quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/PREVALECENDO SOBRE NOSSOS GIGANTES!

PREVALECENDO SOBRE NOSSOS GIGANTES!
I Samuel 17:50a


OBJETIVO
Estimular o povo de Deus a confrontar os seus gigantes e prevalecer sobre eles na força que o Senhor supre.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Todo o capítulo 17 do livro I Samuel, fala do grande confronto de Davi com o gigante Golias. A luta de Davi ali tipifica as nossas lutas diárias com todos os gigantes que tentam nos derrubar de nossa posição em Cristo.

Golias, o filisteu, era um gigante que viveu no passado. Ele se levantou para afrontar os exércitos de Israel. Temido pelo seu tamanho descomunal, ele faz todo o Israel tremer e se acovardar diante de suas ameaças.

Todos conhecem essa história. A ideia central desse texto é que não há gigantes suficientemente fortes para nos destruir, quando os enfrentamos na força que o Senhor supre. A palavra-chave aqui é prevalecer.

INTRODUÇÃO
Em vários lugares nas Escrituras, especialmente no Livro dos Salmos (a maioria escrita por Davi), encontramos versículos que nos encorajam a enfrentar nossos gigantes confiando tão somente em Deus.

O medo tem sido o grande gigante enviado por Satanás para nos destruir. Por isso o Senhor se preocupou em dizer tantas vezes: “Não temas!”. A Bíblia diz que: “O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza, consolo presente em nossa tribulação”.

Especialmente nos dias de hoje, que antecedem a segunda vinda de Cristo, somos confrontados diariamente com gigantes que tentam nos neutralizar e nos tirar de circulação para que não superemos obstáculos, desistamos de lutar e deixemos de fazer a obra de Deus.

Há um cântico antigo que diz: “Com Cristo no barco, tudo vai muito bem”. Esse deve ser o nosso mote dia após dia. A certeza da presença viva de Cristo conosco e a nossa experiência com Ele, fazem toda a diferença.

São tantos os gigantes que se levantam diante de nós! O medo é o principal deles. Esse medo tem nos paralisado e adoecido. Tem impedido que cresçamos na graça e no conhecimento de Deus. O medo tem sido um grande ladrão de sonhos. O que é possível fazer para prevalecer sobre ele, enquanto servos de Deus? Exercitar fé como uma certeza inabalável do agir de Deus.

Quando esses medos me assaltam, vou à presença do Senhor reconhecer, confessar a minha incredulidade e pedir perdão a Deus, pela pequenez da minha fé. Ninguém pode fazer nada por mim, a não ser o Senhor.

O que nos faz recuar diante de nossos gigantes? Certamente, a pequenez da nossa fé. Se tivermos uma fé do tamanho de um grão de mostarda poderemos falar a montes e eles serão removidos.

Por não confiarmos em Deus, nos sentimos fracos demais, pequenos demais para enfrentar os gigantescos problemas que surgem diante de nós.

Há ainda os que deixam de viver a plenitude daquilo que Deus tem para eles, porque fazem das coisas pequenas grandes gigantes.

O QUE PODEMOS APRENDER COM DAVI PARA PREVALECER SOBRE NOSSOS GIGANTES?

1. Precisamos nos posicionar diante do nosso gigante, tenha ele o tamanho que tiver (vs. 32-36):
  • O gigante filisteu chamado Golias era o maior guerreiro do exército inimigo. Sua estatura era de quase 3 m de altura, sua armadura pesava aproximadamente 70 kg, era assustador até mesmo olhar para aquela verdadeira máquina de guerra. Davi, nessa época, não passava de um adolescente. Tinha entre 17 e 20 anos, mas, na força do Senhor ele se posicionou.
  • Descubra quem ou qual é o gigante que tem lhe afrontado. Os gigantes têm nomes, o de Davi se chamava Golias, e o seu como se chama? Normalmente o nosso gigante se chama MEDO. MEDO de quê? Identifique-o. Qual o sobrenome do seu medo? São tantos os gigantes de medo que se levantam contra nós, que não conseguiríamos listá-los todos.
  • Vamos entregar os nossos medos ao Senhor sem pegá-los de volta.
  • A primeira coisa que Davi nos ensina aqui é não fugir da luta, não importa a aparência do oponente, o Senhor pelejará por nós ou através de nós. 

2. Precisamos ter ousadia para dar um salto de fé nas mãos de Deus (vs. 37,47):
  • Davi trouxe à memória o que Deus fizera por intermédio dele no passado. Do mesmo jeito que o Senhor o ajudou a matar um leão e um urso, o faria prevalecer agora.  Quantas vitórias Deus já lhe deu no passado? Experimente contar as bênçãos já recebidas. O Deus que operou no passado opera hoje.
  • Em Hebreus 11:1 é dito que a fé é uma firme convicção. Davi possuía essa firme convicção. Precisamos exercitar mais a nossa fé. 

3. Precisamos, como Davi, rejeitar as palavras derrotistas e de escárnio que são proferidas pelos inimigos (vs. 42-44):
  • Quando estamos enfrentando uma grande luta, tudo parece se levantar para nos intimidar e nos fazer retroceder. As palavras de derrota dos que se levantam contra nós, devem nos servir de alavanca para prosseguirmos e não como freios para nos paralisar e fazer estagnar.
  • Davi não fez caso das palavras de desprezo de Golias. Muitas vezes perdemos a luta porque prestamos atenção às palavras de derrota que chegam aos nossos ouvidos. É comum encontrarmos GOLIAS em nossas igrejas, em nossas famílias, no meio daqueles a quem chamamos de amigos. Cuidado também para não se tornar um Golias para os que estão ao seu redor!
  • Cuidado com o derrotismo e com as frases assassinas! Elas têm levado à derrota muitos servos de Deus.
  • Davi não se deixou impressionar ou intimidar diante daquele gigante. Ele olhou para AQUELE que é invisível e é infinitamente maior que qualquer gigante que se levante contra nós. 

4. Precisamos aprender com Davi a ter zelo pelo Senhor e por sua reputação (vs. 26b,36,46):
  • Golias, com as suas palavras insolentes, não estava afrontando apenas os exércitos de Israel, mas o próprio SENHOR DOS EXÉRCITOS.  Davi teve essa percepção.
  • Quando nos deixamos intimidar por qualquer gigante estamos difamando o Senhor que nos comprou com precioso sangue e tem cuidado de nós continuamente. 

5. Precisamos, à semelhança de Davi, rejeitar as armas e os recursos que não conhecemos e utilizar aquilo com que Deus tem nos equipado (vs. 39,40,45,49,50):
  • Davi rejeita a armadura de Saul e diz: “Não posso andar com isto, pois nunca usei. E Davi tira aquilo de sobre si”.
  • Ele escolheu como arma uma funda (tipo de estilingue) e cinco pedras lisas do ribeiro. Há os que dizem que as cinco pedras simbolizam cinco dos atributos de Deus: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ. Uma única pedra foi suficiente pra derrubar aquele gigante. Davi se posicionou e o Deus MARAVILHOSO entrou em ação. Ele é Aquele que faz e opera MARAVILHAS. Davi foi contra o gigante em o nome do Senhor dos Exércitos e isto fez toda a diferença! 

6. Precisamos aprender com Davi a prevalecer e a colocar nossos gigantes debaixo de nossos pés (vs. 51,54):
  • A fé ousada e incondicional de Davi o levou a prevalecer sobre aquele gigante. A vitória de Davi foi espetacular. Ele derrubou o gigante, pisou sobre ele e cortou-lhe a cabeça.
  • Pise hoje no seu medo e corte-lhe a cabeça, em nome de Jesus Cristo.
  • A cabeça do mal tem que ser cortada e lançada fora, para glória do nosso Deus. 

CONCLUSÃO
O que tudo isto nos ensina?
  1. Não importa o tamanho do nosso gigante, maior é o que está em nós.
  2. Nossos gigantes precisam ser identificados e confrontados em nome do Senhor dos Exércitos, na força que Ele supre.
  3. Para prevalecer sobre eles precisamos usar as armas de Deus e não dos homens. O Senhor diz através da sua Palavra que: “As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para derrubar fortalezas, anulando nós sofismas” (II Coríntios 10:4).
  4. Precisamos aprender a rejeitar as palavras de desânimo e derrota que lançam contra nós e seguir em frente na força do Senhor.
  5. Precisamos ter zelo pelo Senhor e sua reputação, para não difamá-Lo com a nossa incredulidade.
  6. Precisamos tributar ao Senhor toda honra e toda glória por nossas vitórias.
  7. Quero desafiar você agora a identificar seus gigantes, dê nomes a eles e em oração vá contra eles em o nome do Senhor dos Exércitos. 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 25/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...