segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sermão/Manoela Malta/OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIS ALTOS QUE OS NOSSOS

OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIS ALTOS QUE OS NOSSOS
Jeremias 29.11


OBJETIVO
Levar a Igreja à reflexão acerca da necessidade de buscarmos os sonhos de Deus pra nós e não os nossos próprios.

INTRODUÇÃO
O versículo lido está no contexto de uma carta que foi enviada pelo profeta Jeremias aos cativeiros de Babilônia. Nessa carta, ele transcreve as palavras do próprio Deus ao seu povo, ordenando que as pessoas ali fizessem casas, casassem, dessem suas filhas em casamento, plantassem, colhessem, enfim, VIVESSEM, mesmo no cativeiro.

Imagine comigo a seguinte situação: você, durante anos da sua vida, nutre um sonho. Talvez seja o de ter determinado emprego, talvez seja o de morar fora, talvez seja casar, ter filhos, etc. Você cuida desses sonhos com o maior carinho, com a maior dedicação, fala sobre isso, cuida de cada detalhe e então, de repente, chega alguém pra você e diz: “pode ir descendo dessa nuvem que não vai ser nada disso que você está pensando!” Como você se sentiria? O que você diria para essa pessoa? Você aceitaria isso facilmente, ou você lutaria pelo seu amado sonho?

Na Bíblia, nós encontramos o exemplo de duas pessoas que viram seus sonhos serem despedaçados.

OS SONHOS DE JOSÉ
Gênesis 37:5-10 – José era o penúltimo de doze irmãos, filho da mulher amada de seu pai, Jacó, que tinha por ele um carinho todo especial. José era jovem, talvez sonhasse em casar, ter sua família, ter muitas terras e poder ser o cabeça de sua família. Certo dia, José sonha que os feixes dos irmãos se inclinavam perante ele e depois sonha com o sol, a lua e mais onze estrelas que se inclinavam diante dele. Esses sonhos indicavam que toda sua família se inclinaria diante dele.

OS SONHOS DE MARIA
Lucas 1:26,27 – Com mais ou menos 15 anos de idade, Maria preparava-se para casar, com todos os sonhos e expectativas de uma jovem noiva. Ser uma mulher sozinha, naquela época, era uma vergonha e ela teve a graça de encontrar um bom marido, um homem justo (Mateus 1:19).

Dois jovens servos de Deus, cheios de sonhos, cheios de planos!! Mas que viram seus sonhos ameaçados...

O DESMORONAMENTO DOS SONHOS DE JOSÉ
Gênesis 37:28 – José é vendido aos ismaelitas pelos próprios irmãos. Ele viu o desmoronamento do seu sonho de ser livre, de ter uma família, de ser dono de terras. Num instante, José viu ruir aquele sonho de que os irmãos se inclinariam diante dele: ele é quem estava em poder dos irmãos que resolveram lhe fazer mal! José foi usurpado, violentado pelos próprios irmãos, teve seus sonhos roubados...

OS SONHOS DE MARIA EM XEQUE!
Lucas 1:31 – Como Maria explicaria aquele filho? O que as pessoas falariam dela? O que José pensaria? O que ele faria? Numa só frase, aquele anjo desmoronou os sonhos da jovem Maria que, ao que parecia, seria uma mãe solteira, mal falada por toda a região. O nome de José, seu noivo, seria envergonhado e talvez ela fosse apedrejada por adultério. Assim, acabaria de vez o sonho de Maria de ser uma esposa feliz, de ter sua casa e lindos filhos com o bom marido que José seria.

DIANTE DE TUDO ISSO, COMO JOSÉ E MARIA REAGIRAM À IMINENTE DESTRUIÇÃO DOS SEUS SONHOS?
José – A Palavra de Deus não descreve nem uma reação sequer de José àquilo que seus irmãos lhe fizeram. A impressão que temos na leitura do texto é que ele comportou-se como um cordeiro manso. Talvez alguém possa dizer: “José foi fraco! Ele não lutou pela sua liberdade, ele não lutou contra a injustiça que seus irmãos estavam cometendo!” Mas José sabia a quem ele servia! Nos capítulos subsequentes, vemos José ser levado à casa de Potifar, ser caluniado por sua mulher, ser preso e, a partir de então, Deus lhe concede o dom de interpretar sonhos. E em vários momentos lemos a frase: “O Senhor era com José!” Ele estava preso. Estava, aparentemente, longe da realização dos seus sonhos, MAS O SENHOR ERA COM ELE! E como ele agiu no cativeiro? Foi benigno, foi correto, não se rebelou, não bradou que Deus fora injusto com ele, nem que ele fora roubado e injustiçado. Ele HONROU o nome do Senhor em seus atos, palavras e pensamentos! Sua intimidade com Deus lhe fazia saber que O Senhor cumpre suas promessas e faz planos para os seus filhos. José não estava à deriva!

Maria – Como a maioria das adolescentes, a primeira reação de Maria foi a curiosidade: “Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?” (v. 34) e depois, Maria reage como uma serva fiel que ela era, que crê no impossível e no agir de Deus (v. 38): “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra!”. Maria não esperneou, não argumentou com o anjo, não lhe falou das consequências de uma gravidez nesses termos, nem perguntou o que seu noivo iria pensar. Ela sabia que o Senhor tinha para ela “pensamentos de paz e não de mal” para a sua vida! E que ser parte do plano de Deus era muito melhor, muito mais perfeito do que realizar seus sonhos e planos pessoais.

MAS, POR QUE DEUS INTERFERIU NOS PLANOS DE JOSÉ E MARIA? QUAL ERA O PROPÓSITO SANTO DELE PARA ISSO?
A resposta começa em Isaías 55:8,9: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

DEUS TINHA PLANOS E SONHOS MUITO MAIORES PARA SEUS SERVOS JOSÉ E MARIA!!!
Se José tivesse realizado seus próprios sonhos e desejos, talvez ele tivesse se tornado dono de muitas terras próximas às terras dos seus pais e irmãos, tivesse casado por ali mesmo e tivesse tido vários filhos e... tivesse morrido ele, os filhos, os pais, e toda sua família de fome!

Gênesis 45:5-8 – Deus “destruiu” o sonho de José de ser dono de algumas terras lá em Canaã, para torná-lo o homem mais poderoso do Egito depois de Faraó e para salvar a vida de toda sua família, logo, de toda a descendência de Jacó, da qual, muitas gerações depois, viria o Messias, da tribo de Judá, filho de Jacó e irmão de José! Deus sonhou mais alto do que José, pensou mais alto que ele e foi capaz de lhe dar muito mais do que tudo aquilo que José seria capaz de pedir ou pensar! José saiu da mediocridade dos seus sonhos pessoais para se tornar peça-chave do grande plano de DEUS!

Se Maria tivesse realizado os próprios sonhos, talvez ela tivesse tido um casamento feliz, com os filhos que ela queria, com o homem justo que viria a ser seu marido. Mas, quem seria Maria? Será que hoje nós saberíamos quem tinha sido aquela mulher? Será que a vida dela teria feito alguma diferença na história da humanidade? Veja o que aconteceu com Maria, em Lucas 1:31-33,35: Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim(...) Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” E, no versículo 48b e 49a, Maria diz: “Porque, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Senhor me fez grandes coisas.”

Maria saiu do anonimato de uma mera esposa feliz, como tantas outras da história, para ser a mulher que gerou em seu ventre o VERBO DA VIDA, A ENCARNAÇÃO DO INVISÍVEL, A SALVAÇÃO DE ISRAEL, O CORDEIRO SANTO DE DEUS, A BRILHANTE ESTRELA DA MANHÃ, O PRÍNCIPE DA PAZ. E NENHUMA OUTRA MULHER EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE RECEBEU MAIOR DÁDIVA DO QUE ESSA! Maria sentiu o próprio Deus encarnado mexendo em seu ventre e nada disso teria acontecido em sua vida se ela tivesse se recusado a colocar seus próprios sonhos no altar do sacrifício, se ela não tivesse preferido os sonhos de Deus ao invés dos seus próprios.

Maria e José faziam parte do Grande PLANO DE DEUS: O PLANO DA SALVAÇÃO ATRAVÉS DO NASCIMENTO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO!

Quais têm sido os nossos sonhos e planos? Como temos reagido diante de um plano ou sonho nosso que se frustra?

O QUE PODEMOS APRENDER COM ESSES PERSONAGENS?
  1. Quando entregamos nossas vidas ao Senhorio de Cristo, nossa vida já não nos pertence: nós existimos por ELE e para ELE!
  2. Quando tudo sair do SEU script, prepare-se: acaba de entrar em cena o roteiro de Deus pra sua vida!
  3. Seu melhor sonho ou seu plano mais detalhado, mais mirabolante, mais brilhante e mais fantástico, JAMAIS chegará aos pés daquilo que Deus sonha e planeja para a sua vida!
  4. O solo do coração de Deus é o melhor lugar para plantarmos nossos sonhos, porque é lá que nossas sementes são trocadas pelas sementes de CRISTO. E quando nossos sonhos florescem nesse solo, podemos ter certeza: seremos peças-chave do grande plano de DEUS e isso é melhor do que qualquer sonho nosso!

Em Cristo,
Manoela Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...