segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Artigo/Pra. Nadia Malta/TENSÃO PRE-NATALINA TPN

“TENSÃO PRÉ-NATALINA- TPN”

Outro dia li um artigo, não sei se da minha filha, acredito que sim, falando sobre essa tensão que acomete a muitos neste período do ano. Achei interessante pela sacada do trocadilho análogo com a TPM tão temida que é apresentada pela maioria esmagadora das mulheres em dado período do mês, para desespero dos homens. Affffffffffffff, falando nisso, não tem quem aguente! É preferível nem lembrar! Contudo, isso são águas passadas pelo menos para mim que já passei dessa fase.

Voltando ao assunto festas de fim de ano, especialmente o Natal, confesso que não gosto dessa época e se pudesse dava uma prega do dia 30 de novembro até mais ou menos meados de janeiro, quando toda essa agonia é serenada e a vida volta à normalidade. O Natal tem se esvaziado completamente de seu real sentido, que seria a comemoração do nascimento do Cristo, embora saibamos todos que ele nem nasceu em dezembro, mas estaria valendo se as pessoas tivessem a percepção de que o Verbo de Deus “se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade”. Quem se lembra disso? Poucos, bem poucos mesmo.

A festa virou acontecimento pagão com a figura do Papai Noel tomando o lugar que seria de direito do aniversariante, Jesus, que sequer é mencionado. Nesta época, as ruas e especialmente o comércio, se enchem de pessoas ávidas para gastar até o último centavo para comprar presentes vazios de sentido para não fazer feio nas confraternizações multiplicadas nesses dias. Confraternizações, que são um capítulo a parte no meio dessa parafernália toda, onde as pessoas nem conseguem curar de um porre e já entram em outro, é terrível!. E haja campanhas: Fome Zero, Natal sem fome, Doe um prato de comida, É tempo de dividir e por aí vai, como se as pessoas necessitadas só precisassem comer nessa época. Faça isso nesses dias, mas faça durante o resto do ano também! Abrace, compartilhe, divida o pão, distribua sorrisos, cumprimente, empreste seus ouvidos, estenda a mão, presenteie durante todos os dias do ano. A impressão que tenho nesta época é estão todos envolvidos em uma grande e intensa maratona para ver quem consegue participar mais de confraternizações e amigos secretos, pra ver quem consegue dar mais presentes, para ver quem faz a árvore maior e mais iluminada. Ufa, cansei!

Jesus nasceu em Belém há mais de dois mil anos atrás, mas tem nascido ininterruptamente nos corações a cada dia, nos lembremos disso, festejemos isso, compartilhemos isso o tempo todo. Que nós os cristãos procuremos resgatar o lugar do aniversariante pelo menos em nossas casas e igrejas. O mundo inteiro tem festejado um Natal sem Cristo, de Papai Noel, árvores, duendes e renas. Qual o significado de tudo isso? Uma grande e diabólica mentira, na tentativa bem-sucedida, de tirar a atenção do Cristo, até mesmo no meio dos cristãos.

Acho que estou mesmo com TPN e ela é inevitável, mas como sou viciada na esperança e não posso dar a prega que queria para pular essas festividades, oro como o apóstolo Pedro em sua segunda carta (IIPe.1.19) desejando “Que o dia clareie e as Estrela da Alva nasça em vosso coração!”. Feliz Natal (nascimento de Jesus) para todos quantos o receberam com o Senhor e Salvador!
Artigo/Pra. Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; HTTP://ocolodopai.blogspot.com



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...