sábado, 3 de setembro de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XVII ESTUDO EM COLOSSENSES



Série de Estudos na Epístola do Apóstolo Paulo aos Colossenses

XVII Estudo: Vidas sob o Senhorio de Cristo – Cl 4.7-18

Introdução: Chegamos ao final desta série de estudos em Colossenses, nas palavras finais de Paulo àquela Igreja, encontramos várias referências pessoais, saudações, bem como suas últimas instruções. Contudo, o que gostaríamos de ressaltar, são aquelas palavras ditas em testemunho de alguns cristãos, seus companheiros e auxiliares de ministério. Será que tais palavras encontram eco em nossas próprias vidas? Será que poderiam ser aplicadas a nós? Vejamos:

  1. Vv. 7,8 – Tíquico – “irmão amado, fiel ministro e conservo” – foi enviado com a missão de informar e alentar os corações abatidos daquela igreja. Vemos abnegação e o desprendimento desse cooperador de Paulo, aceitando de bom grado a missão, de fazer viagem tão perigosa de Roma até a Ásia; ele foi o portador desta carta e também das que foram enviadas aos efésios e a Filemom.
  2. V. 9 – Onésimo – filho espiritual de Paulo, antes um escravo foragido de Filemom, agora um homem regenerado; aqui é chamado de “fiel e amado irmão”.
  3. Vv. 10,11 – Aristarco – “prisioneiro comigo e cooperador” – chegou a ser preso juntamente com Paulo, mas permaneceu fiel.
  4. V. 10 – Marcos – primo de Barnabé, chamado João Marcos, autor do segundo Evangelho. Acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária, mas desanimado voltou a Jerusalém (At 13.13). Causou tristeza ao coração do Apóstolo. Mais tarde, recebe elogios de Paulo em II Tm 4.11
  5. V.11 – Jesus Justo – “irmão da circuncisão”= judeu, cooperador de Paulo, foi um lenitivo para o apóstolo.
  6. Vv.13,14 – Epafras – “escravo de Cristo Jesus”= indica sua obediência e dedicação a Cristo; era um homem de oração; alguém que se preocupa muito com seus irmãos em Cristo.
  7. V.14 – Lucas – “médico amado, cooperador de Paulo” II Tm 4.11; Fm 24.
  8. V.14 – Demas – cooperador, possivelmente como evangelista. Seis anos mais tarde (II Tm 4.10), afasta-se do ministério. Muitos hoje, têm seguido os passos de Demas.
  9. V.17 – Arquipo – “companheiro de lutas” – recebe uma palavra de advertência: “atenta para o ministério que recebestes”. A mesma palavra de exortação serve para todos os que colocam a mão no arado de Deus, é preciso responsabilidade e zelo pela obra do Senhor. “Maldito o que faz a obra do Senhor relaxadamente” – Jr 48.10ª;
  10. Note bem, o estudo de hoje mostra o trabalho de equipe, desempenhado pelo apóstolo, bem como, seu testemunho a cerca de seus colaboradores. Será que as expressões de Paulo sobre seus companheiros de ministério, poderiam ser aplicadas a você?

Aplicação Prática
  1. O que mais chamou a sua atenção em toda a epístola?
  2. Qual a importância de morrer com Cristo e ser ressuscitado com ele?
  3. Por que razão Deus dá tanta ênfase a submissão e a obediência em todas as relações sociais?
  4. Como será que está o seu testemunho junto aos seus irmãos em Cristo e lá fora, junto aos não-crentes?
  5. Como está a sua vida de oração?
  6. Você tem orado fielmente pelos missionários e por todos que se acham investidos de autoridade?

Textos para serem lidos durante a semana:

Seg. II Tm 3.10-17;                    Ter. II Tm 4.9-18;                              Qua. II Ts 2.13-17;
Qui. I Ts 5.4-22;                         Sex. II Tm 3.1-9;                                Sáb. II Tm 2.14-26.

BIBLIOGRAFIA: Andai Nele – Russell Shedd; Comentários da Bíblia de Estudos Shedd

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...