domingo, 1 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/VAMOS VENCER A CORRIDA!

VAMOS VENCER A CORRIDA!
Filipenses 3:12-16


OBJETIVO
Estimular a igreja a se disciplinar para vencer a grande corrida da fé rumo à santificação, com a finalidade de receber o prêmio da soberana vocação.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido fala de uma corrida a ser vencida e o apóstolo Paulo se apresenta como um atleta cheio de vigor espiritual rumo à linha de chegada.

Os estudiosos não apresentam um consenso quanto o tipo de corrida aqui descrito: se é uma corrida à pé ou uma corrida de carros. No entanto, o carro grego da época, usado nos jogos olímpicos e em outras atividades era na verdade uma pequena plataforma com uma roda de cada lado. Para o condutor se equilibrar e controlar os cavalos, precisava se inclinar para frente retesando todos os nervos e músculos. O esforço era muito grande.

O verbo “avançar” aqui significa literalmente: “se esticar como quem está numa corrida”. Por isso, imaginamos que Paulo tinha em mente este tipo de corrida.

O apóstolo aqui não está falando de esforço para obter a salvação, pois sabemos que ela “vem pela graça, mediante a fé, e não por obras para que ninguém se glorie”. A salvação é a grande largada para essa corrida de fé pela santificação. A prerrogativa para o atleta participar da corrida era ter a cidadania grega. Ele não competia para obter a cidadania, nem a perdia se não conseguisse o prêmio. Assim é o cristão, ele precisa ter a cidadania celestial para participar da corrida da fé rumo à santificação.

O cristão corre em sua própria raia. Ele tem obstáculos a transpor e objetivos a alcançar. O que falhar perderá a recompensa, o galardão, não a cidadania celestial. Não sabemos o tipo de prêmio que recompensa a “soberana vocação”, suponho que seja alcançarmos a estatura de varões perfeitos conformados à imagem de Cristo, mas vale à pena correr e se esforçar para alcançá-lo.

INTRODUÇÃO
As várias modalidades esportivas de hoje nos dão uma ideia do que o apóstolo Paulo está falando. Para obter os títulos e premiações em cada uma, é necessário grande empenho por parte dos atletas. São horas de treino, alimentação balanceada, abstinência de bebidas alcoólicas e drogas, horário rígido de sono. Todo atleta tem um foco bem definido: ganhar em sua modalidade e fazer bonito como representante de seu país.

O atleta espiritual deve agir do mesmo modo, ele tem uma cidadania celestial para honrar e defender. O atleta físico corre por uma coroa perecível, nós por uma imarcescível coroa de glória. Não podemos perder de vista que todo dia há um obstáculo a ser vencido, uma dificuldade a ser superada e precisamos nos esforçar para isto. A. W. Tozer diz: “Lute, não há atalhos para a santidade”. Essa corrida pode ser comparada também a uma guerra interior entre a nossa velha carne pecaminosa e o nosso novo espírito recriado pelo Espírito de Deus.

Há pecados a serem abandonados e se não nos empenharmos arduamente, matando a carne de fome, de modo algum alcançaremos a vitória. Há uma corrida à nossa frente, o sinal da largada já foi dado, que possamos nos empenhar para a vitória.

QUAIS OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA VENCERMOS ESSA CORRIDA E ALCANÇARMOS A RECOMPENSA PROMETIDA?

1. Insatisfação (vs. 12,13a):
  • “Não julgo tê-lo alcançado”. Esta deve ser a declaração de um cristão consagrado, que nunca se dá por satisfeito com suas conquistas espirituais. Na verdade ninguém está pronto!
  • Assim como o atleta, o cristão sempre pode melhorar seu desempenho. Paulo procurava nivelar a sua carreira, não se comparando a outros cristãos, mas olhando para O Cristo. Aliás, esse é o propósito de Deus para nós: que sejamos conformados à imagem de seu filho Jesus (Romanos 8:28,29).
  • O uso dos termos: “perfeito e perfeição” nos vs. 12,15 – explica o raciocínio de Paulo. Ele diz aqui que ainda não alcançou a perfeição (a maturidade completa); embora fosse considerado por muitos, “perfeito” (maduro).  Descobrimos que uma das características dessa maturidade é a consciência da própria imperfeição.
  • O fato é que nenhum de nós está maduro o suficiente, ao ponto de não precisar melhorar, do contrário, não estaríamos mais aqui.

2. Dedicação (vs. 13b,16):
  • “Mas uma coisa faço”. Esta é uma expressão importante para a vida cristã. Muitos cristãos estão envolvidos demais com várias coisas ao mesmo tempo, quando na verdade, o segredo do progresso espiritual é concentrar-se em uma só coisa: a busca pela presença de Deus (Lucas 10:41,42)
  • O atleta deve concentrar-se em uma só modalidade esportiva. Se misturar várias não vai desempenhar bem nenhuma delas.
  • Os vencedores são os que mantêm o foco naquilo que desejam alcançar, sem permitir que coisa alguma os distraia. Dedicam-se plenamente ao seu chamado. O dom define o chamado e o ministério, por isso faça o que foi chamado para fazer e esmere-se nisso, aliás, permaneça naquilo para o qual foi chamado. A produtividade virá quando fizermos aquilo que fomos chamados a fazer.

3. Direção (v. 13c): “Esquecendo-me das coisas...
  • O incrédulo é controlado por seu passado, mas o cristão fiel olha para o futuro. Já imaginou uma corrida onde os condutores dos carros dirigissem olhando para trás. O resultado seria acidentes graves e até mortes.
  • Quando o texto fala aqui em “esquecer” não está falando em amnésia, mas em não ser mais influenciado ou afetado pelo que passou. Significa quebrar o poder doloroso que nos machucava.
  • Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o seu significado em nome de Jesus Cristo. Nenhum crente precisa viver refém do seu passado. As coisas velhas já passaram. Aleluia! 

4. Determinação (v. 14):
  • Paulo diz aqui: “Prossigo para o alvo”O verbo usado aqui tem o sentido de esforço intenso e determinado.
  • Alguém não se torna um atleta vencedor lendo livros, ouvindo palestras ou mesmo torcendo nas arquibancadas. Precisa antes, ter determinação para entrar na competição e vencer.
  • O “corredor cristão” ainda precisa libertar-se de muita coisa que faz parte da velha vida e para tal ele tem que trabalhar em conjunto com o Espírito Santo. Não haverá libertação sem determinação. “Onde existe uma vontade existe um caminho”.
  • Quando o cristão determina que irá prosseguir na luta para vencer um pecado, por exemplo, o Espírito Santo entra em ação para auxiliá-lo. Isto significa que nem podemos vencer sozinhos nem o Senhor trabalha à nossa revelia. O segredo aqui é encher-se do Espírito Santo, como diz a letra do cântico:“Enche-me até que em mim se ache só a ti”.
  • Quando o cristão não se dispõe a cooperar com o Espírito Santo, perderá a corrida e a recompensa. 

5. Disciplina (vs. 15,16):
  • Não basta correr com disposição, é preciso obedecer às regras. Nos jogos gregos os juízes eram muito exigentes, e o atleta que cometesse qualquer infração seria desqualificado. Não perdia a cidadania (apesar de desonrá-la), mas perdia o privilegio de participar e ganhar o prêmio.
  • A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, se a desconsiderarmos seremos desqualificados.
  • Um dia vamos comparecer diante do Tribunal de Cristo (Bhema) – lugar da entrega dos galardões dependendo do nosso desempenho como cristãos.
  • O segredo de nossa vitória é olhar firmemente para JESUS – autor e consumador de nossa fé.
  • Há um pensamento de Agostinho, teólogo do passado que diz: “Seremos controlados ou por satanás, ou pelo eu ou por Deus; o controle de satanás é escravidão; o controle do eu é soberba e o controle de Deus é vitória”

CONCLUSÃO
O texto nos deixa cinco lições:
  1. A salvação é de graça e pela graça, mas é também a grande largada para a corrida da santificação, onde nos desembaraçamos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia. Precisamos demonstrar uma “insatisfação santa”  a respeito de nosso próprio desempenho espiritual, porque nenhum de nós está completamente maduro.
  2. Precisamos demonstrar dedicação nessa corrida e ter uma única coisa em mente: vencer a corrida.
  3. Precisamos ter senso de direção, deixar o passado para trás e focar no futuro.
  4. Precisamos ter determinação para “prosseguir’, porque muitos empecilhos surgirão para nos barrar o caminho”.
  5. E finalmente, precisamos ter disciplina para obedecer às regras e não sermos desqualificados. 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 1/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...