domingo, 8 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/DECIDA HOJE MUDAR DE ROTA!

DECIDA HOJE MUDAR DE ROTA!
Ezequiel 18:30-32


OBJETIVO
Levar a igreja a se conscientizar da necessidade de mudar de rota.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido faz parte do contexto do capítulo 18 do livro profético de Ezequiel e fala da responsabilidade pessoal em relação ao pecado. Se lermos todo o contexto veremos que ele coloca uma pá de cal sobre a questão complicada da maldição hereditária defendida por alguns. Logo no início do capítulo encontramos o Senhor falando pela boca do profeta dizendo o seguinte nos vs. 2-4“Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram? Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR DEUS, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá”. Deus não tem netos, só filhos!

Assim como a salvação é pessoal e intransferível, o pecado também. Cada um responderá por suas ações e inclinações. Os filhos ceifam a sua própria semeadura, não a semeadura dos pais, ou seja, os filhos ceifam as punições dos pais se andarem em seus maus caminhos. Tem algo que não podemos perder de vista em nenhum momento da nossa caminhada, para a nossa própria saúde espiritual e emocional: A OBEDIÊNCIA ESTÁ PARA A BÊNÇÃO, ASSIM COMO A DESOBEDIÊNCIA ESTÁ PARA A MALDIÇÃO. As ações não salvam, mas testificam da salvação, de um viver transformado.

INTRODUÇÃO
Em tempos de politicamente correto e de relativismos, a mensagem pregada hoje parece influenciada por essa tendência.

O que foi feito da ousadia dos pregadores do passado? Pecado tem que ser chamado pelo nome, não podemos minimizá-lo usando termos como deslize, tropeço, falha ou coisa semelhante. “O pecado é muito mais do que uma atitude ou uma série de atitudes; é a constituição do próprio homem” (Arthur W. Pink). Na verdade, não somos pecadores porque pecamos, pecamos porque somos pecadores. Pecar é errar o alvo estabelecido por Deus e Ele vai pedir contas, sim. O alvo de Deus é a obediência, o fim da Lei é Cristo para todo aquele que crê.

Por isso é necessário que com ousadia proclamemos em tempo e fora de tempo que o inferno é real, que usar dois pesos e duas medidas não é de Deus e que o único Caminho que nos leva a Deus é Cristo. Jesus é o único mediador da Nova Aliança, é o Verbo de Deus, é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Quem ainda não foi alcançado pela misericórdia de Deus precisa fazer isso hoje e quem já foi precisa andar em novidade de vida, abandonar as velhas inclinações.

O TEXTO LIDO APONTA QUATRO ORDENANÇAS PARA AQUELES QUE JÁ FORAM ALCANÇADOS VERDADEIRAMENTE POR DEUS E DESEJAM ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA:

1. Convertei-vos e desviai-vos das vossas transgressões (v. 30b):
  • Cada um de nós conhece as próprias áreas interiores que precisam ser libertas. O texto ordena: “Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço”. Aqui o profeta manda que nos desviemos daquilo que nos aprisiona, enfraquece e serve de tropeço. Não adianta brincar com fogo e tentar a Deus. A ordem aqui é fugir de tudo que o mundo insiste em nos oferecer, que o diabo nos estimula a fazer e a nossa carne clama.
  • Conversão é mudança de rota, para vencer um pecado ou inclinação maligna precisamos, depois de regenerados pelo Espírito de Deus, matar a carne de fome. Jejuar especificamente. O apóstolo Paulo diz: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante as suas concupiscências” (Romanos 13:14). 

2. Lançai de vós todas as vossas transgressões (v. 31a):
  • Aqui somos advertidos a rejeitar de todo coração e de não voltar às velhas práticas, vigiar para não cometer os mesmos pecados.
  • Graça de Deus não é licença para pecar. A liberdade dos filhos de Deus está em fazer a vontade de Deus, assim como a liberdade do pecador antes de ser regenerado, está na esfera do pecado em suas várias modalidades. O pecado na vida do servo deve ser um acidente de percurso não uma prática contínua e deliberada. Quem tem o Espírito se constrange diante de uma inclinação ou de um pecado consumado e se arrepende. Paulo diz: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (NVI – I Coríntios 10:13). 

3. Criai (alimentai, cuidai) em vós um coração novo e espírito novo (v. 31b):
  • Criar aqui tem o sentido de cuidar, alimentar, não de gerar, porque Deus é quem gera e regenera. Depois de regenerados pelo Espírito Santo de Deus, somos capacitados a mudar a rota. Somos ordenados a uma transformação pela renovação da nossa mente e isso só é possível pela palavra de Deus.
  • Não podemos olhar para trás, precisamos aproveitar a nova oportunidade que o Senhor nos concede.
  • O Senhor ordena aqui uma mudança dos padrões de pensamentos, tudo tem que se fazer novo para nós. O caminho da santificação é árduo e não há atalhos para Ele. O que tem ocupado efetivamente a nossa mente, os nossos pensamentos? 

4. Convertei-vos e vivei (v. 32b):
  • Conversão também leva à verdadeira Vida que é o próprio Cristo. E Ele mesmo diz: “Eu Sou o caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
  • É desejo de Deus, sim, que vivamos em plenitude e experimentemos a abundância preparada por Ele para nós. Jesus é o Bom Pastor que deu a sua vida pelas ovelhas, diferentemente do ladrão que veio somente para roubar, matar e destruir. Ele veio para que tenhamos vida e vida em abundância (João 10:10). Que possamos nos apropriar daquilo que já nos foi concedido.
  • O Dr. Shedd diz que este “é o convite amoroso de Deus, que na obra de Cristo se repete com fervor redobrado da parte de Deus, o preço já foi pago. Do Senhor vem também a fé que habilita o homem a ser salvo pela graça divina de Cristo, o mais Ele fará até o dia final”.
  • Jesus, em Mateus 11:28-30, faz o grande convite da graça a todos que tiverem ouvidos para ouvir: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
  • A condição do homem sem Deus é legal e espiritualmente morto em seus delitos e pecados. Só através de Cristo Jesus somos vivificados e habilitados para fazer a vontade de Deus. 

CONCLUSÃO
O que o texto nos ordena a fazer:
  1. Que nos arrependamos e nos desviemos do mal.
  2. Que não voltemos às velhas práticas do passado.
  3. Que busquemos viver em novidade de vida de acordo com o coração novo e o espírito novo que recebemos.
  4. Que nos arrependamos e vivamos em plenitude. 

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 8/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...