quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/A QUEM ESTAMOS SERVINDO EFETIVAMENTE?

A QUEM ESTAMOS SERVINDO EFETIVAMENTE?
Josué 24:14-16
“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Então o povo respondeu: “Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses!”


OBJETIVO
Levar o povo de Deus a renovar a sua aliança com Ele!

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O capítulo 24 do livro de Josué traz as suas palavras de despedida ao povo de Israel. No contexto dessas palavras encontramos o texto lido, que é uma renovação da aliança do povo com o Deus Todo Poderoso.

O povo agora estava de posse da vitória. Acabara de entrar na Terra prometida e tudo o quanto Deus dissera, se cumpriu. Atentemos para as palavras do versículo 13 deste mesmo capítulo: “Dei-vos a terra que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes”.

Uma aliança é feita entre duas partes. Deus havia cumprido a parte dele, mas Israel aqui e acolá falhara em cumprir a sua, voltando-se para as práticas idólatras, aprendidas no Egito.

INTRODUÇÃO
O Senhor a quem servimos é o Deus de pactos, de alianças e reclama para si o povo que escolheu para louvor de sua glória. Ele não é Deus de rituais, mas de relacionamentos.

O problema da infidelidade do povo de Deus não é novo. Mesmo em nossos dias, conseguimos enxergar essa prática maligna. Como diz o Senhor em Jeremias 2:13“Dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Percebemos um lamento de Deus, nas palavras do seu profeta. A tendência de abandonar o Senhor é antiga, sobretudo em um tempo em que o espírito de engano está muito mais sofisticado que naqueles dias, tentando seduzir se possível, os eleitos do Senhor de todo jeito.

As nossas infidelidades têm ferido a santidade de Deus, santidade é o único atributo que é ratificado três vezes: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória” (Isaías 6:3) e esta tríplice declaração é para que o povo não esqueça que serve a um Deus que é SANTO. Contudo, parece que há um “Alzheimer espiritual” que nos tem feito perder de vista a santidade do Senhor. Deus é santo e quer que sejamos santos também!

É tempo de renovar a nossa aliança com o Senhor, de passar a limpo o nosso relacionamento com ele temendo e tremendo ante a sua santidade.

Deus requer fidelidade, nos versículos 14-16 deste contexto, encontramos a palavra servir sete vezes. O que será que o Senhor quer nos dizer com isto?

A NOSSA RESPONSABILIDADE COMO POVO ESCOLHIDO IMPLICA EM TRÊS ATITUDES DAS QUAIS NÃO PODEMOS FUGIR:

1. Temer (reverenciar) ao Senhor (v. 14a):
  • Temer ao Senhor não significa sentir medo de Deus, mas uma profundíssima consciência de sua presença santa aonde quer que estejamos. Ele deseja que honremos e respeitemos a sua presença.
  • Muitos se comportam como se Deus estivesse apenas dentro das quatro paredes da igreja visível; ali, oram, cantam, usam cacoetes e jargões pentecostais e vão seguindo entre aleluias e prevaricações. Até quando?
  • O salmista diz no Salmo 139:7,8“Para onde me ausentarei do teu espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo. Lá estás também”.
  • O pastor e a liderança da igreja não são “fiscais da fazenda celestial” nem estão vendo quando você fecha aquele negócio escuso, mas Deus está; não estão vendo quando você entra no bar e enche a cara, afinal de contas ninguém tá vendo mesmo, mas Deus está; não estão vendo quando você compra aquele livro ou revista com uma doutrina espúria, absolutamente contrária à Palavra do Senhor e se deleita naquela leitura buscando explicação para as suas dificuldades, ao invés de buscar refúgio nele, mas Deus está; não estão vendo quando você tem aquele encontro furtivo com aquela pessoa de quem você diz estar apaixonado, enquanto a pessoa com a qual você tem uma aliança está em casa ou trabalhando, mas Deus está vendo; não estão vendo quando você desonra, humilha e defrauda seus pais idosos, mas Deus está. Não estão vendo quando você jovem crente usa as redes sociais para publicar fotos sensuais cheias de caras e bocas, mas Deus está; não estão vendo quando você entra no cinema ou leva para assistir em casa aquele filme que é frontalmente contra a Palavra de Deus, mas Deus está e tantas outras coisas, as quais o apóstolo Paulo diz que “o só referir é vergonha”. Por isso, tantas portas de legalidade têm sido abertas, e depois você diz que não sabe o porquê está passando por este vale tão árido! Tema ao Senhor meu irmão, em nome de Jesus!
  • Quando as nossas práticas se tornam contrárias ao que apregoamos é sinal que perdemos o temor de Deus. “O Temor do Senhor é o princípio da sabedoria”

2. Jogar fora os ídolos e Servir ao Senhor somente (vs. 14b e 15a):
  • Há um só Deus, que se manifesta em três pessoas distintas e inseparáveis: Pai, Filho e Espírito Santo. Quaisquer outros são falsos.
  • O povo de Israel durante o tempo do cativeiro havia se paganizado, aderido aos hábitos seculares e religiosos dos egípcios, especialmente à prática maligna de recorrer a falsos deuses na forma de animais sempre que experimentavam dificuldades. Com o Israel espiritual de Deus não é diferente. Quantos ídolos têm sido entronizados no coração do povo de Deus?
  • No Reino de Deus não há servos temporários, o contrato dura por toda a eternidade; a decisão de servi-lo não é uma brincadeira emocional; é algo para toda a vida presente e futura. Ai daqueles que brincam de servir!
  • Josué afirma que essa decisão deve ser feita com integridade e fidelidade; Deus não aceita corações divididos; a rendição precisa ser plena e total.
  • Muitos querem servir ao Senhor e ao dinheiro ou querem um Deus self–service, que atenda seus desejos egoístas e carnais; quando não são atendidos, agem como crianças mimadas, batem o pé e dizem: “Não quero mais saber desse Deus” ou “não vou mais aquela igreja”. Meninice espiritual! Acorda, igreja!
  • Alguns ainda tentam espiritualizar seus desejos carnais, sua cobiça, com uma maquiagem de fidelidade, dizendo: “Ah, eu quero que Deus me abençoe, com muito dinheiro para eu poder contribuir para a sua obra”. E para isso cai nas mais absurdas ministrações sobre prosperidade, mas Deus conhece tanto as verdadeiras intenções daquele coração que fecha a porta, dando somente o necessário.
  • A quem estamos servindo, afinal? A quem achamos que estamos enganando? A Deus? Certamente que não! 

3. Escolher e Priorizar o Senhor (v. 15b):
  • Josué fez a escolha certa: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Nós também precisamos fazer.
  • Será que nós podemos bradar como Josué, ainda que pela fé: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”?
  • Ninguém é obrigado a servir a Deus, a entregar-se a Ele; mas se fez essa escolha, ela deve ser com integridade, de forma plena, “porque, de Deus não se zomba”.
  • Escolher a Deus significa dar a ele a primazia em todas as coisas; dar-lhe o primeiro lugar em nossa vida.
  • Essa decisão deve ser consciente e permanente para se tornar restauradora.
  • O povo então, tocado pelas palavras ungidas de Josué, declarou: “Longe de nós, o abandonarmos o Senhor”

CONCLUSÃO
O que o Senhor está requerendo de nós hoje?
  1. Precisamos restaurar o temor do Senhor em nosso coração, que é o princípio da sabedoria. Pense nisso sempre que tiver que sair e entrar; ir e vir; deitar e levantar; comprar e vender; trabalhar e se divertir – lembre-se: não há um só lugar em que possamos nos esconder de Deus.
  2. Afinal, a quem estamos servindo efetivamente? Será que verdadeiramente estamos servindo ao Senhor com integridade e fidelidade de coração? Fica a reflexão!
  3. Faça como Josué, decida-se hoje, ratifique a sua aliança com o Deus Todo Poderoso e diga: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”

Aleluia, Amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 11/1/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...