quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/BEM-AVENTURADOS OS QUE SE REFUGIAM EM DEUS!

BEM-AVENTURADOS OS QUE SE REFUGIAM EM DEUS!
Salmo 34

OBJETIVO
Encorajar os ouvintes a se refugiarem em Deus e em todo o tempo louvá-lo.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Este salmo de Davi nasceu de uma profunda experiência com Deus, vivida pelo salmista em meio a uma grande perseguição. Seus inimigos demandavam a sua vida e ele ousou confiar em Deus. A partir dessa experiência ele convoca seus leitores a provarem a bondade do Senhor nas horas difíceis.

O salmo fala da fidelidade do salmista ao Senhor em meio a circunstâncias adversas.

INTRODUÇÃO
Nesses dias estamos percorrendo a trilha das bem-aventuranças na Palavra de Deus. E quanto mais avançamos nessa jornada mais e mais percebemos o prejuízo que a nefanda teologia da prosperidade tem causado ao verdadeiro evangelismo. Esse ensino espúrio tem sido um verdadeiro câncer no meio de muitas igrejas ditas cristãs dos nossos dias.

A maior dificuldade em anunciar hoje a Palavra de Deus, essa Lei Perfeita, Lei da Liberdade, não é a oposição dos incrédulos, mas a tolice dos equivocadamente crédulos. Dos que se deixam levar por todo vento de doutrina e pela manipulação de impostores travestidos de pastores que servem ao seu próprio ventre. São filhos do engano que insistem em perverter os retos caminhos do Senhor, tirando o Cristo do centro para dar lugar a práticas importadas de outros guetos religiosos, frontalmente contrários aos ensinos das Escrituras Sagradas. Que se arrependam enquanto o Senhor está perto!

O salmista Davi aqui nos deixou uma das mais belas páginas sobre confiança em Deus. Confiança se adquire convivendo com alguém. Convivência não se conquista num passe de mágica, mas através de uma construção relacional e é exatamente isso que devemos aprender a ter com o Senhor. Isto é prosperidade do ponto de vista bíblico! Salvação é de graça e pela graça, mas as promessas de Deus estão vinculadas a obediência do servo. Isto é inegociável.

O SALMISTA COMEÇA O SALMO LOUVANDO AO SENHOR E CONTINUA APRESENTANDO ORDENANÇAS SEGUIDAS DE PROMESSAS:

1. O louvor do salmista (vs. 1-3):
  • Aqui o salmista nos mostra que é possível sim louvar a Deus em todo o tempo, mesmo em meio às lutas pelas quais passamos. Ele tinha todos os motivos do mundo para se revoltar, mas optou por exaltar o nome do Senhor. E ainda convoca seus leitores para fazer o mesmo. Resultado: Saiu vitorioso em todas as suas batalhas. 

2. Primeira promessa: Livramento dos temores (v. 4):
  • Para ser alcançada essa promessa ele diz que o segredo é buscar o Senhor. Ele mesmo fez isso e o Senhor o acolheu e o livrou de todos os seus temores. Não há mágica, há busca sincera. 

3. Segunda promessa: Livramento da vergonha (v. 5):
  • O Salmista entende que aqueles que contemplam o Senhor terão seus rostos iluminados e nunca sofrerão vexame. O segredo aqui é focar em Deus, na pessoa do Cristo, ele veio para revelar o Pai. 

4. Terceira promessa: Livramento das tribulações (vs. 6,7,17,19):
  • O Senhor é real, é Deus presente que não abandona seu povo. Aqueles que clamam a ele e o temem encontrarão livramento em meio às lutas e tribulações da vida que são muitas. O Senhor mesmo acampa seu anjo ao nosso redor. A ordem aqui é clamar ao Senhor e temer a ele. 

5. Quarta promessa: os que se refugiam em Deus são bem-aventurados e provam da sua bondade (v. 8):
  • Bondade e misericórdia certamente seguirão os que se refugiam no Senhor. O povo de Deus precisa aprender a buscar socorro apenas dele. Corremos como malucos de um lado para o outro buscando amparo e saídas para as nossas agonias, quando Deus é o nosso único refúgio confiável. 

6. Quinta promessa: Socorro na hora da necessidade e longevidade (vs. 9-16,20,21):
  • O Senhor promete socorrer todo aquele que o teme e o busca. Aqui ele diz que nenhum bem lhe faltará. Contudo para alcançar essa promessa precisamos também: refrear a língua do mal e os lábios de falar dolosamente, nos apartar do mal e praticar o que é bom, procurar a paz e empenhar-se por alcança-la. Os olhos do Senhor repousará sobre os justos, mas está contra os ímpios para lhes extirpar a memória. De todos os modos o justo é preservado, ainda que ele morra há esperança. 

7. Sexta promessa: Salvação e presença de Deus (vs. 18,22):
  • O Senhor se agrada daqueles que se quebrantam em sua presença, ele salva os de espírito oprimido. Aqueles que se sentem constrangidos pelos seus próprios pecados e choram por causa deles em arrependimento sincero de coração. A esses Ele promete estar perto e salvá-los. E ainda nenhum deles será condenado. 

CONCLUSÃO
O que o texto nos ensina?
  1. Os que se relacionam intimamente com o Senhor podem louvá-lo mesmo em meio as lutas, pois sabem em quem creem.
  2. Os que se refugiam em Deus são bem-aventurados, pois provam a sua bondade.
  3. O Senhor livra dos temores os que buscam por ele.
  4. O Senhor livra da vergonha os que focam nele.
  5. O Senhor livra nas tribulações os que clamam por ele e o temem.
  6. O Senhor promete socorro na hora da necessidade e longevidade aos que o buscam e o temem. Aos que refreiam a sua língua do mal e os lábios de falarem dolosamente. Aos que se apartam do mal e praticam o que é bom. A esses o Senhor promete também que tratará com os ímpios extirpando-lhe a memória.
  7. O Senhor promete salvação, presença dele e livramento da condenação aos que se quebrantam em sua presença.
  8. A isto tudo podemos chamar de prosperidade do ponto de vista bíblico e bem-aventurados os que a alcançam! 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 9/2/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...