segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/VII ESTUDO EM COLOSSENSES

Série de Estudos na Epístola do Apóstolo Paulo aos Colossenses

VII Estudo: O Senhorio de Cristo na vida Ministerial do Apóstolo Paulo – 2ª Parte Cl 1:29-2:5.

Introdução: No estudo anterior vimos a força poderosa do senhorio de Cristo no ministério apostólico de Paulo, fazendo-o alegrar-se em meio ao sofrimento; entregar-se para o serviço e ministério pastoral, até de certa forma sacrificial, abdicando dos próprios interesses. Ou seja, ele não apenas sofre e desempenha sua mordomia, como despenseiro de Deus, mas ele também desempenha um ministério de trabalho.

Um Ministério de Trabalho Cl 1:29- 2:4.
Note Bem: para desempenhar com eficácia seu ministério de anunciar Cristo; advertir contra o erro doutrinário e moral; ensinar toda a vontade de Deus; bem como preparar todo homem para ser apresentado perante Deus, Paulo se esforçava num trabalho espiritual árduo.
1-      V.29 – “... para isto é que também me afadigo, esforçando-me o mais possível...” - Paulo estava preso, então se conclui que seu esforço, era na esfera espiritual. Ele estava falando do trabalho árduo e extenuante que muitas vezes exaure o guerreiro de oração e que ele mesmo desempenhava em favor daqueles irmãos; O que nos revela Ef 6.13 à respeito do lugar onde as verdadeiras batalhas são travadas
conhecia bem a dimensão espiritual, onde as verdadeiras batalhas são travadas, assim como as armas e estratégias a serem usadas nessas lutas – II Co 10.3-5; Ef 6.13; I Ts 5.8; Jr 1.10
2-      V 2.1 – Paulo queria que os cristãos de Colossos e Laodiceia soubessem que mesmo não os conhecendo pessoalmente, isto não impedia de travar por eles uma árdua batalha espiritual em oração.
3-      Essa luta de joelhos, na prisão de Roma, vencia as forças satânicas que avançavam contra os mal protegidos cristãos da Ásia. Combate idêntico ele já travara outrora em favor dos gálatas e coríntios, que também enfrentaram o perigo de serem enganados por um falso evangelho – Fp 1.30

Teor da Oração de Paulo pelos Colossenses
1-      V. 2 – Encorajamento para os seus corações – a palavra confortado= tem o sentido de exortar, encorajar, animar, renovar. Corações desanimados geram um pessimismo que contamina a igreja. Quando Paulo pede conforto para aqueles irmãos, na verdade ele não está falando de palavras humanas de encorajamento, mas da presença efetiva do Espírito Santo – Jo 14.16-18; 16.7,13.
2-      V.2 – “vinculados pelo amor”= Paulo enxerga a necessidade de haver uma ligação estreita entre os crentes daquela igreja. Relacionamento estreito produz unidade; unidade produz autoridade. Igreja, reino ou casa divididos resulta em fraqueza espiritual, bem como na abertura para a pulverização de heresias – Mt 12.24,25; Ef 4.3,13-16;  Fp 2.1-4; Gl 5.13-15
3-      VV. 2b e 3 – “eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento; para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos – Paulo retoma a idéia do mistério de Deus revelado aos seus santos (1.26). O mistério é Cristo morando em nós através do Espírito Santo. O V.3 traz uma grande revelação: em Cristo encontra-se a mina inesgotável de toda a sabedoria e conhecimento – Sl 119.98, 99, 100.
4-      V. 4 – Quando a sabedoria de Cristo é experimentada por nós, qual o grande benefício descrito no V.4? Paulo faz todo esse arrazoado para chamar a atenção de seus leitores, que se eles estiverem em Cristo verdadeiramente, não se deixarão enganar por raciocínios falazes – ver o que ele fala sobre os falsos mestres: Rm 16. 17,18; Co 2.8.

Um Ministério de União Fraternal – V.5
  1. Paulo traz aqui a idéia de união estreita com aqueles irmãos, embora não os conhecendo pessoalmente, havia uma unidade que não poderia deixar de ser considerada, pois o que os unia, tinha peso de eternidade; O que um relacionamento estreito produz?

  1. Pela unidade da igreja vale à pena sacrificarmos interesses pessoais como fez Paulo. Será que temos agido assim, ou somos aquela pedra de tropeço, que tem servido de rocha de escândalo e dado lugar a Satanás arremessar com fúria contra nossa comunidade? Fica a reflexão! O que é gerado pela unidade?

Textos para serem lidos durante a semana

Seg. Fp 3.1-11;                          Ter. Gl 1.6-9;                                    Qua. Ef 4.1-6;
Qui. Fp 1.27-30;                        Sex. Fp 2.1-11;                                  Sáb. Cl 2.6-15.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...