terça-feira, 5 de julho de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ III ESTUDO EM COLOSSENSES

SÉRIE DE ESTUDOS SOBRE A EPÍSTOLA DO APÓSTOLO PAULO AOS COLOSSENSES
III Estudo – Intercessão em estilo apostólico – Cl 1.9-12

INTRODUÇÃO
Vimos, nos estudos anteriores, que o apóstolo Paulo recebera pelas mãos de Epafras, um relatório inteirando-o do que estava acontecendo na Igreja de Colossos. Algumas heresias estavam sendo infiltradas naquela comunidade pelos falsos mestres. Vemos, então, a estratégia apostólica de Paulo: interceder por aqueles irmãos, naquelas áreas em que eles precisavam crescer e amadurecer, ao invés de repreendê-los.

ANALISEMOS O CONTEÚDO DESSA ORAÇÃO
1. “Que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade” (v. 9): aqui está o segredo para o crescimento espiritual. Quando todo o espaço da nossa mente for inundado pela Palavra de Deus, resistiremos a todo ensino ou vento de doutrina que não procede Dele. Ver Ef 4.14. De que forma deveriam transbordar desse conhecimento?
2.Em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (v. 9): (Rm 12.2). Sabedoria: fala da revelação divina, ao contrário das soluções intelectuais e humanas (Pv 4.11-13; 9.10-12). Entendimento espiritual: concedido pelo Espírito de Deus, leva-nos a aplicar de forma pormenorizada a revelação divina (sabedoria). Isto significa possuir a mente de Cristo (I Co 1.30,31; 2.16).

CONSEQUÊNCIAS DE SE CONHECER A VONTADE DE DEUS
(v. 10): “a fim de viverdes de modo digno do Senhor”. Como?
1. Agradando a Deus: razão de ser do homem. O homem nasce e vive para glorificar a Deus, e deleitar-se Nele para sempre (Sl 37.4; 40.8). Aqui fala de obediência à vontade de Deus, revelada em Sua Palavra (Lc 6.46).
2. “Frutificando em toda boa obra”: Paulo não está falando em boas ações como moeda de troca para os favores de Deus. Ele está falando de genuínos atos de amor, só explicados pala ação divina em nossas vidas (Mt 5.16; 7.16; Jo 15.5). Fruto é credencial de crente (Gl 5.22, 23).
3. “Crescendo no pleno conhecimento de Deus”: Paulo aqui fala de algo contínuo. Não intelectual, mas, experimental. Conhecer alguém implica em proximidade, intimidade (Os 6.3).
4. “Sendo fortalecidos com todo o poder de Deus”: fala de um enchimento, de uma plenitude do Espírito Santo na vida daqueles que O buscam sinceramente (Ef 3.16).

ESSE CRESCIMENTO NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS OCORRE EM VIRTUDE DE ALGUMAS ATITUDES
1. Perseverança: constância, característica sobrenatural daquele que verdadeiramente sabe em quem crê, e que não desiste de Deus diante das situações difíceis (Rm 5.3-5; Hb 10.36; Tg 1.3).
2. Longanimidade: aquela paciência que espera o agir de Deus, e que contrasta com a ira ou revolta diante de uma aflição ou prova (Sl 40.1; Rm 15.4; II Co 6.4).
3. Alegria: é um contentamento sobrenatural, baseado na Esperança viva que é o próprio Cristo. Paulo roga a Deus que aqueles irmãos experimentem a alegria sobrenatural que ele mesmo experimentara (Ne 8.10b; Sl 16.11; Is 61.3; Rm 12.12; Fp 4.4). Cristão não pode ser triste. “Cristão triste é um difamador de seu Senhor”. “Se a sua vida cristã não tem alegria, existe vazamento em algum lugar do seu depósito espiritual”. A oração termina no estilo apostólico, com ações de graças. A postura de ações de graças deve ser adotada por todo genuíno cristão (Sl 69.30; 92.1; 107.21; Fp 4.6,7).

APLICAÇÃO PRÁTICA
1) O que mais chamou a sua atenção nessa oração feita por Paulo?
2) O que significa transbordar do pleno conhecimento da vontade de Deus?
3) Qual a diferença entre sabedoria e entendimento espiritual?
4) Como podemos viver de modo digno do Senhor?
5) Que atitudes geram crescimento no pleno conhecimento de Deus?

TEXTOS PARA MEDITAÇÃO DURANTE A SEMANA
2ª Feira – Fp 4.4-9                          4ª Feira – Ef 5.1-21                        6ª Feira – Ef 3.14-21
3ª Feira – Fp 2.1-11                        5ª Feira – Ef 1.15-23                      Sábado – Cl 1.13-23

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...