quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sermão/Pra. Nadia Malta/ O SENHOR PROMETE PROSPERIDADE AO SEU POVO ESCOLHIDO!


O SENHOR PROMETE PROSPERIDADE AO SEU POVO ESCOLHIDO! Is. 49.8-26

Objetivo: Ministrar ao povo de Deus sobre a verdadeira prosperidade.

Idéia Central do Texto:
O texto lido fala sobre a restauração prometida por Deus aos seus amados. As bênçãos do Senhor descem sobre os seus amados enquanto dormem.

O Senhor diz em sua palavra que os que estão em Cristo experimentam uma nova vida.

Introdução:
O assunto que mais ouvimos pela boca dos pregadores da palavra de Deus é sem dúvida prosperidade. Mas o que seria a verdadeira prosperidade tão propagada nos meios cristãos dos nossos dias? Será que seria apenas conquistar bens materiais, tesouros que a traça corrói e a ferrugem destrói? A Bíblia nos manda ajuntar tesouros no céu e o Senhor nos promete os tesouros escondidos e as riquezas encobertas. Certamente ele não está falando do pão que perece, mas de bens eternos. Ele nos assegura que veio ao mundo para nos dar vida e vida em abundancia. Esta é a verdadeira prosperidade do ponto de vista de Deus.

O texto que lemos fala de restauração que é devolver algo ao projeto original. Nesses dias ouvimos sobre restituição que é um dos aspectos dessa restauração.

O que Deus tinha para seu povo, e que foi interrompido pela morte espiritual do homem no Éden, lhe é devolvido através do sacrifício completo, único e perfeito de Cristo na cruz do Calvário. Esta verdade precisa ser resgatada no meio da igreja. Quando somos encontrados pelo Senhor, passamos da morte para a vida, voltamos ao projeto original somos restaurados e alcançamos a verdadeira prosperidade.

O QUE A VERDADEIRA PROSPERIDADE NOS RESTITUI NO DIA ACEITÁVEL DO SENHOR?
  1. Restitui a Comunhão com o Senhor que se havia perdido – VS. 8,9:
  • Esses versículos em primeira instância se aplicam a pessoa de Cristo, o Messias prometido, mas tem também uma aplicação aos escolhidos de Deus de todas as épocas.
  • O Senhor promete restaurar a comunhão perdida desde o Éden.
  • O Senhor promete ouvir e socorrer seus amados. Jesus nos proporcionou isto, como Mediador da Nova aliança. Na condição anterior de mortos em nossos delitos e pecados estávamos separados de Deus, a comunicação havia cessado, mas esta comunhão foi restaurada graças ao livre acesso aberto para nós por meio do Senhor Jesus Cristo.
  1. Restitui a Provisão e a Direção – Vs. 10-12:
  • O homem distante de Deus anda a esmo, não tem um norte e o Senhor promete ser o Caminho que o levará ao Pai. Jesus disse em Jo.14.6: “Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
  • O Senhor também promete restituir a provisão de que o homem precisa para viver. E tudo de que precisamos é o próprio Senhor. O povo alcançado pela misericórdia do Senhor nunca mais sentirá fome nem sede, porque o nosso Cristo é a água que dessedenta e o verdadeiro Pão que veio do céu. A verdadeira sede e fome do homem não é de água e alimento, mas da presença de Deus.
  • Jesus sustenta e direciona os que são seus.
  1. Restitui a Alegria e a Consolação – v.13:
  • O Senhor é a Esperança de Israel. Em sua presença há plenitude de alegria e delícias perpetuamente. Ele se compadece dos aflitos e abatidos de espírito que a ele clamam de dia e de noite!
  • Nele há gozo e consolação porque ele é o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação. Em Is. 51 12, o Senhor diz: “Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem que não passa de erva?”.
  1. Restitui a presença constante de Deus no meio do seu povo – VS. 14-16:
  • A presença de Deus nos assegura proteção, ele diz que escreveu nosso nome nas palmas de suas mãos e que os nossos muros estão sempre em sua presença.
  • A grande notícia é que não estamos mais sozinhos em nossas lutas diárias, ele é conosco e não precisamos temer. Ele promete em Hebreus 13.5b: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei!”.
  1. Restitui os Filhos perdidos – VS.17-22
  • A promessa de Deus é familiar. Ele alcançará todos os escolhidos. Não importa onde estejam voltarão ao convívio da família. Ele faz que a estéril seja alegre mãe de filhos.
  • Assim como o maior ornamento da mulher israelita era ter os filhos ao redor de si, o Senhor chamará e alcançará todos os que são seus e que estavam aparentemente perdidos, para novamente se ajuntarem na casa do Pai.
  1. Restitui a Honra diante dos poderosos – V. 23:
  • O Senhor promete honrar seus amados na presença dos adversários, ele fará o nosso cálice transbordar.
  • Ele mesmo pelejará por nós e nos restabelecerá em honra e nunca mais seremos envergonhados, porque esperamos no Senhor!
  1. Restitui o Livramento das ações inimigas – VS. 24-26:
  • Ai daqueles que se levantam para contender e oprimir o povo amado de Deus! Em Jr.15.11 o Senhor diz: “Na verdade, eu te fortalecerei para o bem, e farei que o inimigo te dirija súplicas no tempo da calamidade e no tempo da aflição”.
  • O próprio Deus se levantará contra eles e os destruirá com um sopro de sua boca. Em Is. 51.22, 23 o Senhor diz: “Assim diz o Senhor, o Senhor teu Deus, que pleiteará a causa do seu povo: Eis que eu tomo da tua mão o cálice de atordoamento, o cálice da minha ira; jamais dele beberás; pô-lo-ei nas mãos dos que te atormentaram, que disseram a tua alma: Abaixa-te, para que passemos sobre ti; e tu puseste as costas como chão para os transeuntes”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Restaurar é devolver algo ao projeto original e restituição é um dos aspectos dessa restauração.
  2. Para que o povo de Deus alcance a verdadeira prosperidade o Senhor promete restituir: a comunhão com ele; a provisão e direção; a alegria e a consolação; filhos que se haviam perdido; a honra diante dos adversários e o livramento das ações inimigas.
  3. O povo de Deus experimenta a paz que excede todo o entendimento. A tudo isto chamamos de prosperidade.
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...