terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XIII ESTUDO EM COLOSSENSES


Série de Estudos na Epístola do Apóstolo Paulo aos Colossenses.

XIII Estudo: O Senhorio de Cristo na Vida Prática – Cl 3.12-17 – 2ª parte.

Introdução: Antes de entrarmos no presente estudo, vamos parar um pouco e recordar o que foi dito no estudo anterior. Naquele estudo, Paulo falou em “fazer morrer” a natureza terrena se referindo a velha vida de impurezas. As inclinações passadas precisam passar por uma morte, que só é possível através de Cristo. Ele também exorta seus leitores a se despojarem dos vícios, hábitos e linguagem dominada pela carne, dando lugar a um genuíno mover do Espírito.

O Novo Homem de que nos revestimos
Note bem, o velho homem morre, dando lugar ao novo, que ao ressuscitar, precisa de novas vestimentas.
Como esse novo homem é chamado?
V. 12 – “Revesti-vos, pois, como eleitos, santos e amados...” esses três termos distintos descrevem como Deus considera seus filhos. Eleitos=indica a seleção feita por Deus, dentre toda a humanidade, antes da fundação do mundo – Dt 14.2; Ef 1.4; Santos= separados, para manifestar a santidade de Deus; Amados= os eleitos, são santos e alvo do amor incondicional de Deus (graça).
Qualidades que devem substituir as vestimentas carnais – vv 12-14
  1. Ternos afetos de misericórdia= o cristão deve ter um coração compassivo, ser sensível às necessidades que o rodeiam – Lc 6.36; Mt 5. 7;
  2. Bondade ou generosidade= zelo pela verdade e pela retidão; repulsa pelo mal: pode ser expressa em atos concretos de amor ou na repreensão do mal – Sl 23.6; Pv 11.17;
  3. Humildade= virtude que nos faz perceber a nossa fraqueza e dependência de Deus – Mt 5.3; 18.3; Tg 4.6;
  4. Mansidão= no sentido bíblico é aplicado a todo o que tem inclinação a obedecer sem resistência; freqüentemente está ligada à humildade – Mt 11.29;
  5. Longanimidade= tolerância diante das falhas e defeitos dos irmãos; ser tardio em irar-se; ser paciente – Ef 4.2;
  6. Suportai-vos uns aos outros= remete a necessidade de harmonia nas relações mútuas, sejam familiares, eclesiásticas ou no ambiente de trabalho. O cristão já está equipado com esta capacidade, só falta exercitar – por isso é ordenança!
  7. Perdoai-vos mutuamente= chama a atenção para a prontidão que o cristão deve ter para perdoar seus ofensores; como também humilhar-se, pedindo perdão. Note que mais uma vez o verbo está no imperativo – Mt 5.23-25; 18.21-35;
  8. Amor – vinculo da perfeição= amor desprendido, sacrificial, que visa o benefício do próximo; aqui é descrito como a principal vestimenta – Gl 5.22; I Co 13.1-8;
Diretrizes para uma vida cristã bem sucedida – vv 15-17
  1. V.15 A paz como árbitro no coração= a paz de Cristo, excede todo o entendimento; quando ela se instala no coração, o mundo inteiro pode desabar, mas continuamos firmes; esse tipo de paz funciona como um juiz (árbitro) em nosso coração, nos ajudando a tomar decisões – Jo 14.27; é a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai Celestial – Fp 4.7;
  2. Sede agradecidos= ser grato a Deus mesmo quando não compreendemos as circunstancias – I Ts 5.18;
  3.  Habite ricamente em vós a Palavra de Deus= v.16 – Dt 11.18; 30.14; Sl 119.11; Cristo é a Palavra Viva que precisa está em nós;
  4. Instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente com toda a sabedoria=instrução e conselhos mútuos geram crescimento e maturidade espiritual – Cl 4.5,6;
  5. Louvor= elogiar, forma de adoração; Paulo diz que devemos fazê-lo com salmos, hinos e cânticos espirituais( cânticos inspirados pelo Espírito Santo). Nosso louvor tem que ser precedido de gratidão;
  6. v.17 – O segredo de uma vida diária bem sucedida= toda palavra ou ação de nossa parte deve ter como motivação a glorificação de Jesus Cristo – I Co 10.31 – Como se o próprio Cristo, estivesse agindo através de nós.
Aplicação Prática (Para reflexão):
  1. De qual das qualidades aqui mencionadas tenho maior necessidade?
  2. Como poderei progredir até consegui-la?
  3. Na minha adoração ao Senhor, que práticas inibem o cumprimento das exortações citadas nos vv. 15 e 16?

Textos para serem lidos durante a semana

Seg. Mt 5.43-48;                                       Ter. Mt 18.1-5; Tg 4.6; Fp 2.5-8;                  Qua. Mt 18. 21-35;
Qui. Rm 12.9-21;                                      Sex. Hb 12.14-17;                                           Sáb. Cl 3.18-25; 4.1-6.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...