terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ Epístola de Judas/Notas Explicativas

Série de estudos na Epístola de Judas – Notas explicativas

I Estudo – Judas é chamada de epístola geral porque não foi escrita para uma igreja específica, mas para todas de um modo geral.
II Estudo – a palavra apostasia será muito usada nos estudos desta epístola. Apostasia=negação ou abandono da fé. verdades bíblicas das quais não podemos nos afastar:
  1. Jesus Cristo, filho do Deus Vivo é o nosso único e suficiente salvador.
  2. O sacrifício da cruz foi vicário (substitutivo); Jesus foi sacrificado em nosso lugar; o sacrifício foi único, perfeito e absolutamente eficaz; não há nada a acrescentar.
  3. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática.
  4. Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens.
  5. Somos salvos pela graça mediante a fé, não por obras meritórias de nossa parte – Rm 10.9,10; Ef 2.1,8,9; I Tm 2.5; II Tm 1.8,9; 3.16; Hb 8.6

III Estudo – Neste estudo, estimular os alunos a estudar a Palavra de Deus para discernir erros doutrinários;
IV Estudo – Judas no V.9 faz alusão a uma antiga tradição judaica, muito difundida na igreja primitiva, que afirmava que o arcanjo Miguel quando contendia com o diabo à respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele, mas limitou-se a dizer: “O Senhor te repreenda”.
Judas essa história para ilustrar o fato de não podermos nos levantar contra uma autoridade superior, seja ela quem for.
Como compreender isso, sendo o diabo quem é? Note bem, Miguel era um arcanjo, Lúcifer quando estava no céu e assistia na presença de Deus era um querubim ungido, portanto ali, ele era hierarquicamente superior a Miguel e  ele não esqueceu disso, como Davi fez com  relação a Saul; veja a aplicação feita a Lúcifer na profecia de Ez 28.11-15; veja o que diz Is 14.12-15 esses dois textos mostram sua ação como querubim, hierarquia acima do arcanjo e mostra também sua queda, por causa da soberba.
Assim, nós não temos o direito de nos levantar contra nossas autoridades para julgá-las, criticá-las, acusá-las ou difamá-las, quando agimos assim, estamos fazendo sob a eficácia de satanás, lembre-se o ministério de acusação é dele, não nosso; se aqueles que hierarquicamente são superiores a nós estão fazendo algo errado, cabe ao Senhor repreendê-los.
V Estudo – reforçar mais uma vez o fato de que nenhum sonho, visão ou revelação extra bíblicos, que não passem pelo rigoroso crivo da Palavra de Deus, na devem ser considerados; esse tipo de manifestação quando vem de Deus, requer interpretação – ver Gn 40.1-23; 41.17-32; Dn 2.10-45; 5.24-28
VI Estudo – Os Vv 14,15, fazem alusão ao profeta Enoque ( Gn 5.21-24), na única citação neo testamentária de um livro apócrifo ( Enoque 1.9). Nessa profecia sobre a 2ª Vinda de Jesus, diz que o Senhor exercerá juízo contra os ímpios e suas impiedades. A própria tradição judaica, bem como a Igreja Primitiva, aceitavam essa profecia específica, que não foi contestada por nenhum autor bíblico, por isso a citação de Judas; porém, a sua alusão nesse contexto, não significa a aprovação do livro apócrifo de Enoque como um todo. Esse livro foi compilado por volta do ano 110 a.C
VII Estudo – Termine esta série de estudo buscando a verdadeira adoração, como fez Judas.
Bibliografia: Bíblia Shedd; Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia de Genebra.




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...