domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/BEM-AVENTURADOS OS QUE RECEBEM A REVELAÇÃO!

BEM-AVENTURADOS OS QUE RECEBEM A REVELAÇÃO!
Apocalipse 1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6; 22:7,14


OBJETIVO
Estimular os ouvintes a atentarem para as Bem-Aventuranças concedidas pelo Senhor aos que recebem a revelação e perseveram Nele até o fim.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O livro do Apocalipse, também chamado de Livro da Revelação (Apocalipse 1:1,2) traz a proclamação da mensagem de Deus para os últimos dias sobre a terra. Esse período escatológico vai do Pentecostes até a Segunda Vinda de Cristo. O calendário profético não para e este é o tempo da oportunidade do homem arrepender-se e voltar-se para Deus. 

Estamos vivendo um tempo de juízo sobre a terra, contra toda impenitência. Aqueles que têm entendimento espiritual e receberam a palavra da revelação, percebem que tudo que tem acontecido a este planeta são os juízos de Deus sobre a criação decaída e obstinada em suas obras malignas. Contudo, percebemos nos textos da presente mensagem que há da parte de Deus galardões para os que são chamados de bem-aventurados. Eles formam o remanescente fiel que é a Igreja Verdadeira, visível apenas ao Senhor: “Nem todo o que diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos céus” (Mateus 7:21).

A expressão “Bem-aventurado” significa, além de feliz, aquele que goza de altos privilégios, e esta é exatamente a posição daqueles que recebem a revelação e perseveram no Senhor até o fim.

INTRODUÇÃO:
“O Cerco está se fechando!” é um dito popular que designa situação extrema onde não vemos saída. Pois é exatamente assim que a terra se encontra nos dias atuais. Nunca se viu um tempo como este. Percebemos uma mistura visível dos dias de Noé com os dias de Ló em Sodoma.

O que vemos à nossa volta? Violência exacerbada, promiscuidade sexual sem precedentes, cultos histéricos a ídolos não só de pedra, madeira e metal, mas a celebridades. Um mercadejamento descarado da Palavra de Deus pelas igrejas-mercado. Temos sido, infelizmente, testemunhas horrorizadas de uma inversão de valores e critérios completamente absurda. Ao bem chamam mal, e ao mal chamam bem. Há um culto ao corpo e uma corrida desenfreada à procura da eterna juventude que tem produzido monstrengos assustadores, como se pudéssemos enganar o tempo. E tantas e tantas outras aberrações que passaríamos dias só listando.

O grande refrigério é o Senhor e sua Santa Palavra. A esperança da sua Vinda tem sustentado aqueles que o aguardam. Atentemos para aquilo que o Espírito diz aos bem-aventurados.

O SENHOR ENTREGA AO APÓSTOLO JOÃO SETE BEM-AVENTURANÇAS PARA OS FIÉIS DE TODOS OS TEMPOS, AOS QUAIS FOI DADA A PALAVRA DA REVELAÇÃO:

1. Bem-aventurados os que lavam as suas vestiduras no Sangue do Cordeiro (Apocalipse 22:14): “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”:
  • A Palavra do Senhor nos ensina o poder remidor do Sangue precioso de Jesus derramado na cruz do Calvário.
  • Esta bem-aventurança fala de salvação, de remissão de pecados. Aqueles que recebem a Cristo como seu Salvador pessoal têm seus pecados perdoados e apagados. Os limpos de coração verão a Deus. Os remidos do Senhor terão direito à Árvore da Vida e entrarão na cidade pelas portas. 

2. Bem-aventurados os que leem, ouvem e guardam as Palavras da Profecia (Apocalipse 1:3): “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”:
  • A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática. É o leite espiritual dos primeiros tempos e o alimento sólido que vai nutrir o cristão por toda vida.
  • As palavras da profecia deste livro são a revelação do Senhor para dias atuais e vindouros. O servo de Deus precisa estar inteirado delas, pois o tempo da Segunda Vinda está próximo. O que estuda de forma sistemática as Escrituras conhece os sinais, pois é instruído na Palavra. 

3. Bem-aventurados os que atendem as exortações deste livro (Apocalipse 22:7): “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”:
  • Aprendemos na Palavra de Deus que obedecer é melhor que sacrificar. Guardar aqui, além de ratificar a bem-aventurança de Apocalipse 1:3, tem o sentido de obedecer.
  • O Senhor traz a revelação para que ela seja acatada, recebida, aguardada com temor e tremor. Gozarão de altos privilégios aqueles que atentam para aquilo que o Espírito diz à igreja. O operoso praticante da Palavra não será surpreendido pela Vinda do Senhor. 

4. Bem-aventurados os que vigiam e guardam as suas vestes até a Vinda do Senhor (Apocalipse 16:15): “Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha”:
  • Os que aguardam a Vinda do Senhor devem buscar uma santificação progressiva até chegarem à estatura de varões perfeitos. Sem santificação ninguém verá a Deus. Vestes falam de santidade.  O que vigia também se santifica. 

5. Bem-aventurados os que morrem no Senhor (Apocalipse 14:13): “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”:
  • Os que morrem em Cristo descansam de suas fadigas. Ainda que mortos na carne serão vivificados no Senhor e experimentarão um gozo indizível na presença de Deus.
  • Esses são todos os que passaram pelo Novo Nascimento, foram regenerados pelo Espírito de Deus. Esses não passarão pela segunda morte que é a eterna separação de Deus. Os que nascem apenas uma vez (nascimento físico) morrerão duas vezes (morte física e espiritual). Os que nascem duas vezes (nascimento físico e espiritual) morrerão apenas uma (morte física). O que morre no Senhor descansa nele. 

6. Bem-aventurados os chamados à Ceia das Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:9): “Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus”:
  • Os convidados e a Noiva têm o mesmo significado. Aqui fala do arrebatamento da igreja para o grande banquete do Senhor nos ares. O eficazmente chamado desfruta da comunhão íntima com o Senhor. 

7. Bem-aventurados e santos os que participam da primeira ressurreição (Apocalipse 20:6): “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”:
  • A primeira ressurreição é a dos justos, que receberão corpos glorificados à semelhança do Corpo de Jesus. Esses serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos. Os santos ressurretos reinarão com Cristo. 

CONCLUSÃO
Quem são os chamados de Bem-Aventurados pelo Senhor aqui?
  1. Os limpos de coração, que verão a Deus. São os remidos que terão direito a Árvore da Vida e entrarão na cidade pelas portas.
  2. O que estuda de forma sistemática as Escrituras e conhece os sinais, pois é instruído na Palavra.
  3. O operoso praticante da Palavra que não será surpreendido pela Vinda do Senhor, pois se preparou para isto.
  4. O que permanece vigilante e se santifica até a vinda do Senhor.
  5. O que morre no Senhor e descansa nele.
  6. O eficazmente chamado que desfruta da comunhão íntima com o Senhor.
  7. Os santos ressurretos que reinarão com Cristo. 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 5/2/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...