simples: “fuja dela”!
  • Desde o princípio ele instituiu o casamento como uma união sagrada entre um homem e uma mulher. Essa união é tão sublime, que o Senhor resolveu usá-la como uma analogia de sua união com o seu povo. Por isso o casamento do ponto de vista de Deus é uma aliança, um pacto que só a morte pode desfazer. A Admoestação do Senhor é tão séria com relação a isso que ele diz que olhar para alguém com intenção impura já adulterou com essa pessoa”- Mt 5.27. O Senhor em Lv. 11.44 ordena: “Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo”.
  • Terceira: Devemos andar em santidade para glorificar a Deus – VS. 4,5:
  • Os que conhecem e pertencem a Deus têm o dever de glorificá-lo neste mundo. Glorificar é adorar e foi precisamente para isto que fomos alcançados pela graça de Deus. O v. 4 diz: Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” = nosso corpo é santuário de Deus e deve ser usado de maneira a honrá-lo. Se aprendermos a glorificar a Deus com o nosso corpo, será possível glorificá-lo também na Comunhão dos Santos, que é o seu Corpo, a igreja. É comum vermos a irreverência no meio do ajuntamento solene. Quando nos dirigimos à igreja, o culto começa a partir do momento que saímos de casa, devemos, portanto, ter uma atitude de adoração e oração na presença do Senhor. Em muitas igrejas a hora do culto parece mais uma feira. O profeta Habacuque diz: O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” – Hc 2.20.
  • Quarta: Devemos andar em santidade para sermos poupados do julgamento de Deus – VS.6-8:
  • Deus não faz acepção de pessoas, por isso disciplina seus filhos quando pecam. A eleição não nos isenta da obediência, só aumenta a nossa responsabilidade. Desprezar as instruções de Deus é o mesmo que atrair para si o seu julgamento e entristecer o Espírito; há muitos crentes pagando um alto preço por causa da prostituição; as escapadelas fora do casamento trazem dor e tormento, porque expõem o santuário de Deus, que é o corpo do crente, à impureza.
  1. Andar em Amor uns pelos outros – VS.9,10:
  • Aqui o apóstolo Paulo volta à exortação recorrente em todo o Novo Testamento: o amor com que devemos amar uns aos outros. “Andar em Amor significa continuamente praticarmos atos de bondade, que podem tornar a vida melhor e mais suportável para outra pessoa” (Anônimo).
  • Ele enfatiza a necessidade dos seus leitores progredirem no exercício do amor fraternal. Note que a natureza determina a ação. Os verdadeiros cristãos amam porque têm a natureza de Deus e Deus é Amor. De que maneira Deus faz com que o nosso amor cresça? Colocando-nos em circunstancias adversas que nos obriguem a exercitar o amor. Amar quem é agradável e simpático é muito fácil, mas o amor requerido aqui é o amor incondicional com que o Próprio Deus nos ama, apesar de nós (Amor Ágape). As dificuldades que temos uns com os outros, são oportunidades concedidas por Deus para exercitarmos esse amor. O amor fraternal é chamado de “oxigênio do Corpo de Cristo”.
  1. Andar em Dignidade – Vs. 11,12:
  • A ênfase aqui é quanto ao testemunho do cristão no dia a dia. A grande preocupação de Paulo era que os cristãos de Tessalônica trabalhassem honestamente, que tivessem honradez ao empenhar a palavra e que não usassem de meios ilícitos para conseguir isso ou aquilo. Por estarem desocupados e ociosos, acabavam se intrometendo na vida dos outros. “Mente vazia é oficina do diabo”. De certa maneira estavam imitando o proceder dos gregos, que desprezavam o trabalho manual, que ficava por conta dos escravos. Isso começou a acontecer por causa de alguns fanáticos que interpretavam erroneamente as Escrituras quanto à Segunda Vinda de Cristo. Eles resolveram cruzar os braços, parar de trabalhar e esperar a volta do Senhor, vivendo exclusivamente da caridade de irmãos, que muitas vezes não tinham o suficiente nem para sustentar a sua própria família. A esses irmãos ociosos Paulo diz: Se alguém não quer trabalhar, também não coma” – II Ts 3.10b. O v.11 na NVI fica assim: Esforcem-se para cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos”.
Conclusão: O QUE ESSE TEXTO NOS ENSINA SOBRE ESSE ANDAR EM CRISTO?
  1. Devemos andar em santidade para agradar, obedecer, glorificar a Deus e ser poupado do seu julgamento. Esse andar é para Deus.
  2. Devemos andar em amor uns pelos outros. Esse é um exercício contínuo. Esse andar é com os irmãos.
  3. Devemos andar dignamente na vida pessoal e nos negócios, de modo a testemunhar da mudança que se operou em nós. Esse andar é diante dos homens, dentro e fora da igreja.
  4. As três maneiras de andar devem estar absolutamente sincronizadas, ou seja, não dá para ser santo e não amar os irmãos, nem para ser santo, amar os irmãos e viver indignamente de modo a envergonhar o Senhor e sua Santa Palavra. Sobre o andar diário em santidade Spurgeon diz: "Entre dois males, não escolha nenhum".
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 26.02.2012 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...